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Conheça o papel da liderança na gestão da qualidade!

Conheça o papel da liderança na gestão da qualidade!
Gestão de Competências

Conheça o papel da liderança na gestão da qualidade!

O papel da liderança na gestão da qualidade nem sempre recebe a atenção que deveria. Isso porque assuntos como a falta de engajamento, a dificuldade para conseguir recursos ou as complicações das auditorias têm sempre mais urgência nas pautas e debates.

É claro que esses problemas não são, exclusivamente, causados por fatores relacionados à liderança, mas boa parte deles poderia ser trabalhada nos líderes (e por eles), o que traria grandes avanços para as empresas.

Pense comigo: como ter uma equipe engajada com líderes que NÃO se engajam? Como disponibilizar verba para a qualidade se os líderes não sabem como gastá-la? Como tranquilizar as pessoas se nem mesmo a liderança sabe lidar com as auditorias?

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar um pouquinho sobre o papel da liderança na gestão da qualidade. Espero que até o final deste artigo você consiga insights valiosos sobre como melhorar as lideranças da sua empresa e, assim, a qualidade como um todo! Vamos lá?

Liderança pelo exemplo é igual a mais engajamento!

As equipes costumam se espelhar nas lideranças que têm, isso é um fato comprovado. Assim, ter lideranças que estão verdadeiramente engajadas na qualidade é básico para conseguir o engajamento dos colaboradores.

Isso acontece por diversos fatores, mas basicamente somos bons em replicar comportamentos. Assim, ao ver um líder tratar suas NCs, por exemplo, o colaborador tende a fazer o mesmo, quase que por associação.

Da mesma forma, quando as lideranças atuam fortemente na qualidade, as pessoas entendem que ela é um fator crucial para a empresa e para fazer um bom trabalho. Ao entender que qualidade é importante, as pessoas tendem a dar mais atenção a ela.

Além disso, como as pessoas estão sempre em busca de promoções e crescimento, vão focar naquilo que entendem que a empresa valoriza e reconhece! Se elas veem que os líderes valorizam a qualidade, entendem que qualidade é importante e focam nela para crescer!

Orientação e treinamento geram mais apoio e responsabilidade

O que acontece quando você tem um problema que não consegue resolver? Muito provavelmente você busca ajuda de outras pessoas. Assim, quando o colaborador não sabe como agir em determinada situação, ele tem duas opções: buscar informações nos procedimentos da empresa ou procurar alguém que possa ajudá-lo.

Neste contexto, o papel da liderança na gestão da qualidade se sobressai. As pessoas geralmente buscam seus líderes para ajudá-las a resolver os problemas.

O que acontece se, por exemplo, um colaborador busca ajuda para tratar uma não conformidades e seu líder trata o assunto com desdém? O colaborador vai entender que tratar NCs não é importante e vai deixá-las de lado.

Assim, cabe aos líderes prestar suporte e treinamento para as pessoas. São eles, no final das contas, os responsáveis por levar o sistema de gestão da qualidade “pra frente”!

Vale dizer, é claro, que a liderança nem sempre sabe de tudo, assim, em alguns casos, o simples fato de o gestor direcionar o colaborador para um treinamento já faz toda a diferença. O importante é ter uma liderança engajada e comprometida com as pessoas e com a qualidade.

Promoção da melhoria continua: enxergando mais além

Sabemos que a melhoria contínua é fator fundamental na qualidade. Além disso, mesmo que moldemos todos os nossos sistemas para promovê-la, nem sempre é fácil fazer com que ela aconteça. Isso ocorre por diversos fatores:

  • Resistências a mudanças;
  • Dificuldades em implementar novas ações;
  • Planos de melhorias pouco ou nada efetivos;
  • Redução de custos e recursos;
  • Complicações externas (vide Covid);
  • Alterações que pioram as coisas ao invés de melhorar;
  • Entre diversos outros fatores.

Assim, frente a todas essas dificuldades, o papel da liderança na gestão da qualidade e na promoção da melhoria contínua é fundamental. O bom líder carrega nas costas a visão sistêmica. Ele entende como uma NC ou Riscos impactam no resultado final da empresa. Por isso, ele enxerga o processo de forma mais ajustada e contínua.

O líder, muitas vezes, enxerga melhorias ou falhas que os colaboradores não conseguem encontrar no dia a dia. Mesmo que o colaborador seja muito bem treinado e esteja bem-intencionado, às vezes é difícil ver os problemas do dia a dia. A boa liderança precisa ir além e enxergar isso, apoiando as pessoas a melhorar e evoluir a si mesmas e aos processos!

Liderança na gestão da qualidade: fortalecendo pessoas, aumentando resultados!

Não há outro caminho, sem lideranças fortes a qualidade vai deixar a desejar! Isso porque os colaboradores buscam em seus líderes apoio e soluções para os desafios que encontram. E quando esses líderes demonstram interesse e comprometimento em resolver esses desafios, os colaboradores se sentem amparados e encorajados a fazer o mesmo.

Assim, o suporte da liderança é crucial para garantir que as práticas da gestão da qualidade sejam implementadas de maneira eficaz em qualquer que seja o nível da organização. A qualidade começa de cima, e isso significa que ela tem que vir das lideranças!

Igualmente, para ter boas lideranças é preciso reconhecer que os líderes também enfrentam desafios diários e que pode ser difícil conciliar todas as demandas. Por isso, investir no desenvolvimento das habilidades de liderança na gestão da qualidade é um investimento estratégico que atrai resultados. Líderes capacitados serão capazes de inspirar suas equipes, superar desafios, promover a melhoria contínua e alcançar patamares impressionantes para sua empresa!

Portanto, é fundamental creditar o papel da liderança na gestão da qualidade. Capacitar os líderes, fornecer suporte e incentivar sua dedicação à qualidade são ações essenciais para o sucesso de qualquer organização.

Líderes comprometidos e bem preparados têm o poder de transformar a cultura organizacional, o comportamento dos colaboradores e apoiar a busca pela excelência. Ao investir na capacitação da liderança, estamos construindo uma base sólida para o sucesso contínuo da empresa e para a melhoria constante da qualidade. A consequência: mais resultado, lucros e melhorias para todas as partes interessadas! 😉

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