Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

O que é Cadeia de Valor e qual sua importância para as empresas!

O que é Cadeia de Valor e qual sua importância para as empresas!
Ferramentas da Qualidade

O que é Cadeia de Valor e qual sua importância para as empresas!

No artigo de hoje, iremos explicar o que é Cadeia de valor, pois é preciso entender para que ela serve e como estruturar um bom uso dessa ferramenta de acordo com o negócio da sua empresa. Para isso, vamos começar com um conceito básico, assim podemos nos aprofundar mais a frente.

Cadeia de valor é um conceito utilizado na gestão empresarial que tem como objetivo representar de forma agrupada as atividades de uma empresa. Servindo tanto para empresas de produtos como também de serviços.

A cadeia de valor integra todo o fluxo dos produtos e/ou serviços entregues pela empresa. Além disso, o modelo de cadeia de valor surgiu em 1985, proposto por Michael Porter e foi dividido em duas partes:

  • Atividades primárias: são aquelas relacionadas diretamente com a produção e entrega do produto ou serviço, como logística de entrada, operações, logística de saída, marketing, vendas e serviços;
  • Atividades de suporte: são aquelas que dão suporte às atividades primárias, como infraestrutura da empresa, gestão de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologia e aquisição de materiais.

Através da cadeia de valor, é possível identificar oportunidades de melhoria nos processos bem como de redução de custos e ainda aperfeiçoar a entrega de valor ao cliente. Assim, a análise da cadeia de valor também pode ser útil na identificação de vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Como estruturar uma Cadeia de valor?

Para que a análise da cadeia de valor possa ser realizada com clareza, é fundamental estruturá-la de forma que as informações descritas traduzam perfeitamente o negócio da empresa. Para isso é importante seguir alguns passos. Vejamos:

  • Identificar o produto ou serviço que a empresa oferece e descrever como ele é produzido e entregue aos clientes;
  • Listar todas as atividades envolvidas na produção e entrega do produto ou serviço, incluindo atividades primárias e de suporte;
  • Analisar cada atividade e identificar como ela agrega valor ao produto ou serviço e como ela pode ser melhorada ou otimizada (seja para reduzir custos ou aumentar a qualidade);
  • Identificar as relações entre as atividades, incluindo dependências e interações;
  • Identificar os custos associados a cada atividade e avaliar como eles podem afetar o valor final do produto ou serviço;
  • Identificar as principais fontes de vantagem competitiva da empresa;
  • Identificar as principais ameaças externas à cadeia de valor da empresa, como mudanças na regulamentação ou a entrada de novos concorrentes.

A cadeia de valor precisa estar alinhada à realidade da empresa e ao mercado. Por isso, é fundamental envolver as principais partes interessadas da empresa, como gestores de diversas áreas e alta direção, para que a estruturação seja completa e detalhada.

Vantagens de utilizar essa ferramenta na gestão da sua empresa!

A cadeia de valor é uma ferramenta que ajuda a entender como as atividades de uma empresa criam valor para os clientes. Analisando alguns fatores, é possível alcançar excelentes resultados. Vejamos:

  • Identificar oportunidades de melhoria: a análise da cadeia de valor permite que a empresa identifique atividades que podem ser melhoradas;
  • Melhorar a eficiência operacional: ao compreender melhor as atividades que criam valor, a empresa pode aprimorá-las e com isso reduzir o tempo e o custo envolvidos na produção de produtos ou serviços;
  • Aumentar a satisfação do cliente: a cadeia de valor auxilia a empresa a compreender como as atividades podem afetar a experiência do cliente. Permitindo assim que a empresa concentre esforços em ações que visem aumentar a satisfação do cliente;
  • Aumentar a lucratividade: ao otimizar as atividades que criam valor e reduzir o desperdício, a empresa aumenta a lucratividade e ainda fornecer produtos e serviços de alta qualidade e competitivos;
  • Melhorar a qualidade: a compreensão das atividades necessárias para produzir um produto ou serviço permite que a empresa identifique processos e/ou atividades onde a qualidade pode ser melhorada, aumentando a qualidade da entrega final;
  • Melhorar a inovação: a análise da cadeia de valor permite que a empresa identifique processos onde a inovação pode ser aplicada a fim de melhorar a eficiência, qualidade ou desempenho do produto e/ou serviço;
  • Melhorar a coordenação: ao identificar e coordenar melhor as atividades necessárias para entregar um produto ou serviço, a empresa gera maior eficiência, qualidade e satisfação;
  • Melhorar a colaboração: a análise da cadeia de valor permite que a empresa identifique processos onde a colaboração com fornecedores, parceiros e clientes pode ser aprimorada, resultando em melhores resultados em toda a cadeia;
  • Melhorar a vantagem competitiva: a compreensão da cadeia de valor permite que a empresa identifique oportunidades para diferenciar produtos e/ou serviços dos concorrentes, aumentando assim a vantagem competitiva e se destacando no mercado.

Podemos perceber que todas as vantagens listadas remetem a melhoria contínua. Isso porque a cadeia de valor é uma excelente forma de representar todo o fluxo das entregas da empresa. Mostrando claramente cada etapa e assim, facilitando a análise de possíveis pontos de melhorias ou falhas nos processos.

Processos mais claros através da Cadeia de valor

Vimos que essa ferramenta é essencial para as empresas que desejam aprimorar suas operações e entregar valor ao cliente final.

Ao analisar as atividades envolvidas na produção de um produto e/ou serviço, é possível identificar oportunidades para melhorar a eficiência, qualidade e inovação. Além de coordenar e colaborar melhor com fornecedores, parceiros, clientes e demais partes interessadas. 

Ao utilizar a Cadeia de valor, é bem provável que a empresa alcance uma vantagem competitiva significativa, aumente os lucros e, principalmente, melhore a satisfação do cliente.

Portanto, se sua empresa pretende ficar em evidência no mercado, é importante considerar a utilização da cadeia de valor como estratégia de gestão. Isso porque essa ferramenta com certeza irá ajudar (e muito) a empresa a aprimorar seus resultados! 😉

Deixe o seu comentário