Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (47) 3209-0581

Blog

Software para Gestão da Qualidade: criar ou contratar? Qual a melhor opção para o meu negócio?

Escolher entre criar o seu próprio Softaware de Gestão da Qualidade ou aderir à um sistema pronto pode ser uma tarefa difícil, mas a seguir trouxemos as vantagens e desvantagens de cada uma das opções.
blog

Software para Gestão da Qualidade: criar ou contratar? Qual a melhor opção para o meu negócio?

Algumas empresas ainda possuem as seguintes dúvidas no momento de implantar um Software de Gestão da Qualidade é: devo criar o meu próprio software ou contratar uma equipe especializada? E o artigo de hoje é justamente sobre esse tema.

A resposta essa pergunta é: depende dos seus objetivos e da maturidade do seu negócio para lidar com a tecnologia.

Por isso, trouxemos as vantagens e desvantagens de cada alternativa acima. Para saber mais, acompanhe este artigo até o final!

Importância de automatizar a Gestão da Qualidade

Não é segredo que a Gestão da Qualidade, por si só, traz grandes vantagens e aumenta a competitividade do seu negócio, já que proporciona a otimização dos processos internos e a melhoria contínua destes processos.

Contudo, para que essa melhoria contínua seja efetiva, é essencial que a empresa tenha uma metodologia muito bem estruturada e definida, desburocratizando assim as ações e facilitando a gestão.

E por falar em gestão, automatizar a Gestão da Qualidade é fundamental para a competitividade da sua empresa, pois conforme o seu negócio for expandindo, os seus processos se tornam mais complexos e difíceis de mapear manualmente.

E é nesse sentido que um bom software de Gestão da Qualidade é aplicável dentro de uma empresa, proporcionando a automação dos processos e mensurando as conformidades de acordo com os indicadores definidos.

Contudo, para quem ainda está dando os primeiros passos, qual seria a melhor opção: criar o próprio software de gestão da qualidade ou adquirir um sistema pronto e sua licença de ativação?

Criar ou contratar: qual a melhor opção para a minha empresa?

Escolher entre criar o seu próprio software de gestão da qualidade ou comprar a licença de um sistema já pronto é uma tarefa que demanda visão estratégia, análise do seu negócio e orçamento.

Sendo assim, é importante que você pense nos seguintes aspectos antes de tomar a sua decisão:

  • Quais os parâmetros que eu desejo para o meu sistema?
  • Quais os meus objetivos com esse sistema?
  • Qual o nível de urgência dessa implantação?
  • Qual o valor disponível para investir em um software de Gestão da Qualidade?

Após refletir sobre esses aspectos, é importante pensar em cada uma das soluções e o que elas podem oferecer para o seu negócio.

A solução de criar o próprio software de Gestão da Qualidade não é muito viável para as empresas, pois gera um grande custo na contratação de colaboradores, pagamento de imposto, manutenção do software e risco de perder todo o investimento na criação do software por alguns motivos, como tecnologias usadas no sistema ficarem defasadas ou colaboradores importante sair da empresa.

Se a sua empresa é mais flexível, com alterações de processos ou se o fornecedor do software puder customizar algo no software , você pode adquirir um software de Gestão da Qualidade que seja compatível com as suas necessidades.

Ditas as diferenças entre as duas soluções, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Vantagens e desvantagens de contratar uma equipe para desenvolver o software

Se você deseja contratar uma equipe específica para desenvolver o seu software de Gestão da Qualidade, as principais vantagens são:

  • Foco nas necessidades específicas da sua empresa, já que o sistema será desenvolvido de acordo com os seus parâmetros;

Em contrapartida, ter um software de Gestão da Qualidade completamente personalizado possui as seguintes desvantagens:

  • Investimento alto e custo de implantação elevada, a priori;
  • Contratação de funcionários para manutenção do software;
  • Demora no desenvolvimento e implementação do sistema, já que ele será construído do zero e testado até atender as suas necessidades;
  • Pode demandar custos como hospedagem e treinamento específico para o uso da ferramenta.
  • Rotatividade dos colaboradores que participaram do projeto, se eles saírem da empresa quem irá conseguir fazer a manutenção e evolução do sistema? Muitas vezes as empresas não consegue mão de obra especializada ou até mesmo a forma que foi desenvolvida o código fonte os novos colaboradores não conseguem entender.

Vantagens e desvantagens de adquirir um sistema de gestão da qualidade pronto

Se independente do tamanho da sua empresa  e sua dinâmica, você pode recorrer aos sistemas prontos, adquirindo a licença ou a chave de ativação com a empresa que oferece a solução.

Sendo assim, podemos citar como vantagens de aderir a um software de Gestão da Qualidade pronto:

  • Menor custo de implantação da solução;
  • Investimento relativamente baixo;
  • Demanda menos tempo no desenvolvimento e na aplicação da tecnologia em sua empresa;
  • Maior flexibilidade e agilidade nos processos.
  • Possibilidade do fornecedor customizar pequenas alterações no sistema pronto para atender a demanda da melhor forma da sua empresa.

Em contrapartida, podemos citar como as principais desvantagens de um sistema pronto:

  • Necessidade de treinamento para o uso do software.

Considerações Finais

Perceba que as soluções de contratar um software já pronto sempre é a melhor possibilidade a não ser que as soluções oferecidas de prateleira não atende ao problema da sua empresa. Ou se sua empresa não está flexível a fazer mudança interna para se adequar as soluções prontas ou quando o fornecedor não está flexível a customizar o seu próprio sistema.

Porém, se os seus processos são mais simples e flexíveis, a melhor opção é buscar um software pronto, que ofereça as soluções que você busca para o seu negócio.

Contudo, é importante que você faça uma boa pesquisa de mercado para verificar quais as vantagens e ferramentas oferecidas pelos sistemas de Gestão da Qualidade já prontos, e em quanto tempo você pretende aplicá-lo em sua empresa.

Com o tempo, o investimento realizado na implantação do sistema retorna em forma de competitividade, segurança de dados, qualidade e agilidade nos processos internos.

Com o 8Quali você automatiza o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Solicite uma demonstração gratuita em nosso site.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Close Bitnami banner
Bitnami