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Como definir um sistema de gestão de riscos para sua empresa?

Você sabe o que é a Gestão de Riscos e como aplicá-la de maneira efetiva em sua organização? Clique aqui e saiba mais sobre o tema!
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Como definir um sistema de gestão de riscos para sua empresa?

Uma organização de sucesso é aquela que compreende que os riscos existem, e que eles devem ser gerenciados de maneira estratégica, como qualquer outro ponto de impacto da organização.

De fato, toda e qualquer empresa está exposta aos riscos. Porém, o que diferencia as empresas de sucesso é a maneira com a qual estes riscos são gerenciados e tratados.

Sendo assim, falaremos a seguir sobre o que é a Gestão de Riscos e como escolher um bom sistema para te auxiliar na tomada de decisão e nas auditorias.

O que é a Gestão de Riscos?

Conceitualmente, a Gestão de Riscos é um conjunto de ações estratégicas voltadas para o equilíbrio entre os objetivos organizacionais e as metas estabelecidas, considerando os riscos que elas proporcionam para o planejamento e execução.

Ou seja: o gerenciamento de riscos consiste em analisar os pontos de impacto das ações e criar estratégias para amenizar os impactos, ou ainda, eliminar os riscos.

Nesse sentido, uma boa gestão de riscos é aquela que garante que os tomadores de decisão tenham uma visão muito mais completa e racional da organização, tal como dos pontos que influenciam na realização dos objetivos organizacionais.

Inclusive, tamanha a importância da Gestão de Riscos para as organizações que existe uma norma internacional específica para o tema, que é a norma ISO 31000.

Sendo assim, a norma pode ser aplicada tanto em empresas públicas quanto privadas que desejem realizar a gestão, aplicando ações e estratégias de análise e avaliação de riscos, planejamento, operações e melhoria dos processos organizacionais.

Sabendo o que seria esse tipo de Gestão, falaremos sobre os pontos importantes que você deve considerar ao escolher um sistema de Gestão de Riscos.

Pontos importantes que você deve considerar ao escolher um sistema de Gestão de Riscos

Para escolher um bom sistema de gestão, é essencial considerar alguns pontos de impacto dentro do ambiente organizacional, como por exemplo, a comunicação, a segurança das informações, facilidade no uso da ferramenta e o atendimento aos parâmetros das normas.

A seguir, falaremos um pouco sobre cada um desses pontos e como eles podem impactar na sua organização.

Comunicação com a equipe

Um dos pontos que devem ser considerados em qualquer que seja a mudança organizacional é a comunicação com a equipe.

Assim, é importante destacar que uma equipe que possui a comunicação clara e direta, e sabe os reais motivos das mudanças e de aplicações de novas tecnologias é muito mais engajada, o que torna o processo muito mais tranquilo.

Por isso, um bom sistema de gestão é aquele onde a comunicação entre os setores organizacionais é favorecido, principalmente no que se trata de controle de notificações, prazos e responsáveis, tal como reuniões e pendências a serem resolvidas.

Sendo assim, é essencial verificar se o sistema possibilita a troca de informações e o acompanhamento das atividades organizacionais por todos, diminuindo assim o ruído nas comunicações e nos processos.

Segurança da informação

Outro ponto de impacto que deve ser considerado aqui é a segurança da informação, tanto da organização quanto dos clientes.

Sendo assim, um dos pontos mais importantes no momento de escolher um bom sistema de gestão é verificar como se dá a segurança de dados, se por meio de senhas, backups online e até mesmo se o sistema conta com uma boa criptografia.

Por isso, é importante lembrar que todo o cuidado é pouco quando falamos de informações e de segurança, pois elas são um dos ativos mais caros das organizações atuais.

Sistema responsivo e fácil de usar

Outro ponto muito importante no momento de escolher um sistema de gestão de riscos é a facilidade no uso, tal como a simplicidade e conforto visual que ele traz.

Assim, devemos frisar que um bom sistema não é aquele que é complexo, mas sim que seja usável facilmente entendido por todos e que seja bastante intuitivo, facilitando o dia a dia dos colaboradores.

Atendimento aos parâmetros da auditoria

E claro, não podemos deixar de lado a questão das auditorias e de como o sistema de Gestão de Riscos vai te ajudar no momento em que a auditoria é marcada.

Assim, devemos frisar que quanto mais alinhado com as auditorias e com os seus parâmetros, melhor será o seu processo de gestão, e pensando nisso, nós do 8Quali criamos um módulo específico para a Gestão de Riscos.

8Quali e Gestão de Riscos

Um dos maiores objetivos do módulo de Gestão de Riscos do 8Quali é garantir que haja a plena comunicação para toda a empresa, gerando assim as melhorias nos processos e evitando as não conformidades.

Sendo assim, o módulo consta com um design intuitivo e prático, além de formulários com campos customizáveis, a fim de garantir uma avaliação completa e personalizada para a sua organização.

Outro ponto de grande impacto é o cadastro das informações fundamentais de cada risco, onde você descreve o que ele é, como ele impacta a organização e como ele pode ser sanado.

Além disso, o módulo consta com outras funcionalidades, como por exemplo:

  • Classificação da probabilidade do risco acontecer, considerando o impacto que ele tem na sua organização;
  • Vinculação de documentos cadastrados no software para a etapa de mitigação de riscos;
  • Vinculação das ocorrências de não conformidades na matriz de riscos, facilitando a avaliação;
  • Adaptação e personalização dos formulários de riscos.

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