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As 7 ferramentas da qualidade e por que utilizar? 

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As 7 ferramentas da qualidade e por que utilizar? 

As sete ferramentas da qualidade, criadas por Kaoru Ishikawa na década de 1950, são técnicas fundamentais para o controle e a melhoria contínua dos processos. Ishikawa, um renomado especialista japonês em qualidade, acreditava que 95% dos problemas enfrentados pelas organizações poderiam ser resolvidos com o uso dessas ferramentas.

Por Que Utilizar as Ferramentas da Qualidade?

Para Ishikawa, essas ferramentas são essenciais porque ajudam a definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas organizacionais. Elas foram implementadas em grandes empresas ao redor do mundo desde os anos 1950, sendo aplicáveis a todos os níveis hierárquicos, desde gerentes até operadores.

As Sete ferramentas da qualidade:

Fluxograma: é uma representação gráfica de um determinado processo, mostrando todas as etapas sequenciais se relacionando. Esta ferramenta facilita a compreensão e análise do fluxo de atividades, identificando possíveis pontos de melhoria.

Diagrama de Ishikawa: conhecido como diagrama de espinha-de-peixe tem como objetivo de explorar todas as possíveis causas de um determinado problema específico ou condição, ou seja, representar a relação entre efeito e todas as possíveis causas que pode contribuir com esse efeito. Esta ferramenta ajuda a identificar e categorizar as causas raízes dos problemas.

Folha de Verificação: é uma lista de itens ou formulários planejados usados para coletar dados de um determinado processo, verificando se determinado item ocorreu ou não ocorrências. Esta ferramenta simplifica a coleta e a análise de dados, garantindo consistência e precisão.

Diagrama de Pareto: recurso gráfico no formato de barra usando critérios de medição ele identifica os problemas mais importantes. Esta ferramenta ajuda a priorizar esforços de melhoria, focando nos problemas que terão maior impacto.

Histograma: recurso de gráfico no formato de barra que mostra a distribuição de dados. Esta ferramenta permite visualizar a variabilidade e a tendência central dos dados, facilitando a análise estatística.

Diagrama de Dispersão: recurso gráfico que mostra a relação de causa e efeito entre duas ou mais variáveis, ou seja, quando alterar uma variável ele mostra o que acontece com as outras. Esta ferramenta ajuda a identificar padrões e relações de causa e efeito entre variáveis.

 Controle Estatístico de Processo (CEP): recurso gráfico usado para acompanhar processos, cujo objetivo é detectar variações indesejadas em um processo. Esta ferramenta garante que o processo permaneça sob controle e dentro dos limites especificados, melhorando a consistência e a qualidade.

 

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Comentários (2)

  1. Você sabe o que é Histograma? - 8IDEA
    7 de janeiro de 2019 at 14:50

    […] uma das 7 Ferramentas da Qualidade, o Histograma, também conhecido como Gráfico de Distribuição de Frequências, é uma […]

  2. Interpretando o Diagrama de Dispersão - 8IDEA
    7 de janeiro de 2019 at 15:13

    […] uma das 7 Ferramentas da Qualidade, o Diagrama de Dispersão, também conhecido como Gráfico de Dispersão ou de Correlação, é […]

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