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Como iniciar o ano com mais Qualidade na empresa!

Como iniciar o ano com Qualidade na empresa!
Planejamento Estratégico

Como iniciar o ano com mais Qualidade na empresa!

Fim de ano é tempo de revisitar as conquistas e também falhas que ocorreram durante o ano e traçar novas metas, estratégias e objetivos. Pensando nisso, neste artigo, preparamos um breve “manual” das principais ações que a empresa deve tomar para iniciar 2023 com mais qualidade na empresa!

Mas antes, vamos relembrar o conceito de qualidade. Afinal, a palavra de ordem para um ano espetacular é qualidade, não é mesmo.

Para a ISO 9001, qualidade é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Trazendo para o nosso dia a dia, podemos traduzir o conceito em: entregar produtos e serviços de forma que atenda e encante os clientes.

Agora, com isso em mente, vamos ao foco deste artigo: as ações que podemos tomar para ter mais qualidade na empresa! 😊

Ter qualidade na empresa é manter a assertividade em foco!

Agir com assertividade é a chave para desenvolver ações que podem fazer a diferença na organização e contribuir para iniciar o ano com qualidade. Por isso, listamos algumas ações que podem auxiliar a empresa a começar o ano com o pé direito, agindo exatamente onde é possível fazer mais diferença! Vejamos algumas!

Estruturar o planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma excelente ferramenta para auxiliar a empresa a estabelecer metas e definir novos objetivos.

Através do planejamento estratégico, é possível avaliar as ações tomadas no ano que passou e repensar as estratégias, mirando em melhores resultados sempre.

Essa estruturação já é bem consolidada nas empresas que trabalham com foco em qualidade, mesmo porque grande parte das informações necessárias já estará à mão. Por isso é tão importante estabelecer a cultura da qualidade o quanto antes, ano a ano os resultados e processos vão se consolidando e melhorando!

Revisar e organizar as finanças

Acompanhar a saúde financeira da empresa pode e deve ser uma prática adotada já nos primeiros dias do ano que se inicia. Isso porque fazer esse acompanhamento auxiliará a organização a reduzir despesas e otimizar gastos, prezando pela qualidade mas também de olho na lucratividade do negócio.

Também é o momento de incluir os custos com qualidade no orçamento, focando cada vez mais na busca pela excelência dos produtos ou serviços. Que tal garantir verba para a Semana da Qualidade (falaremos mais dela adiante 🤓)?

Avaliar o mercado e a concorrência

Outro ponto importante é sempre atentar-se ao mercado e aos concorrentes diretos do tipo de negócio da sua empresa.

Essa prática, assim como a das finanças, deve ser acompanhada durante todo o ano. Mas começar o ano estudando as novas tendências de mercado pode trazer resultados positivos já no curto prazo. Então, vale a pena investir tempo para isso!

Conhecer os desafios internos da empresa

Além de olhar para o mercado (exterior da empresa), é essencial que a empresa conheça os desafios internos. Isso porque, com os processos bem definidos e organizados, as entregas finais tendem a ser muito mais assertivas.

Com entregas perfeitas, não há ameaça externa que possa parar sua empresa! Então, creio que valha a pena repensar (talvez até remapear) os processos e familiarizar-se ainda mais com as fraquezas da empresa.

Estreitar a comunicação com os colaboradores

A comunicação direta e clara entre líderes e colaboradores contribui para processos mais alinhados e ainda pode ajudar no engajamento da equipe.

Quanto mais ouvimos os colaboradores, maior é a sensação de pertencimento, de fazer parte do crescimento da organização. Isso aumenta o engajamento e facilita as ações de correção e melhoria contínua. Comunicação é a chave!

Focar em treinamentos e capacitações

Para que a empresa se mantenha atualizada, é muito importante promover treinamentos e capacitações aos colaboradores.

É importante focar sempre em temas que agregam nas atividades e/ou processos da empresa. Isso ajuda a garantir produtos e serviços cada vez melhores para os clientes.

Como estamos começando o ano, vale a pena mapear os treinamentos necessários e avaliar a possibilidade de aplicá-los.

Desenvolver ou aprimorar a responsabilidade socioambiental

Cada vez mais em alta, a responsabilidade socioambiental agrega valor à empresa, além de contribuir com o meio ambiente. Por isso, pensar em implementar programas socioambientais na organização é um diferencial de mercado que pode trazer muitos benefícios.

O conceito ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo. Assim, investir em práticas que incentivam cuidados ambientais, sociais e que prezam por um boa governança corporativa são uma boa pegada para 2023. Algumas normas ISO podem ajudar nessa jornada, falaremos delas mais a frente.

Atender plenamente os clientes

O atendimento aos clientes deve ser o ponto chave da organização, sempre!

O ideal é pensar em estratégias que tornem a procura do cliente pelo produto ou serviço uma experiência não focada somente na venda, mas sim em todo o processo. Desde a abordagem até o pós venda e suporte. Isso fará com que a empresa aumente sua credibilidade, fidelizando clientes e conquistando novos consumidores.

Uma forma de atingir a excelência no atendimento ao cliente é investir em sistemas em que todas as demandas possam ficar centralizadas, desde o pedido de compra até uma solicitação de suporte, por exemplo. Isso ajuda a identificar o que o cliente está comprando, quais seus possíveis problemas e como melhorar a experiência dele.

Implementar normas ISO

Outra forma de iniciar o ano com qualidade é buscar padronizar os sistemas de gestão, sejam de qualidade (ISO 9001), ambientais (ISO 14001), de segurança (ISO 45001), entre outros. Aqui, vale investir em uma padronização que faça mais sentido de acordo com o tipo de negócio da empresa.

As normas ISO podem servir como roteiros para a empresa, isso porque foram estruturadas de forma a organizar os processos sistematicamente. A implementação de uma norma sempre é bem vista pelo cliente final. Isso porque a empresa demonstra interesse em fornecer produtos e serviços cada vez melhores. Focando na melhoria contínua.

Implementar uma norma não significa que a empresa precisa certificar o sistema de gestão escolhido, podendo apenas seguir os requisitos (boas práticas) para fins de organizar os processos. Certificar é a cereja do bolo e isso pode acontecer no decorrer do ano, se for interessante para a empresa.

Além disso, um sistema de gestão integrado (com mais de uma norma rodando) permite uma maior interação entre os setores, trazendo mais agilidade aos processos bem como a padronização e o agrupamento das informações. Isso resultará em uma maior produtividade e otimização do tempo.

Se a empresa ainda não possui um sistema de gestão, o início do ano é o momento ideal para começar uma implementação, inclusive para vender a ideia internamente.

Dica bônus: pense fora da caixa!

Além das ações trazidas até aqui, existem muitas outras que a empresa pode adotar para iniciar o ano com mais qualidade.

Por exemplo, todos os anos, é comemorada a Semana Mundial da Qualidade e se a empresa ainda não realizou nenhum evento sobre qualidade, talvez seja a hora de começar!

O evento ocorre em novembro, mas sinalizar no planejamento estratégico e incluir no calendário no início do ano pode facilitar (e muito) na organização. Pois é um evento que pode reunir vários temas voltados para a qualidade e isso requer estudo, planejamento e muita mão na massa.

Pode não parecer, mas acredite, criar ações nesta data faz muita diferença no engajamento das pessoas e, assim, na qualidade na empresa!

2023 será o ano do sucesso para quem tem Qualidade na empresa!

Não existe receita pronta para garantir bons resultados para as empresas. Mas uma coisa é certa: é preciso planejamento. Isso porque tudo aquilo que é feito com foco em qualidade e melhoria contínua precisa ser planejado.

Uma boa forma de iniciar é colocando em prática as ações sugeridas. Lembrando que tudo é adaptável para cada empresa e que as ações devem respeitar a identidade estratégica da organização

Por isso, tire um tempo para realinhar os processos da organização, repensar as metas e objetivos e buscar a melhoria contínua em cada etapa. Iniciar o ano com foco em qualidade certamente trará muito sucesso à empresa e às partes interessadas.

Por fim, desejamos um excelente 2023 com muita determinação e principalmente, qualidade! 🥂

Comment (1)

  1. Elcio Vieira Silva.
    12 de janeiro de 2023 at 12:25

    Muito obrigado pelas dicas.
    Realmente elas são importantes para que iniciemos um ano novo com o foco na qualidade de todos dentro da empresa.

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