Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

Poka Yoke: a metodologia perfeita para um processo a prova de falhas

poka-yoke-a-metodologia-perfeita-para-um-processo-a-prova-de-falhas
Ferramentas da Qualidade

Poka Yoke: a metodologia perfeita para um processo a prova de falhas

Uma simples falha humana na linha de produção pode acarretar em muito prejuízo para a empresa. Shigeo Shingo, engenheiro do Sistema Toyota de Produção, lidava com esses erros a todo tempo. Por isso, ele desenvolveu o método Poka Yoke, para conter os problemas e diminuir o número de produtos defeituosos no final da cadeia de produção.

Segundo ele, “Se existe alguma imperfeição em determinado processo, é perfeitamente possível resolvê-la antecipadamente e de forma descomplicada”. E foi esse pensamento que o levou à criação do método, dentro dos princípios de agilidade e melhoria contínua do Lean Manufacturing. 

Esse método trabalha com a premissa de prevenção, para eliminar os problemas pela causa raiz e evitar que voltem a acontecer, para que, assim, não haja produtos defeituosos no final da cadeia produtiva.

Vamos entender melhor esse método e como ele pode salvar a empresa!

Conhecendo o método Poka Yoke

O método Poka Yoke consiste em implantar inspeções simples (manuais ou automáticas) durante o processo, para que erros sejam detectados antes de irem para o próximo passo (ou etapa) do processo. Cada uma dessas verificações é um Poka Yoke, e o processo pode ter várias dessas durante sua execução.

O objetivo do Poka Yoke é prevenir a falha humana e corrigir os erros causados por essas falhas durante a produção industrial, mas ela é tão efetiva que o conceito se ampliou e pode ser usado em qualquer situação que envolva risco de falhas.

Implantando os Poka Yokes, há maior controle sobre o processo, redução de desperdícios e retrabalhos, além do aumento da qualidade final do produto.

Tipos de Poka Yoke

Para ajudar no entendimento e implantação do Poka Yoke, existem quatro categorias. Essas categorias podem ser encontradas com nomes diferentes, mas basicamente são:

  • de Prevenção
  • de Detecção
  • de Valor fixo
  • de Etapas

Poka Yoke de Prevenção 

Esse tipo de Poka Yoke é implantado antes da execução do processo, com objetivo de impedir que o erro ocorra, eliminando a causa da falha. Um bom exemplo disso são os quadros de ferramentas, que possuem o nome da ferramenta e o espaço exato para que só a ferramenta certa caiba, evitando que as ferramentas sejam colocadas em locais diferentes por falta de conhecimento.

Poka Yoke de Detecção

Essa é uma categoria que tem o  objetivo de detectar a falha durante a execução do processo, e se divide em duas: controle e advertência.

O Poka Yoke de Controle pausa a linha de produção até que a falha seja corrigida, como quando um carro desliga ao ter o motor superaquecido.

Já o Poka Yoke de Advertência notifica visualmente os operadores que alguma coisa está fora dos padrões corretos, assim como o carro emite sinal de luz e sonoro no painel quando o condutor está sem cinto de segurança.

Poka Yoke de Valor Fixo

Esse Poka Yoke serve para assegurar que uma quantidade específica de movimentos seja realizada ou de peças sejam utilizadas.

Um exemplo clássico é o agrupamento das peças de montagem num prato, implantado por Shigeo. Ao final da montagem, se sobrassem peças no prato, é porque a montagem foi feita de forma incorreta.

Poka Yoke de Etapas

Esse tipo assegura que a sequência das etapas do processo seja seguida corretamente, como, por exemplo, os checklists usados pelos enfermeiros para executar a triagem de pacientes.

Como implantar os Poka Yoke’s na sua empresa

A implantação de um Poka Yoke pode ser feita de forma preventiva, como um plano de ação, e de forma corretiva, como no tratamento de não conformidades, sendo que a única diferença entre as formas é a forma de identificar o risco de falha. 

Você pode seguir os seguintes passos:

  • Identificação: por meio do mapeamento de processos ou de reclamação de cliente, você deverá avaliar onde a falha pode acontecer;
  • Análise da causa: depois, é preciso entender porque a falha aconteceu, usando ferramentas como o Diagrama de Ishikawa ou 5 porquês, por exemplo;
  • Definição do tipo de Poka Yoke: junto com a equipe, um brainstorming pode ser realizado para juntar ideias e escolher a verificação Poka Yoke mais simples e barato;
  • Implantação e acompanhamento: Com a verificação definida, é hora de implantar no processo e monitorar se ele realmente preveniu a falha (ou as falhas) em questão. 

Automatizando os Poka Yoke’s

O software 8Quali é um Poka Yoke para esse processo de implantação. Se a origem da necessidade de implementação for uma reclamação de cliente, por exemplo, você pode tratar no módulo de Não conformidades, registrando o problema e passando pelas etapas do PDCA.

Ou então, você pode abrir um projeto no módulo de Gestão de Projetos, e listar todas as ações necessárias, desde o mapeamento dos processos até a verificação final.

Além disso, para que a implementação não falhe, dentro do software você pode contar com vários Poka Yokes, por exemplo:

  • notificação automática de prazos aos envolvidos;
  • árvore de ações com hierarquia, onde uma ação só poderá ser finalizada se outras estiverem completas;
  • utilização de ferramentas da qualidade para análise de causas;
  • controle de acesso por login e senha e histórico de uso, para evitar o uso malicioso do sistema.

Legal, não é? Chame nosso time de especialistas para testar as nossas funcionalidades e melhorar seu processo! Vamos juntos melhorar sua empresa!

Deixe o seu comentário