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Dicas para engajar colaboradores na qualidade em 2024

Dicas para engajar colaboradores na qualidade em 2024
Cultura e Engajamento

Dicas para engajar colaboradores na qualidade em 2024

Engajar os colaboradores de outros setores com a qualidade é sem dúvidas o maior desafio das empresas. Muitas vezes, as pessoas não veem significado em executar seu trabalho em conjunto com rotinas da qualidade, o que causa não conformidades e baixa produtividade.

Por isso, ano após ano, muitos profissionais dedicam tempo e esforços para conscientizar a força de trabalho, fazendo com que as rotinas da qualidade sejam cumpridas e, assim, a empresa tenha melhores resultados. A Semana da Qualidade, por exemplo, é um grande exemplo de ação de engajamento que vem crescendo muito no Brasil.

No artigo de hoje, vamos relembrar alguns aspectos importantes sobre como engajar colaboradores na qualidade. Vale a pena repensar esses pontos agora, no início do ano, para reforçar conceitos e trabalhar conscientização. Os primeiros meses do ano são um período importante, pois tendem a ser naturalmente um momento de reflexão e planejamento, o que deixa as pessoas mais abertas e receptivas.

Engajar colaboradores na qualidade pressupõe se comunicar corretamente

A comunicação nem sempre é foco de atenção nas empresas, em muitos casos ela apenas acontece. Se por um lado isso facilita o dia a dia e pode trazer agilidade aos processos, por outro aumenta o risco de enganos e até mesmo desentendimentos entre as pessoas.

Por isso, começar o ano reforçando princípios e diretrizes de comunicação é fundamental. Aqui, vale a pena trabalhar de forma focada, reforçando termos e conceitos da qualidade, por exemplo, como também de forma mais ampla, apoiando a comunicação como um todo.

Vale lembrar que quanto mais amplo for esse “apoio”, mais difícil será trabalhá-lo. Repassar termos e conceitos pode ser bastante simples, porém trabalhar diretrizes de comunicação de forma prática pode ser muito desafiador. A única certeza é que isso vai valer muito a pena no curto e médio prazos.

Não existe engajamento sem reconhecimento!

Na psicologia, existem estudos que mostram que os seres humanos tendem a repetir comportamentos que são bem-vistos ou recompensados. Basicamente, vamos intensificar aquilo que nos traz recompensas e eliminar aquilo que passa batido.

Então, o que acontece se aquele colaborador que sempre propõe melhorias e executa corretamente as rotinas da qualidade “passa batido”? Lentamente, ele irá começar a não mais dar valor a essas ações. Da mesma forma, se um colaborador não está executando as rotinas da qualidade, mas, quando o faz, recebe algum tipo de incentivo, ele tenderá a repetir essa ação.

Isso significa que um programa de incentivos e reconhecimento é muito bem-vindo. Não estou falando apenas de retorno financeiro, brindes ou algo equivalente, mas de um verdadeiro plano de reconhecimento. Algo que mostre para as pessoas como a qualidade é importante, o quanto ela traz resultados e ajuda a empresa na totalidade.

Falta de Autonomia pode gerar desengajamento na qualidade

Seja em qual for o contexto da sua empresa, alguns colaboradores estarão dispostos e felizes em tentar melhorar as coisas. O problema é que, às vezes, esses colaboradores são barrados pela falta de autonomia. Eles não sabem, por exemplo, como propor uma melhoria.

Quando isso acontece, o colaborador entende que não é “bem-vindo” no sistema de gestão da qualidade (SGQ), que melhorar as coisas não faz parte da sua função. Esse é o pior cenário, pois tende a criar cada vez mais comodismo e estagnação na empresa.

Em alguns casos, esse sentimento pode ser ainda pior. Imagine que mesmo com dificuldades o colaborador consiga propor uma mudança, que ele abra uma não conformidade, por exemplo. Muitas vezes, o colaborador não tem retorno da sua solicitação e não vê nada sendo feito (mesmo que a NC esteja sendo tratada). Assim, reforçamos que suas atividades ou esforços relacionados à melhoria não são importantes, ou seja, que ele não precisa se engajar na qualidade.

Por isso, vale a pena reavaliar se as pessoas têm autonomia para executar o que queremos delas. Se elas realmente conseguem propor, acompanhar e até mesmo trabalhar nas ações do SGQ. Afinal, se falharmos aqui, não adiantará acertar em outros pontos, é como se isso fosse a porta de entrada para o engajamento e para a qualidade na empresa.

Qualidade, Propósito e Significado

Simon Sinek, autor referência em empreendedorismo, tornou-se mundialmente conhecido por pregar que todas as atividades de uma empresa precisam “começar pelo porquê”. Isso significa, em palavras simples, que antes de executar qualquer coisa, precisamos entender os motivos para fazer isso.

E aqui, infelizmente, muitas vezes falhamos quando o assunto é qualidade.

Na correria do dia a dia, na sobrecarga de tarefas e no afã das metas, nos esquecemos de explicar porque os procedimentos existem… Não colocamos em pauta as necessidades do cliente e até mesmo esquecemos que a Qualidade não é um fim, mas um meio.

Quando isso acontece, o colaborador simplesmente não vê sentido em abrir ou tratar uma NC, por exemplo. Afinal, as pessoas nem sempre conectam a tarefa ao resultado, é aqui que surge a burocracia! Por isso, como missão mais importante, é preciso usar esse período para mostrar como a qualidade ajuda realmente as pessoas (partes interessadas). Por exemplo:

  • Ao invés de falar sobre como a tratativa de não conformidades é necessária, mostre como um caso em específico melhorou o trabalho das pessoas;
  • No lugar de dizer que é preciso ter mentalidade de riscos, mostre como algumas ações reduziram os acidentes de trabalho;
  • Ao invés de exigir o cumprimento dos procedimentos, mostre como eles atuam para entregar mais conformidade para os clientes.

Quando colocamos os “porquês” antes dos “comos”, tudo fica mais claro. Bem como, as rotinas da qualidade começam a fazer sentido para as pessoas, que não mais as enxergarão como “um algo a mais”, mas como uma etapa importante de seu trabalho e dia a dia.

Lembre-se: engajar colaboradores na qualidade é um trabalho diário

Por fim, acredito que valha a pena relembrar que engajamento se trabalha durante o ano todo. Por mais que tenhamos ações maiores e momentos específicos, o engajamento se constrói no dia a dia e, inclusive, na liderança pelo exemplo.

Cada pequena e grande conquista, cada momento e cada melhoria executadas vão, pouco a pouco, transformando sua empresa em um lugar melhor para todas as partes interessadas. Seja criando processos mais fortes e conformes ou trabalhando para reduzir retrabalho e desperdícios.

Assim como um jardim exuberante e saudável, o engajamento requer cuidados constantes e atenção diária. Cada dia é como regar as plantas, tirar as ervas daninhas e garantir que o solo esteja fértil. Mesmo que haja momentos de poda mais intensa ou adubação especial, é a dedicação diária que faz com que as flores desabrochem, as folhas cresçam mais fortes e o jardim se transforme em um lugar frutífero, encantador para todos os visitantes.

Portanto, cada pequeno gesto, cada ação para melhorar, cada comunicação assertiva contribui para essa transformação gradual, tornando o ambiente de operação dos processos uma verdadeira máquina de engajamento, e resultados!

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