O que é TQM – Gestão da Qualidade Total
TQM (Total Quality Management) ou gestão da qualidade total (GQT), foi desenvolvida por várias consultorias empresariais dos Estados Unidos na década de 1960. A Japonesa Toyota foi a primeira empresa a implantar o TQM, aonde chegou a ganhar em 1985 o Prêmio Deming de gestão de qualidade. É …
O que é Melhoria Contínua?
A melhoria contínua é uma prática estratégica e planejada que visa aumentar a eficiência dos processos e a satisfação dos clientes de forma constante. Esse conceito é fundamental para a excelência operacional e é um dos pilares da norma ISO 9001:2015. Conforme destacado na seção …
O que é SGQ (sistema de gestão da qualidade) e quais são seus benefícios?
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto de atividades coordenadas que estabelece objetivos, políticas, controle e direcionamento de assuntos relacionados à qualidade, visando a melhoria contínua dos processos e a satisfação do cliente. Fundamentos do Sistema de Gestão da Qualidade Segundo a …
O que é o APQP?
Você sabe o que é o APQP? O APQP (Advance Product Quality Planning ou Planejamento Avançado da Qualidade do Produto), surgiu no de 1994 junto com a QS 9000 nos Estados Unidos. É um manual de referência criado a partir do ciclo PDCA, que define …
Como aplicar a metodologia 5 Porquês para encontrar a causa raiz?
Também conhecida como árvore de falhas, a metodologia 5 Porquês é uma ferramenta desenvolvida para encontrar a causa raiz de um problema. Foi desenvolvida por Taiichi Ohno considerado o maior responsável pela criação do sistema Toyota de Produção e do sistema Kanban, se popularizando na década …
O que é balanced scorecard?
Em 1997 Robert Kaplan e David Norton, criaram uma metodologia de gestão de desempenho chamada balanced scorecard também conhecido pela sigla (BSC). Esta metodologia traduz a missão, visão e estratégia da empresa em objetivos e ações conectando todos os setores. Pois todos os setores precisam …
O que é ISO 19011 e os seus seis princípios de auditoria
A ISO 19011 é uma norma criada para fornecer orientações para a realização de auditorias dos sistemas de gestão, descrevendo também: 6 princípios de auditoria; Gestão do programa e realização de auditorias; Avaliação dos envolvidos no processo de auditoria e equipe de auditores; Contribuição na …
Diagrama de Pareto
O Diagrama de Pareto, também conhecido como Princípio 80-20, é uma ferramenta poderosa utilizada na gestão da qualidade para identificar e priorizar problemas significativos. Esta técnica eficaz tem raízes nas contribuições do renomado economista italiano Vilfredo Pareto. Quem foi Vilfredo Pareto? Vilfredo Pareto foi …
Diagrama de Ishikawa
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta crucial na gestão da qualidade, desenvolvida pelo professor japonês Kaoru Ishikawa. Esta técnica é amplamente utilizada para identificar e analisar as possíveis causas de um problema …
Como elaborar um plano de ação 5W2H?
Neste post iremos explicar o que é plano de ação e como usar a ferramenta 5w2h para ter mais eficácia nas suas ações e ajudar a alcançar os objetivos da sua empresa. O que é plano de ação? O plano de ação é um conjunto …