Experiência do Cliente e Gestão da Qualidade: qual a relação?
A Experiência do Cliente é extremamente comum no meio de desenvolvimento de softwares e usamos muito esse termo aqui no 8Quali. Porém, na Gestão da Qualidade esse termo não é tão usado, apesar de estar sempre presente em nossas decisões. Para que fiquemos na mesma …
Item 10.3 Melhoria contínua da ISO 9001:2015 – Interpretação
O item 10.3 Melhoria contínua da ISO 9001:2015 é um dos aspectos mais importantes de toda a norma. Por meio dele, a 9001 institui a necessidade de evoluções constantes, ajuda a evitar estagnação e obsolescência. Afinal, uma organização que não melhora continuamente seu Sistema de Gestão da …
Como aumentar a eficiência empresarial com o 8Quali
Aumentar a eficiência empresarial é palavra de ordem em qualquer nicho ou área de atuação. Uma organização ineficiente tem baixa competitividade no mercado, lucros reduzidos e até mesmo gera maior insatisfação em seus clientes. Diversas falhas nos produtos e serviços, bem como não conformidades, podem …
Como o Mapeamento de Processos melhora a Gestão da Qualidade
Sem dúvidas, o Mapeamento de Processos é uma das ferramentas mais importantes da Gestão da Qualidade. Ele proporciona uma visão clara e estruturada das atividades da organização, garantindo que os colaboradores tenham visão sistêmica e, assim, que a organização assegure uma abordagem de processos eficaz. …
Importância do feedback de cliente no SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade)
Deixar de levar em consideração o feedback de cliente no SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) pode ser muito perigoso para a sobrevivência da sua empresa. Isso porque a falta de informações dessa parte interessada pode gerar uma série de problemas que afetam desde a …
Item 10.2 Não conformidade e ação corretiva da ISO 9001:2015 [interpretação]
O item 10.2 Não conformidade e ação corretiva da ISO 9001:2015 é um dos principais motores de melhoria para as empresas. Nele, por exemplo, encontraremos dispositivos que ajudam a garantir que as NCs sejam tratadas de forma estruturada, evitando reincidências e maiores prejuízos. De forma …
Facilidades ao manter a certificação ISO 9001 com o 8Quali 🚀
Todos sabemos que manter a certificação ISO 9001 é um desafio muito maior do que o próprio ato de conquistar o certificado. A primeira certificação é fruto de um processo de implementação árduo e muito bem planejado. Ela traz consigo muitas melhorias e um salto …
Como transformar dados da Qualidade em insights estratégicos
Nossas empresas coletam milhares de dados da Qualidade todos os dias, desde indicadores até registros de não conformidades e resultados de produção. Porém, apenas coletar tudo não é suficiente, mais importante que isso, é preciso transformar os dados em insights estratégicos. Isso é o essencial …
Como promover Cultura da Qualidade em equipes home office
Todos sabemos que promover Cultura da Qualidade é um grande desafio, afinal fomentar missão, visão e valores enquanto alinhamos metas e buscamos resultados requer muito foco, atenção e trabalho duro. Por outro lado, sem uma cultura forte, toda a execução dos processos e manutenção do …
Entendendo a Avaliação de desempenho da ISO 9001:2015
O item 9 Avaliação de desempenho da ISO 9001:2015 é bastante completo e fornece subsídios para que as empresas entendam sua performance e encontrem pontos de melhoria. Tudo isso, é claro, com vistas a garantir que nosso querido Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funcione …