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Como engajar os colaboradores na Gestão da Qualidade

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Como engajar os colaboradores na Gestão da Qualidade

Como já sabemos, a Gestão da Qualidade é um processo contínuo que envolve todas as
partes da organização e demanda diversos aspectos como tempo, comunicação e
esforços voltados para a mudança e apoio aos envolvidos.

A própria norma ISO 9000 destaca que os pilares de um Sistema de Gestão da Qualidade
é a liderança e o envolvimento de pessoas, pois pessoas de todos os níveis são a essência
de uma organização, e o total envolvimento delas no processo é imprescindível.

Mas como é possível engajar os colaboradores na Gestão da Qualidade, fazendo com que elas
se sintam parte do todo e estejam motivadas no processo de mudança?

Comunique-se de forma clara!

Um dos pontos mais importantes em qualquer processo de mudança organizacional é a
comunicação, e uma comunicação clara e efetiva, que não deixa dúvidas ou qualquer tipo
de ruído.

Sendo assim, um dos papéis mais importantes da liderança é deixar claro quando as
mudanças ocorrerão, quais os seus motivos, quais os benefícios para a organização como
um todo e qual o papel dos colaboradores nessa jornada.

Também é importante destacar que essa comunicação e o processo de mudança não
devem ser pautados apenas no lucro, mas também em outros pontos como
desenvolvimento, crescimento e aprendizado organizacional, além da valorização das
pessoas que fazem parte da organização.

No processo de implantação do SGQ, é importante que a mudança não seja vista como
algo obrigatório ou compulsório, cheio de burocracias e dificultando o trabalho dos
colaboradores, visto que o SGQ tem como objetivo melhorar continuamente os
processos.

A comunicação tem um papel muito importante, pois é o ponto de partida que move os
colaboradores, já que inicialmente a mudança irá causar desconforto, gerar
questionamentos e até mesmo frustração aos que irão participar da mudança.

Faça com que as pessoas compreendam a sua
importância para a organização

É importante compreender que as pessoas são o motor que move a organização e o
principal ativo que a organização possui, e caso elas não se sintam à vontade ou seguros
ao longo do processo, ele terá grande probabilidade de falhar.

Além disso, as pessoas precisam compreender a sua importância no processo e nas
ações da organização, não apenas porque “têm que fazer”, mas também porque um SGQ
irá facilitar o trabalho de todos, melhorar a qualidade e o bem-estar do ambiente
organizacional, dentre outras vantagens.

A liderança deve deixar claro que a participação de todos é fundamental, e que cada
pessoa e cada atividade realizada é uma parte importante do todo, e que caso essa parte
falte, todo o processo estará comprometido.

Fortaleça a integração entre os setores
organizacionais

Outro ponto que é muito importante nos processos organizacionais é a interação entre os
setores, não somente na comunicação, mas também nas ações.

A organização é um complexo integrado em todos os sentidos, tanto de informações quanto de ações, conforme a sua estrutura, e todos estes setores devem funcionar juntos em busca do mesmo objetivo.

Desta forma, se a comunicação for clara e os objetivos estiverem bem estabelecidos, todo o processo será desenvolvido de modo muito mais fácil.

Além disso, é importante compreender que um setor dá subsídio para o outro funcionar bem, cumprir suas metas e realizar as suas ações de modo efetivo.

Estratégias para engajar os colaboradores na Gestão da Qualidade

Agora que todos sabem a sua importância e tem ciência das mudanças que irão ocorrer
no processo de implantação do SGQ, a alta gestão deve fortalecer os processos com
estratégias que sejam capazes de demonstrar sempre a importância de todo o processo
e ações definidas, de uma forma muito mais leve.

É possível estabelecer algumas ações e estratégias para fortalecer essa premissa da
qualidade, como por exemplo, promover eventos, palestras, workshops, etc.

Eventos como o Dia Mundial da Qualidade podem ser uma excelente estratégia para
mover esforços em prol da qualidade da participação do colaborador.

Além disso, ações como palestras, workshops, cursos, prêmios para ideias inovadoras
provenientes dos colaboradores também podem ser utilizados como estratégias, pois
assim o colaborador participa de forma voluntária e demonstra os seus conhecimentos,
fortalecendo e colaborando com a organização.

Faça com que a liderança esteja presente

Até aqui falamos dos colaboradores e seus papéis no SGQ, mas e a liderança? Qual o
papel dela nos processos de mudança para engajar os colaboradores na Gestão da Qualidade?

Uma das premissas da norma ISO 9000 é a liderança efetiva. De acordo com a norma, a
liderança deve estabelecer a unidade de propósito e o rumo da organização, mantendo
um ambiente interno propício e harmonioso, onde as pessoas se sintam seguras para
participar do processo de mudança, atingindo os objetivos da organização.

Sendo assim, um dos papéis da liderança e da alta gestão é definir o rumo da
organização, e é possível fazer isso por meio da construção da identidade estratégica
organizacional, que compreende a missão, a visão e os valores da empresa, pilares da
gestão estratégica.

Após a organização ter a identidade organizacional definida, é o momento de traçar os
caminhos, por meio dos objetivos organizacionais, metas e ações a serem realizadas, e o
papel de cada um no processo.

É importante destacar que a liderança deve estar presente constantemente, não
somente para dar ordens e solicitar relatórios, mas para ajudar os colaboradores em
suas dificuldades, solucionar problemas, e apoiar o processo como um todo, trazendo
segurança aos colaboradores ao longo do processo de mudança.

Simplifique o SGQ

Esta é uma das partes mais delicadas da Gestão da Qualidade, que é a efetivação da
mudança e automatização dos planos que estavam no papel. O processo de implantação
de ferramentas é delicado, pois consiste em mudar as atividades já existentes, colocando
novas tecnologias para gerir as mudanças, produzir relatórios e outras atividades.

Neste ponto, a liderança deve se fazer muito presente para dar apoio quando as
dificuldades surgirem, principalmente porque a inserção de novas tecnologias pode vir
acompanhada de muita resistência por parte dos colaboradores, que muitas vezes tem
dificuldade com computadores e métodos novos.

 

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