Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (47) 3209-0581

Blog

O que é metrologia?

Neste artigo, vamos falar sobre o que é metrologia, como surgiu, seu histórico e importância para a Gestão da Qualidade. Leia mais!
blog

O que é metrologia?

Você sabe o que é metrologia e qual a sua importância para as empresas e para a Gestão da Qualidade?

No artigo de hoje, vamos falar sobre esse tema e qual a sua relação com a qualidade, sua importância e seus objetivos no mundo atual.

O que é a Metrologia?

Conceitualmente, a metrologia é a ciência das medidas e das medições, sendo uma área essencial para a indústria, tal como para as cadeias de produção e Gestão da Qualidade.

É importante destacar que absolutamente tudo pode ser medido, como por exemplo:

  • Prazos para a realização de atividades;
  • Quantidade de produtos produzidos em uma linha de produção;
  • Quantidade de produtos vendidos em um determinado período;
  • Volume de matéria-prima necessário para a determinada produção.

Em cada um dos exemplos, é possível perceber que existe uma unidade de medida base, que determina parâmetros para a realização das atividades, e a metrologia está presente nisso.

Além disso, a qualidade e os parâmetros definidos por meio desta ciência auxiliam na geração de valor, qualidade e eficácia dos processos internos e atividades.

Como surgiu a Metrologia

A palavra metrologia tem origem grega (metron e logos), que significa estudo da medida, em seu sentido literal.

Sendo assim, esta ciência surgiu a partir da necessidade de medir e quantificar as coisas, e nesse sentido, os povos foram criando os seus sistemas e métodos de quantificação e medidas.

Contudo, é importante destacar que cada povo determinou os seus sistemas e medidas de quantificação, o que dificultava o comércio e as exportações.

Para facilitar o comércio e as relações econômicas, surge a metrologia, criando critério a fim de padronizar as medidas e facilitar o comércio, unificando as medidas.

Claro que esta ciência não foi perfeita no começo, mas com o tempo foram criados métodos e medidas altamente eficazes, evoluindo e se tornando o que conhecemos, sendo aceitos mundialmente e criando o Sistema Internacional de Unidades (SI).

Objetivos da Metrologia

Como dissemos, o principal objetivo da metrologia é criar um padrão de medidas para facilitar a mensuração e controle das atividades internas e processos.

Entretanto, a metrologia e a Gestão da Qualidade possuem visões e objetivos muito similares, que inclusive se complementam.

Vamos falar a seguir sobre os principais objetivos, associados à Gestão da Qualidade.

Evitar desperdício

O primeiro objetivo que também é relacionado com a Gestão da Qualidade é evitar o desperdício e otimizar o trabalho, desde as atividades mais simples até os processos mais críticos.

Nesse sentido, a metrologia entra com a mensuração, aliado com o conceito de qualidade e conformidade.

Por exemplo, as empresas e indústrias que trabalham com linhas de produção mensuram a calibração das máquinas, e caso elas estejam mal calibradas, o desperdício e os custos serão muito maiores, sem contar com os retrabalhos.

Eliminar as não conformidades

Associado ao objetivo anterior, outro objetivo da metrologia é eliminar as não conformidades, e este objetivo pode ser analisado de duas formas, tanto pela análise do processo produtivo quanto pela entrega do que foi acordado com o cliente.

Nesse sentido, o ideal é que a sua empresa entregue um produto ou serviço que corresponda exatamente ao que foi proposto ao cliente, gerando satisfação e aumentando a qualidade em sua empresa.

Aumentar a satisfação do cliente

Também podemos citar como um dos objetivos da metrologia o aumento da satisfação do cliente, e perceba que todos os objetivos estão ligados entre si.

Sendo assim, se você sabe qual a expectativa do seu cliente, controla e acompanha o seu produtivo e entrega exatamente o que foi combinado, a satisfação do cliente será muito grande.

Áreas da Metrologia

Outro detalhe que é importante destacar é que a metrologia é subdividida em 03 (três) subáreas, a saber:

  • Metrologia Científica, que faz o uso de pesquisas e estudos para criar métodos e medições, atualizando os conceitos e possibilitando o alcance dos mais altos níveis de qualidade metrológica;
  • Metrologia Industrial, que está relacionada com a determinação de parâmetros e medições para acompanhar os processos produtivos e a qualidade de toda a produção;
  • Metrologia Legal, que está relacionada com os parâmetros de áreas específicas, como a área da saúde, segurança e meio ambiente.

Conhecer estas áreas é essencial para saber quais os procedimentos e unidades de medida que devem ser utilizadas em cada situação, tal como resguardar os princípios e métodos de cada organização.

Importância para a Gestão da Qualidade

Nesse sentido, a metrologia é essencial para a Gestão da Qualidade pelo fato de proporcionar a base para o processo de mensuração, que é à base da padronização e da melhoria contínua.

Além disso, por meio dela é possível garantir que os seus produtos ou serviços sejam exatamente aquilo que foi proposto ao cliente, funcionando de forma efetiva e gerando assim a satisfação do cliente.

Outrossim, a metrologia também é a base para a qualidade pelo fato de ser a base científica para os indicadores de desempenho determinados nos processos internos e no Sistema de Gestão da Qualidade.

Até o próximo artigo!

Com o 8Quali você automatiza seu sistema de gestão da qualidade. Solicite uma demonstração gratuita em nosso site.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Close Bitnami banner
Bitnami