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A importância dos indicadores na gestão da qualidade

A importância dos indicadores na gestão da qualidade
Ferramentas da Qualidade

A importância dos indicadores na gestão da qualidade

Uma das bases de empresas que prosperam é utilizar indicadores na gestão da qualidade. Isso porque os indicadores são um verdadeiro “dashboard” que ajuda a entender e ajustar o sistema de gestão e os processos da empresa.

Muitas vezes, por melhor traçada que uma estratégia seja, as empresas não conseguem executá-la. É difícil acompanhar as ações e entender se elas estão levando a empresa ao destino almejado. E os indicadores são uma espécie de bússola que mostra o caminho a seguir.

No artigo de hoje, vamos falar um pouquinho sobre a importância dos indicadores na gestão da qualidade e sobre como eles apoiam a construção de uma empresa mais forte, resiliente e focada em resultados!

Indicadores: uma questão de conformidade

Para começar, se você busca uma certificação como a ISO 9001, por exemplo, os indicadores são uma ótima forma de atender a um requisito da norma!

A ISO 9001:2015, em seu requisito “9 Avaliação de desempenho”, determina que as empresas monitorem uma série de questões importantes para o bom andamento da organização. Existem várias necessidades envolvidas em atender esse item, mas ter um bom conjunto de indicadores, sólidos e bem estruturados, é uma excelente forma de evidenciar conformidade.

Isso acontece porque os indicadores, por si só, são uma ferramenta de avaliação de desempenho. Isso somado ao fato de que eles podem ser sistemáticos e recorrentes, o que “fecha a conta” deste item e o mais importante: ajuda a emrpesa a evoluir.

Engajamento e indicadores na gestão da qualidade

Outro fator interessante a levar em consideração é que os indicadores são uma ferramenta de engajamento dos colaboradores. Isso porque segundo a ISO 10018, engajamento é o “envolvimento emocional das pessoas com o sistema de gestão de qualidade”.

Ao criarmos um bom conjunto de indicadores, criamos consciência dos objetivos e metas da empresa. Isso ajuda a comunicar os rumos tomados e as necessidades que a organização enfrenta. Os indicadores, então, são uma forma de desdobrar “o que” precisa ser feito e até mesmo “porque” precisa ser feito.

Essa comunicação apoia a gestão e facilita o envolvimento das pessoas, fazendo com que as tarefas diárias façam parte de algo maior e não sejam só mais uma rotina, não sejam só mais um dia na vida do colaborador. E isso é o “envolvimento emocional” que a 10018 prega!

Indicando melhorias continuas!

Sem dúvidas, os indicadores são uma parte central de qualquer filosofia de melhoria contínua. Tanto na gestão da qualidade como em outras metodologias, como o Seis Sigma ou o Lean Manufacturing.

Os indicadores ajudam as pessoas e empresas a focar naquilo que é importante, avaliando o desempenho dos processos e pessoas e mostrando os resultados daquilo que é executado. Dessa forma, eles ajudam a identificar oportunidades de aprimoramento e acompanhar os resultados das mudanças e inovações.

Com um sistema de gestão de indicadores claro, recorrente e sistemático, é possível manter a empresa em constante avaliação. Isso garante análises recorrentes e insights constantes, requisito fundamental para qualquer sistema de gestão e programa de melhoria continua.

Clareza e assertividade na execução

As metas presentes nos indicadores são uma espécie de alvo a ser atingido, uma metáfora bastante comum no mundo da gestão. Isso ocorre porque eles são um direcionador, uma forma de mirar nos objetivos empresariais e saber exatamente onde aplicar esforços.

Assim, um dos maiores benefícios dos indicadores na gestão da qualidade é levar mais clareza ao trabalho. Por exemplo, se o colaborador precisa priorizar atividades, aquelas que impactam nos indicadores são mais importantes e devem receber mais atenção.

Além disso, na hora de tomar decisões, o colaborador pode recorrer aos indicadores para entender como agir e que ação tomar. Resultados positivos, por exemplo, podem intensificar ações. Por outro lado, resultados negativos podem descontinuar processos ou promover melhorias. Tudo isso, é claro, sempre depois de analisar os resultados e o contexto!

O importante é entender que os indicadores ajudam a criar uma empresa focada nos objetivos organizacionais e afastar o achômetro! 😉

Indicadores na gestão da qualidade: moldando um futuro de desempenho e qualidade!

Existem centenas de outros motivos para ressaltar a importância dos indicadores na gestão da qualidade. Bem como áreas que eles afetam diretamente, como a satisfação do cliente, os níveis de competitividade, a redução de custos e até mesmo a gestão de riscos.

Porém, resumindo tudo, podemos afirmar sem demagogia que os indicadores na gestão da qualidade desempenham um papel vital para garantir que uma organização atenda aos padrões de qualidade, alcance seus objetivos e seja competitiva em seu mercado!

Eles são uma ferramenta essencial para aprimorar processos, produtos e serviços de maneira contínua e assertiva. Os indicadores são para as empresas o que, por exemplo, os equipamentos de medição são para um avião em voo.

Instrumentos como Altímetros, Velocímetros, Climb (variômetro), Horizonte Artificial, Indicador de curva (Turn and Bank) ou Inclinômetros direcionam as ações dos pilotos e copilotos. Sem esses instrumentos, eles voariam às cegas. No contexto empresarial é a mesma coisa e sem indicadores, as organizações funcionam desgovernadas e nunca conseguirão voar alto!

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