As 7 ferramentas da qualidade e por que utilizar?

As 7 ferramentas da qualidade e por que utilizar?
As 7 das ferramentas da qualidade foram criadas por Kaoru Ishikawa na década de 50, japonês considerado um dos maiores defensores do controle da qualidade.
Por que utilizar?
Para Kaoru 95% dos problemas enfrentados pelas organizações podem ser resolvidos utilizando estas ferramentas, pois elas são técnicas que ajudam definir, mensurar e analisar e propor soluções.
Estas ferramentas começaram a ser utilizadas no início da década de 50 em grandes empresas de todo o mundo, atingindo diferentes funcionários de todos os níveis, desde gerentes até operadores.
As Sete ferramentas da qualidade:
Fluxograma: é uma representação gráfica de um determinado processo, mostrando todas as etapas sequenciais se relacionando.
Diagrama de Ishikawa: conhecido como diagrama de espinha-de-peixe tem como objetivo de explorar todas as possíveis causas de um determinado problema específico ou condição, ou seja, representar a relação entre efeito e todas as possíveis causas que pode contribuir com esse efeito.
Folha de Verificação: é uma lista de itens ou formulários planejados usados para coletar dados de um determinado processo, verificando se determinado item ocorreu ou não ocorrências.
Diagrama de Pareto: recurso gráfico no formato de barra usando critérios de medição ele identifica os problemas mais importantes
Histograma: recurso de gráfico no formato de barra que mostra a distribuição de dados.
Diagrama de Dispersão: recurso gráfico que mostra a relação de causa e efeito entre duas ou mais variáveis, ou seja, quando alterar uma variável ele mostra o que acontece com as outras.
Controle Estatístico de Processo (CEP): recurso gráfico usado para acompanhar processos, cujo objetivo é detectar variações indesejadas em um processo.
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