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Não conformidades: 4 razões para você gerenciá-las

Não conformidades 4 razões para gerencia-las
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Não conformidades: 4 razões para você gerenciá-las

Embora sejam muito temidas e vistas de maneira muito negativa, as não conformidades podem ser de grande aprendizado para as organizações.

Contudo, quando gerenciados da forma correta, podem trazer inúmeros benefícios, os quais vão muito além dos processos e da eliminação de falhas.

Sendo assim, acompanhe o artigo a seguir e conheça boas razões para realizar a gestão das não conformidades.

O que são não conformidades?

De maneira muito simples, uma não conformidade é um desvio do padrão que pode acontecer ao longo dos processos organizacionais, sejam eles de produtos, prestação de serviços e processos produtivos.

Assim, podemos citar como exemplos dessa situação o atraso na entrega dos produtos, resultados diferentes ou ainda serviços realizados de maneira insatisfatória, dentre outros.

Contudo, é importante lembrar que uma não conformidade não é necessária algo ruim, pois elas fazem parte da dinâmica das organizações e ainda podem gerar aprendizados, melhoria contínua e auxiliar no mapeamento e melhoria de processos.

Por que você deve gerenciá-las?

Existem diversos motivos para gerenciar as não conformidades, sejam eles relacionados à eficiência dos processos diários, seja para trazer mais assertividades e satisfação para os clientes.

Porém, o gerenciamento de não conformidades vai muito, além disso. Realizar uma boa gestão dessas não conformidades pode lhe ajudar a compreender a raiz dos problemas e atuar efetivamente neles.

Um dos pontos primordiais para esta gestão é a criação e acompanhamento de indicadores de desempenho e produtividades, os quais demonstram o cenário atual da empresa e os seus pontos críticos.

A partir desses indicadores, é possível compreender as raízes do problema e criar estratégias para eliminá-los e tornar os processos muito mais ágeis, gerando a satisfação.

Além disso, devemos lembrar que a gestão de não conformidades também é uma das precursoras do aprendizado e crescimento organizacional.

Isso se dá pelo fato de que os processos são constantemente melhorados e acompanhados, fazendo com que a organização tenha um olhar muito mais apurado, aprendendo com os problemas e com os cenários.

E claro, esta gestão também possibilita a criação de estratégias mais assertivas, tal como processos mais competitivos, auxiliando a tomada de decisão.

4 razões para gerenciar as não conformidades em sua empresa

Existem inúmeras razões para gerenciar as não conformidades em uma organização, e sendo assim, listamos as 04 (quatro) razões importantes para gerenciá-las efetivamente.

Mapeamento dos custos das não conformidades

Uma das primeiras razões para gerenciar as não conformidades é a possibilidade de realizar um mapeamento dos custos e compreender os impactos que essas não conformidades causam na organização como um todo.

De modo geral, o mapeamento de custos pode ser um grande desafio, e por isso, compreendê-los pode nos auxiliar a melhorar a gestão, analisando aspectos como:

  • Diminuição das vendas por insatisfação do cliente, e principalmente, pelas reclamações por parte dos clientes;
  • Atrasos na entrega dos produtos ou serviços;
  • Atrasos e ocorrências de fornecedores, as quais podem impactar os prazos e a qualidade dos produtos.

A partir desses aspectos, é possível ter um panorama melhor da organização, facilitando a tomada de decisão e tornando-a muito mais assertiva.

Melhoria contínua dos processos organizacionais

Outra boa razão para gerenciar as não conformidades é pela melhoria contínua dos processos organizacionais.

A partir do gerenciamento, é possível compreender como os seus processos funcionam na prática, quais os pontos de impacto e como eles podem ser melhorados.

Perceba que essa é a base da gestão da qualidade: compreender os processos, melhorá-los e assim gerar a satisfação dos clientes.

Aprendizado organizacional

Outra boa razão para gerenciar as não conformidades é pelo aprendizado organizacional.

Quando elas são acompanhadas de perto, é possível conhecer a fundo a organização, a fluidez dos processos, pontos fortes e fracos da sua organização, gerando o aprendizado.

Além disso, este gerenciamento também contribui para o aprimoramento do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e para a maturidade dos processos internos e para a gestão como um todo.

Também é importante frisar que o aprendizado organizacional é proveniente do uso das ferramentas da qualidade e de gestão, como por exemplo, o ciclo PDCA e o 5W2H, que orientam as ações para o alcance dos objetivos.

Desenvolvimento da cultura da qualidade

E por fim, devemos dizer que o gerenciamento das não conformidades pode contribuir para o desenvolvimento da cultura da qualidade.

Quando falamos de cultura de qualidade, estamos nos referindo ao trabalho contínuo voltado para o desenvolvimento gradual da cultura da qualidade.

Ou seja: quando lidamos com as não conformidades, compreendemos que o esforço não é temporário, mas sim contínuo, e voltado para um objetivo único, que é aumentar a produtividade e a competitividade dos processos.

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