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3 maiores desafios da Gestão da Qualidade moderna – e suas soluções.

3 maiores desafios da Gestão da Qualidade moderna – e suas soluções!
Cultura e Engajamento, Qualidade

3 maiores desafios da Gestão da Qualidade moderna – e suas soluções.

Todos os dias sentimos na pele os desafios da Gestão da Qualidade contemporânea. São fatores que nos atrapalham e incomodam o tempo todo. Mesmo porque, implementar e manter um SGQ eficaz não é tarefa fácil.

Um bom sistema de gestão da qualidade requer atenção, esforço e muito comprometimento! Além disso, essas dificuldades podem criar ainda mais ansiedade nas pessoas, pois sabemos que a gestão da qualidade é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade das nossas empresas.

Por isso, hoje, resolvemos falar um pouquinho sobre esse assunto, elencando os maiores desafios que enfrentamos atualmente. Nosso objetivo é dar alguns insights de como resolvê-los e mostrar que você não está sozinho (ou sozinha) nessa jornada.

Nesta lista, procuramos também selecionar desafios que acabam impactando o sistema na totalidade. Com isso, esperamos ajudar você a conseguir superar esses desafios e dificuldades, buscando alcançar resultados incríveis! Vamos lá?

1º: Recursos cada vez mais limitados

Sabemos que o mercado como um todo tem evoluído a níveis inimagináveis. O surgimento de novas empresas, maiores exigências dos clientes e a constante necessidade de inovação fazem com que os recursos empresariais precisem sem divididos entre várias frentes, tornando-se cada vez mais escassos.

Por outro lado, a implementação de sistemas de gestão da qualidade bem estruturados e eficazes muitas vezes requer investimentos, seja em termos de tempo, dinheiro ou, principalmente, recursos humanos. Assim, mesmo empresas de grande porte, com maior capacidade de recursos e investimento, podem acabar tendo dificuldades em alocar os recursos necessários.

Para contornar essas dificuldades, o P do PDCA nunca foi tão essencial! Primeiro, precisamos garantir o melhor Planejamento de recursos possível. Assim, desenvolva um plano detalhado para a alocação eficiente dos recursos disponíveis (mesmo que escassos). Além disso, sempre dê prioridade para iniciativas de alto impacto, concentrando-se nas áreas onde a melhoria trará os maiores melhorias e resultados.

Por fim, uma dica um pouco contraintuitiva. Às vezes, vale a pena contratar um consultor externo. Pode parecer estranho, uma vez que seria “um custo a mais”, porém, um consultor pode ajudar a encurtar caminhos e evitar aplicar recursos em áreas desnecessárias. Além disso, ele pode ajudar a evitar erros, bem como ser contratado apenas em momentos críticos, dispensando uma contratação de longo prazo. Assim, o “caro pode sair muito barato”!

2º: Dificuldades para engajar pessoas

Toda e qualquer ação do SGQ vai envolver e até mesmo depender do engajamento das pessoas. Sem colaboradores engajados, as iniciativas de melhoria serão mais difíceis, mais caras, bem como provavelmente terão menores resultados.

Conseguir engajamento, por si só, já é uma tarefa difícil geralmente. Porém, com o aumento da rotatividade (problema que vem crescendo cada vez mais), essa tarefa tem se tornado mais árdua e cansativa. Assim, os problemas de engajamento tem sido um grande vilão do SGQ e das empresas na totalidade.

Superar esse desafio requer trabalho constante e muitas ações de reforço ao SGQ. Além disso, garantir incentivos e reconhecimentos aos colaboradores que se destacam na qualidade pode ajudar muito.

Também é vital envolver os funcionários no processo de desenvolvimento e implementação do SGQ, garantindo que eles estejam presentes em todas as etapas, sendo parte integrante do sistema, e não apenas algo que eles têm de cumprir. Para reforçar este item, é importante fornecer feedbacks constantes e treinamentos, ajudando os colaboradores a compreender o sistema e sua participação vital nele.

3º: A conhecida resistência à mudanças 

A resistência a mudanças é um fator que afeta principalmente empresas com mais tempo de vida e, em partes, pode ser uma consequência do desengajamento. Porém, mesmo colaboradores engajados, que executam corretamente todas as rotinas da qualidade, podem sofrer com esse desafio.

Dentre os desafios da Gestão da Qualidade citados aqui, ele pode ser o mais negativo, pois impossibilita mudanças nos sistemas. Bem como, a rápida evolução do contexto de mercado e das tecnologias que surgem constantemente pode dificultar para as empresas manterem seus sistemas de gestão da qualidade atualizados e eficazes.

Para superar esse desafio e garantir que sua empresa consiga se tornar adaptável, precisamos criar SGQ’s mais fluidos e menos burocráticos, o que requer uma gestão de documentos simples e ágil!

Além disso, ações voltadas a incentivar uma cultura mais forte e flexível são muito bem-vindas. Bem como, é preciso compreender que certo nível de tolerância aos erros será necessário, o que também precisa estar muito ajustado à gestão de riscos e oportunidades (o também chamado “apetite ao risco”)!

Desafios da Gestão da Qualidade: fator comum

Como dito, esses três desafios podem impactar o sistema como um todo, bem como atuar sobre eles também pode eliminar diversos outros problemas correlatos ou derivados deles. Porém, também vale dizer que há um fator que perpassa todos eles, uma espécie de “liga” que os reúne e ajuda a manter esses desafios da Gestão da Qualidade inalterados.

Esse problema é a descentralização de informações. Esse fator gera um aumento expressivo na quantidade de atividades manuais e muita dificuldade para localizar dados e atuar em ações de melhoria, o resultado é um aumento absurdo no desengajamento das pessoas.

Além disso, a falta de informações dificulta a análise do sistema, o que torna complexo alocar recursos do jeito certo, fazendo com que desperdícios acabem sendo maiores do que os resultados das melhorias. Tudo isso, é claro, colabora para a manutenção inalterada do sistema, dificultando o envolvimento em novas ações, ou seja, causando resistência a mudanças! Por isso, contar com uma boa ferramenta centralizadora é essencial.

A melhor forma de não sofrer com esse problema é contar com o Software de Gestão da Qualidade 8Quali. Isso não só garante maiores níveis de automatização como também padroniza e ajuda a manter a conformidade dos processos! Então, entre em contato conosco para saber como podemos revolucionar sua gestão da qualidade! Clique no botão abaixo:

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Desafios são superáveis e Gestão da Qualidade NÃO é opcional!

A gestão da qualidade é essencial para a competitividade e sustentabilidade de nossas empresas. E muito embora haja vários desafios na implementação e manutenção de um SGQ, estratégias eficazes e uma abordagem proativa podem ajudar não só a superá-los, como também transformar dificuldades em grandes vantagens competitivas.

Portanto, ao nos depararmos com esses desafios, precisamos começar a enxergá-los de forma diferente, como uma oportunidade tanto para nossas empresas quanto para nós profissionais. Para as empresas, superar esses desafios significa reduzir custos, eliminar burocracia e garantir maior produtividades e satisfação para os clientes. Para nós profissionais, superá-los corresponde a se desenvolver, aumentar nosso conhecimento e repertório, bem como desenvolver resiliência para desafios cada vez maiores.

Quando tudo isso acontece, alcançamos o mais importante dos objetivos da qualidade, uma empresa em que a relação ganha-ganha acontece de verdade e todas as partes interessadas são beneficiadas. Agora, cabe a você implementar ações, garantindo que esses desafios ficarão para trás e que a melhoria contínua seja impar na sua empresa!

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