Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

Software para Gestão de Riscos Organizacionais: benefícios, facilidades e resultados🚀

Software para Gestão de Riscos Organizacionais benefícios, facilidades e resultados!
Gestão de Riscos

Software para Gestão de Riscos Organizacionais: benefícios, facilidades e resultados🚀

Sabemos que contratar um Software para Gestão de Riscos Organizacionais nem sempre é uma opção considerada pelas empresas. Na maior parte das vezes, o argumento é o fator financeiro e a dificuldade de conseguir verba. Porém, o que muitos profissionais podem considerar um custo é, na verdade, um investimento sem igual!

Afinal, se os riscos não forem corretamente gerenciados, as empresas podem sofrer com diversos problemas. Alguns riscos podem levar a danos à reputação, outros podem trazer perdas financeiras muito graves, até irreparáveis. Alguns riscos podem até mesmo interromper a produção, causar danos à saúde das pessoas (segurança ocupacional) e, em alguns casos, resultar em multas, penalidades e sanções.

Ou seja, a única certeza e consenso é que uma má gestão de riscos pode ocasionar graves prejuízos para a organização. Ela pode comprometer significativamente a estabilidade, a sustentabilidade e o sucesso da sua empresa, corrompendo processos, pessoas, lucros e reputação. Por isso, contar com boas ferramentas para identificar, analisar, monitorar e tratar seus riscos é fundamental.

No nosso artigo de hoje, falaremos sobre os principais benefícios de um Software para Gestão de Riscos Organizacionais. Buscamos centralizar aquilo de mais importante e que mais vai fazer da sua gestão um sucesso, agrupando os maiores benefícios e mostrando como eles podem ajudar sua organização a ter mais resultados positivos! Vamos lá? 😁

1 – Centralizando informações e demonstrando conformidade

O primeiro aspecto, e que sozinho já valeria muito a pena, é a centralização dos dados e da gestão em uma única ferramenta, em um único repositório. Afinal, um software de gestão de riscos permite a centralização de todos os dados relacionados aos riscos em um único sistema.

Isso facilita muito o acesso, a atualização e a análise das informações, garantindo que todos os colaboradores tenham uma visão clara, global e atualizada dos riscos. Assim, além dos ganhos de visão sistêmica, alguns outros aspectos são extremamente facilitados:

  • Histórico e rastreabilidade: com um software, manter um histórico detalhado de todos os riscos identificados e sua tratativa acontece automaticamente. A partir do momento em que as pessoas tratam o risco na ferramenta, tudo fica salvo e passível de consulta a qualquer momento. Isso facilita não só o aprendizado organizacional, como serve de impulso para a melhoria contínua;
  • Auditorias e conformidade: sabemos que as auditorias são um momento sensível para a organização e que elas geram tensão. Porém, com um software centralizador, é muito mais fácil encontrar informações e demonstrar conformidade. A rastreabilidade (citada no item anterior) é um dos principais fatores analisados em uma audição, e o software garante que tudo que for executado na gestão de riscos esteja registrado e rastreável, reduzindo o risco de não conformidades no processo e, igualmente, de não conseguirmos demonstrar alguma informação durante as entrevistas.

2 – Automatizando processos e gerando praticidade

Apesar de a auditoria ser importante, o dia a dia dos colaboradores é muito mais essencial para a empresa, não é mesmo? Por isso, além dos benefícios de centralização e armazenamento de informações, precisamos entender como um Software para Gestão de Riscos Organizacionais facilita a rotina das pessoas.

Essa ferramenta tem o poder de automatizar processos manuais, fornecendo recursos para identificar, avaliar e monitorar os riscos com muito mais praticidade. Isso não só reduz a carga de trabalho e minimiza erros humanos, como permite que a equipe se concentre em tarefas mais estratégicas. Além disso, dois outros aspectos podem ser ressaltados:

  • Comunicação e colaboração entre setores: um bom Software para Gestão de Riscos Organizacionais possui funcionalidades que melhoram a comunicação do processo, garantindo que ela acontece de forma mais fluida e natural (as notificações por e-mail são um bom exemplo disso). Além disso, o sistema facilita a colaboração entre os membros da equipe, pois é possível que várias pessoas trabalhem em um mesmo risco sem perder informações e sendo notificadas em tempo real. Isso é fundamental para garantir que todos estejam alinhados e trabalhando juntos para gerenciar os riscos de uma forma eficaz e que traga resultado para as partes interessadas;
  • Monitoramento e agilidade nas tratativas: em muitos casos, a velocidade com que reagimos a um risco define a qualidade dos resultados, e demorar para reagir a uma incidência pode ser desastroso! Utilizando um software, é possível realizar um monitoramento contínuo, apoiado pelo envio de alertas em tempo real. Isso permite a detecção precoce de potenciais problemas e a rápida implementação de medidas corretivas ou ações de contingência. Em alguns casos, é possível até mesmo integrar o software a outras ferramentas, garantindo um monitoramento 100% automático!

3 – Relatórios simplificados e análises que trazem resultado!

Uma das coisas mais importantes para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é a capacidade de analisar resultados e propor melhorias. E para isso precisamos poder acessar dados e métricas com facilidade.

Não adianta muito identificar um problema depois que ele já causou prejuízos e insatisfação para o cliente, bem como, identificar uma oportunidade com atraso pode nos fazer perder o timing e, assim, a chance de lucrar com ela.

Por outro lado, um Software para Gestão de Riscos Organizacionais tem a capacidade de gerar relatórios detalhados e realizar análises avançadas de maneira fácil e prática, com apenas alguns cliques. Isso sem contar que ele oferece dashboards intuitivos e gráficos que ajudam na visualização dos dados. Tudo isso facilita o acesso e a tomada de decisões mais assertivas, e no tempo certo!

Software para Gestão de Riscos Organizacionais: sucesso a curto, médio e longo prazos!

O mais interessante da utilização de um Software para Gestão de Riscos Organizacionais é que essa ferramenta torna seu processo mais completo, eficaz e eficiente tanto no curto quanto no médio e longo prazo.

Vejamos:

  • No curto prazo, você irá centralizar as informações e estruturar melhor o seu processo, garantindo mais assertividade e menos trabalho para as pessoas. Isso ajuda no engajamento de pessoal, bem como no cumprimento dos prazos e na rotina diária.
  • No médio prazo, você está preparado para auditorias, sejam as de certificação ou as de manutenção (que acontecem a cada 3 anos). Isso reduz a ansiedade das pessoas e garante resultados melhores na auditoria em si. Sem contar que a facilidade em rastrear informações facilita a vida dos auditores, o que potencializa muito a busca por oportunidades de melhoria durante as audições.
  • No longo prazo, um Software para Gestão de Riscos Organizacionais proporciona uma abordagem mais estruturada, eficiente e eficaz para lidar com os diversos riscos que uma empresa pode enfrentar, contribuindo significativamente para a estabilidade e o sucesso dos processos. Isso ajuda a criar uma reputação melhor sobre a empresa, bem como a torna mais resiliente diante de crises e das dificuldades típicas de qualquer negócio.

Dessa forma, os custos envolvidos na contratação de uma ferramenta de gestão de riscos acabam retornando como lucro multiplicados, ou seja, correspondem a um investimento sem igual. O software não só ajuda a evitar erros como intensifica as competências das pessoas, entregando para os processos e partes interessadas o melhor que sua empresa tem a oferecer. No fim das contas, tudo isso se traduz no que é fundamental: sustentabilidade, bons resultados e mais segurança para a organização e seus clientes 🤝

Entre em contato com nossos especialistas para entender como o Software 8Quali pode ajudar você a tornar sua Gestão de Riscos muito mais ágil e com rastreabilidade, basta clicar no botão abaixo:

 

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami