Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (47) 3209-0581

Blog

O que é PALC?

No artigo de hoje, vamos falar sobre o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), além de descrever o que é a acreditação, para que serve e quais os benefícios de aplicá-lo em seu laboratório. 
Artigos

O que é PALC?

No artigo de hoje, vamos falar sobre o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), além de descrever o que é a acreditação, para que serve e quais os benefícios de aplicá-lo em seu laboratório.

O que é PALC?

O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) foi criado em 1988, para auxiliar na ampliação da Gestão da Qualidade dos laboratórios de análises clínicas, senso o maior programa latino-americano de acreditação.

A norma PALC tem como principal objetivo a criação e implantação de um sistema que proporcione a melhoria contínua dos serviços prestados pelos laboratórios.

Sendo assim, a PALC tem como foco a avaliação de todos os setores e processos internos, a fim de garantir a conformidade de todo o fluxo dos processos de acordo com as normas de qualidade.

Nesse sentido, a PALC é aplicável em laboratórios que efetuam coletas, análises de materiais, amostras e realizam pesquisas com liberação de laudos e análises clínicas.

Para que serve a PALC?

De modo geral, a PALC tem como principal objetivo a melhoria da qualidade dos serviços laboratoriais, por meio de um sistema de qualidade voltado para a melhoria contínua.

De acordo com o programa de acreditação, a melhoria contínua seria alcançada por meio da definição de procedimentos operacionais padrão (POP) e de auditorias contínuas, a fim de construir uma cultura voltada para a educação continuada voltada para o controle de qualidade.

Além disso, a norma PALC visa agregar valor aos laboratórios que realizam o programa de acreditação, promovendo o aprimoramento continuado do Sistema de Gestão de laboratórios, visando gerar maior competitividade, sustentabilidade do sistema de saúde e ganhos efetivos para a segurança do paciente.

Quais as vantagens?

A norma PALC proporciona diversos benefícios para os laboratórios clínicos. Um dos principais resultados da aplicação da PALC é o compromisso com a qualidade e com a melhoria contínua.

Além disso, o laboratório que possui acreditação transmite para os clientes maior confiabilidade e qualidade nos serviços prestados, já que garante precisão e segurança nos diagnósticos.

Outra vantagem da norma PALC é a possibilidade de medir os níveis de satisfação dos clientes, já que é possível avaliar o nível de qualidade dos serviços e dos processos internos.

Passos para a acreditação laboratorial

Para que o laboratório obtenha a acreditação, existem 03 (três) etapas básicas a cumprir, além de medidas a serem tomadas ao longo de todo o processo de acreditação.

A primeira etapa da acreditação é a realização da inscrição no processo. Assim, o laboratório deve preencher a ficha de inscrição, a qual deve conter a assinatura do responsável legal pelo laboratório.

Dessa forma, a inscrição tem validade de 01 (um) ano, e o laboratório possui esse período para solicitar a auditoria, onde devem ser preenchidas as planilhas com as informações dos serviços do laboratórios e dos setores existentes.

segunda etapa da acreditação é a realização das auditorias, que tem como principal objetivo verificar dois aspectos:

  • Conformidade dos elementos com o disposto pela norma PALC;
  • Avaliar o sistema de qualidade implementado no laboratório.

Estes aspectos são imprescindíveis para a melhoria contínua dos processos internos e atendimento ao cliente, que é um dos objetivos do sistema de gestão da qualidade.

Contudo, é importante lembrar que as auditorias devem ser realizadas com periodicidade, para verificar o funcionamento dos processos e os principais gargalos a serem solucionados, fazendo a manutenção dos processos e serviços prestados.

terceira etapa da acreditação consiste na análise e avaliação pela Comissão de Acreditação de Laboratórios Clínicos (CALC). 

Antes de tudo, é importante dizer que a comissão tem como principal função decidir se fará a concessão ou não da acreditação, avaliando os aspectos e resultados das auditorias.

Entretanto, caso o laboratório não concorde ou esteja satisfeito com a decisão da comissão, é possível impetrar recursos sobre a decisão, desde que hajam dados suficientes para embasar o recurso.

Por isso, é fundamental que o laboratório obedeça a risca cada solicitação e etapa do processo de acreditação, para não ter problemas mediante a decisão da Comissão.

Com o 8Quali você automatiza seu sistema de gestão da qualidade, solicite uma demonstração gratuita em nosso site.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Close Bitnami banner
Bitnami