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O que é Melhoria Contínua?

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O que é Melhoria Contínua?

A melhoria contínua é uma prática estratégica e planejada que visa aumentar a eficiência dos processos e a satisfação dos clientes de forma constante. Esse conceito é fundamental para a excelência operacional e é um dos pilares da norma ISO 9001:2015. Conforme destacado na seção 10.3 (Melhoria Contínua) da norma, as organizações são exigidas a integrar a melhoria contínua em seus processos de negócios, tornando essa prática um componente permanente do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Isso garante que a empresa não apenas mantenha, mas também eleve continuamente os padrões de qualidade. Vamos ler mais sobre a melhoria contínua?

Integrando a melhoria contínua nos negócios da empresa

Para promover a melhoria contínua dentro da empresa são utilizados programas que englobam questões relacionadas à qualidade e produtividade, também chamados de Kaizen, onde a premissa é: “hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”.

Os dois programas mais conhecidos e utilizados nas empresas são:

  • CCQ: os círculos de controle da qualidade (ccq´s) promovem a melhoria contínua através de projetos elaborados por grupos de colaboradores (circulistas), onde os problemas do dia a dia são tratados e corrigidos, agregando para a empresa melhorias nas áreas de: saúde e segurança, redução de desperdícios/retrabalho, aumento de lucratividade, entre outros.

 

  • Programa 5S: a sistemática é baseada nos 5 sensos de: utilização, organização, limpeza, saúde/segurança e disciplina, onde todos os colaboradores da empresa são treinados e conscientizados sobre cada senso e são realizadas auditorias para verificar se os sensos estão sendo cumpridos, promovendo assim melhorias no ambiente de trabalho e comportamentais, auxiliando inclusive na adesão de todos os colaboradores para a cultura da qualidade.

Em todos esses programas indica-se o uso de ferramentas da qualidade, tanto para determinação das causas (diagrama de Ishikawa, 5 Porquês) quanto para elaboração do plano de ação (PDCA, 5W2H).

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O que avaliar antes de implementar um programa de melhoria contínua

  • Analise e avalie a situação atual;
  • Estabeleça os objetivos para a melhoria;
  • Pesquise sobre as ações envolvidas na implantação de cada programa (atividades, responsáveis, recursos necessários);
  • Implemente a metodologia escolhida;
  • Analise a implementação e verifique se os objetivos estão sendo alcançados.

Independentemente do programa escolhido, todos exigem persistência até que se tornem um hábito dentro da empresa. Essas ações promovem uma mudança cultural tanto na organização quanto nos colaboradores.

O processo pode ser mais rápido para uns e mais lento para outros, mas à medida que as pessoas percebem as melhorias, o processo se torna cada vez mais natural e sustentável para a empresa.

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Comentários (15)

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