Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (47) 3209-0581

Blog

CHA: O que é, como aplicá-la em sua instituição?

Você sabia que existem 3 pilares básicos para o desenvolvimento das pessoas e das empresas? Conheça o CHA e saiba como aplicá-lo em sua empresa!
Artigos, blog, Gestão de Competências

CHA: O que é, como aplicá-la em sua instituição?

O CHA, sigla utilizada para a expressão conhecimentos, habilidades e atitudes, tem sido muito difundido no mundo corporativo, e não é a toa.

Por si só, este conceito é à base da gestão por competências, que é um modelo de gestão voltado para o desenvolvimento dos profissionais em um nível mais completo, tendo como base a transformação digital.

Sendo assim, vamos te explicar o que é o CHA e como aplicá-la em sua organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Conceito de CHA

Primeiramente, é importante lembrar que este conceito está diretamente relacionado com a gestão de pessoas e com a gestão por competências, tendo em vista que as pessoas são o maior ativo organizacional já existente.

Sendo assim, para que as pessoas se desenvolvam, existem 03 (três) aspectos que devem ser trabalhados, sendo eles os conhecimentos, as habilidades e as atitudes, formando o CHA.

Conhecimento

O conhecimento, que é a letra “C” da sigla, está diretamente relacionado com o conhecimento que as pessoas possuem sobre um determinado tema ou área de atuação.

Na prática, este conhecimento consiste no know-how dos colaboradores, e como ele pode ser aplicado a favor do desenvolvimento da organização.

Porém, a gestão por competências acredita que por mais que os colaboradores não tenham o conhecimento, a organização pode promover o desenvolvimento deste, investindo em formações, treinamento contínuos, vivências e outros tipos de práticas.

Habilidade

A habilidade, que é a letra “H” da sigla, está relacionada com a capacidade de colocar os conhecimentos em prática, tal como solucionar problemas e situações mais complexas, gerando assim os resultados.

Sendo assim, podemos resumir a habilidade na capacidade de realizar tarefas, aplicando os conhecimentos nas atividades e trazendo resultados reais.

De modo geral, as organizações buscam profissionais que tenham uma série de habilidades, e podemos citar como as principais o planejamento, o aprendizado autônomo e a visão sistêmica, essencial para mediar e resolver conflitos.

O interessante das habilidades é que elas podem ser desenvolvidas com o tempo e com as experiências de vida, fazendo com que o profissional se torne cada vez melhor, o que influencia diretamente nos resultados pessoais e profissionais.

Atitude

E por último temos a atitude, que é a letra “A” da sigla e diz respeito à ação de colocar os itens anteriores em prática, resolvendo as situações que podem surgir no dia-a-dia.

Sendo assim, a palavra-chave deste aspecto é a ação e a proatividade de dar o primeiro passo para resolver as situações, sem esperar nenhuma ordem da alta direção ou dos parceiros de trabalho.

Assim, podemos citar como exemplos de atitudes que fortalecem e desenvolvem a organização em sua totalidade:

  • Capacidade de enfrentar desafios e se superar;
  • Trabalhar em equipe e compartilhar conhecimentos com os demais;
  • Comunicação clara e assertiva, diminuindo os ruídos na comunicação e tornando as ações muito mais eficazes.

Aqui, é possível perceber que a tríade do CHA se complementa, e que os conhecimentos sem as habilidades e sem a atitude não trazem tanto resultado quanto os três juntos.

Como aplicar em sua organização

Sabendo o que é o CHA e a sua importância para o desenvolvimento organizacional, você pode estar se perguntando: mas como eu aplico estes conceitos em minha empresa?

Primeiramente, é essencial contratar as pessoas certas, para assim desenvolver a tríade do CHA, avaliando e escolhendo os candidatos que não possuam apenas o conhecimento, mas sim as habilidades e a vontade de agir e aprender.

Além disso, a empresa deve favorecer o trabalho em equipe por meio de um clima organizacional positivo, onde a equipe está disponível para aprender e ajudar o próximo, complementando as habilidades e conhecimentos do outro.

Ou seja, é necessário que a empresa tire o foco de si mesma e passe a focar no desenvolvimento da equipe, para assim ter os melhores resultados.

Também é importante que você esteja disponível para dar os feedbacks da maneira correta e mensurar os resultados, verificando onde estão os pontos fortes e fracos da sua equipe e oferecendo total apoio no desenvolvimento das pessoas.

Benefícios de aplicar o CHA

Aplicar o CHA em sua empresa pode elevar o seu negócio e as pessoas a um nível de competitividade incrível, principalmente por desenvolver a equipe como um todo e não somente uma pessoa.

Além disso, a aplicação desses conceitos lhe concederá uma visão muito mais estratégica do seu negócio e da equipe, já que o ponto-chave do CHA é o aperfeiçoamento dos conhecimentos e habilidades das pessoas.

Outra vantagem de utilizar o CHA em sua empresa é a possibilidade de ter um melhor planejamento dos cargos e carreiras, tal como uma melhor tomada de decisão no que se trata do desenvolvimento e gestão de pessoas.

Com o 8Quali você automatiza o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Solicite uma demonstração gratuita em nosso site.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine Nossa Newsletter

×
Close Bitnami banner
Bitnami