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O que é SASSMAQ, quais seus benefícios e como implementar na minha empresa?

Neste artigo, você vai entender a importância da certificação SASSMAQ para a sua empresa e como ela pode influenciar na qualidade dos serviços.
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O que é SASSMAQ, quais seus benefícios e como implementar na minha empresa?

Existem vários tipos de certificações que auxiliam e melhoram o desempenho das empresas e indústrias, e uma delas é a SASSMAQ. 

Esta certificação foi criada pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM) com o objetivo de implementar práticas que facilitem o gerenciamento e controle das operações das indústrias químicas.

Embora não seja uma certificação obrigatória, ela pode trazer várias práticas e diretrizes que garantem a segurança e a competitividade das empresas do ramo.

A seguir, vamos falar o que é a SASSMAQ, para que serve, seus benefícios, requisitos e como implementá-la em sua empresa.

O que é e para que serve o SASSMAQ?

SASSMAQ significa Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, e é voltada para as empresas do ramo da indústria química.

Criada em 2001, tem como objetivo avaliar os processos de segurança dos prestados de serviço da área da indústria química, além de reduzir os riscos envolvidos nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos.

Inclusive, essa preocupação abrange também os trabalhadores, o público e o meio ambiente, garantindo que todo o processo e seus envolvidos estejam em segurança.

Nesse sentido, a certificação se preocupa em garantir que as indústrias químicas conduzam os seus itens com segurança e qualidade, respeitando as legislações e parâmetros vigentes.

De modo geral, o SASSMAQ é dividido em 05 (cinco) módulos, a saber:

  • Rodoviário;
  • Estação de Limpeza;
  • Terminais de Armazenagem Granéis Líquidos;
  • Navios;
  • Ferroviário.

Observando e cuidando de todos os módulos, a empresa garante a segurança e a competitividade frente à concorrência, já que garante que os seus serviços são qualificados em diversos aspectos.

Benefícios de aplicar o SASSMAQ em sua empresa

Podemos citar como os principais benefícios de aplicar o SASSMAQ em sua empresa:

  • Comprovação da capacidade de transportar produtos químicos com segurança;
  • Redução do absenteísmo devido aos cuidados com os motoristas que seguem os requisitos de segurança, principalmente os que estão na NR 26;
  • Construção de uma imagem mais forte da empresa, já que ela obedece às exigências legais;
  • Adoção de um sistema de gestão focado na melhoria contínua e na aprendizagem organizacional;
  • Redução do número de acidentes, infrações e penalizações;
  • Qualificação da empresa na prestação de serviços à indústria química, de modo geral.

Requisitos

Para obter a certificação SASSMAQ, é necessário cumprir uma série de requisitos e obedecer aos seguintes requisitos:

  • Possuir as licenças para a realização da atividade de transporte, apresentando os documentos comprobatórios;
  • Participar de vistorias, as quais aplicam um checklist para verificar se todos os itens foram implantados de forma efetiva. De acordo com o SASSMAQ, os itens do checklist são divididos de acordo com a sua relevância, a saber:
    • Mandatórias, que são as condições básicas que devem ser atendidas pela organização, estando diretamente relacionadas com as obrigações previstas em lei;
    • Indústrias, que estão relacionados com os itens que a indústria química exige dos prestadores de serviço de logística para manter um nível aceitável de controle;
    • Desejáveis, que estão relacionados com as melhorias no sistema de SSMA e Qualidade.
  • Obter a pontuação mínima na primeira certificação e nas demais avaliações, pois esta pontuação está diretamente relacionada com o cumprimento das exigências do SASSMAQ.

A partir destes requisitos, a empresa parte para a implementação da certificação SASSMAQ.

Como implementar o SASSMAQ

Para implementar o SASSMAQ, é necessário obedecer as seguintes etapas:

  1. Definições Gerais;
  2. Gestão de Pessoas;
  3. Gestão de Competências;
  4. Gestão de Riscos;
  5. Controle Operacional Ambiental;
  6. Infraestrutura da Operação;
  7. Operação;
  8. Segurança Operacional.

A seguir, falaremos de cada uma das etapas de implantação do SASSMAQ.

Definições Gerais

Como o próprio nome já diz, esta etapa define tudo o que será realizado e como será a estrutura de informação: se a empresa irá utilizar um software, pasta em nuvem ou outras soluções de TI.

Além disso, também é definido o controle de acesso à informação, ou seja, quem terá acesso e como será concedido esse acesso para a gestão do sistema.

Sendo assim, esta etapa é fundamental para a realização e execução das fases da certificação, e por isso deve ser muito bem planejada.

Gestão de Pessoas

Aqui serão definidas todas as pessoas envolvidas, suas responsabilidades, papéis e funções ao logo de todo o processo de implementação da certificação.

Um detalhe muito importante nesta fase é que devem ser considerados tanto os colaboradores da empresa quanto parceiros e terceirizados que fazem parte das relações de trabalho.

Gestão de Competências

Na fase de gestão de competências, acontece o mapeamento das competências de cada profissional definido na etapa anterior, com o objetivo de identificar quais os planos e treinamentos necessários para a realização da certificação.

Gestão de Riscos

Já na gestão de riscos, são identificados e avaliados todos os riscos ambientais, ocupacionais e operacionais que podem interferir no processo de implementação.

Esta fase é muito importante para que a empresa tenha uma visão do todo e do que pode acontecer ao longo de todo o processo, antevendo e antecipando-se para não sofrer grandes impactos.

Controle Operacional Ambiental

Podemos dizer que esta fase é complementar à anterior, já que aqui é construído um plano de ação para minimizar os impactos ambientais, além de definir como agir em caso de emergências ambientais.

Infraestrutura da Operação

Aqui, a principal atividade é observar e construir um panorama da organização, observando-a e definindo todos os aspectos que envolvem a implementação da certificação na prática.

Sendo assim, são considerados aspectos como equipamentos, programas e critérios de inspeção e manutenções de rotina, a fim de tornar a operação muito mais eficaz e segura.

Operação

Na fase de operação, é realizado o gerenciamento de todas as atividades, sejam elas operacionais ou administrativas, garantindo que tudo corra de acordo com os parâmetros definidos.

Segurança Operacional

Por fim, temos a fase de segurança ocupacional, onde são definidos os controles de segurança de todos os envolvidos direta ou indiretamente ao longo do processo de implementação.

Nesse sentido, é importante dizer que todo o processo de implementação do SASSMAQ é integrado, e que deve contar com um excelente sistema de gestão para organizar e controlar todos os aspectos que compõem o processo.

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