Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (47) 3209-0581

Blog

A importância de um software para auxiliar o processo de calibração

Você sabia que um bom software pode lhe auxiliar no processo de calibração dos seus equipamentos e na eficiência da sua empresa? Leia mais!
blog, Calibração

A importância de um software para auxiliar o processo de calibração

Se você trabalha com equipamentos, deve conhecer a importância do software para auxiliar na calibração dos equipamentos para manter as operações em excelente funcionamento e garantir a qualidade dos seus serviços.

Nesse sentido, vamos te explicar a seguir o que é a calibração, como ela funciona, qual a sua importância e como utilizar um bom software de gestão como aliado nos prazos e controle de todo o processo.

O que é a calibração?

Antes de tudo, vamos começar explicando o que é a calibração e qual a sua importância para a Gestão da Qualidade.

Segundo o disposto no Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais da Metrologia, a calibração consiste no conjunto de operações que estabelece, sob condições específicas, a relação entre os valores indicados por um instrumento ou sistema de medição, os quais são representados por uma medida materializada ou de referência, e os valores correspondentes às grandezas estabelecidas por padrões.

Perceba que este conceito está diretamente ligado à sistematização das medições de condição de uso dos equipamentos, comparando os valores de medida do instrumento com os valores padrão, ajustando-os da forma mais efetiva possível.

Sendo assim, a calibração está associada aos conceitos da metrologia, prezando sempre pela melhor administração dos equipamentos, para que não haja a sua degradação, e claro, custos excessivos para a empresa.

Nesse sentido, a calibração é realizada considerando diversos aspectos, sendo eles:

  • Condições ambientais da sua empresa;
  • Parâmetros e definições de mensuração;
  • Operador do equipamento, seus conhecimentos e uso da ferramenta;
  • Procedimento de medição;
  • Equipamento de medição;
  • Resultado da medição.

Além desses aspectos, a calibração ainda avalia se existe efetividade do aparelho ou equipamento de medição, e por isso, um software de gestão é um dos melhores aliados ao longo de todo o processo.

Agora que você já sabe o que é a calibração, vamos falar sobre a sua importância e sobre como um software pode auxiliar nos processos de medição e validação.

Qual a importância da calibração e software de gestão

Sabendo que os equipamentos ou instrumentos tendem a sofrer depreciação e degradação ao longo do tempo, a calibração surge como uma forma de diminuir os custos e falhas no processo.

Nesse sentido, um bom software de gestão pode auxiliar nos processos de padronização e medição do desempenho, avaliando o desempenho dos equipamentos e acompanhando os processos, verificando os parâmetros e erros que podem acontecer durante o processo.

Entretanto, é importante lembrar que todos os processos devem ser acompanhados, para que a gestão possa identificar os pontos críticos do processo e tentar minimizá-los ao máximo.

Em contrapartida, quando os processos não são acompanhados de perto, ou ainda, não conseguimos identificar a raiz do problema, o risco de falhas, resultados errados e custos com retrabalhos são muito maiores, o que afeta diretamente no controle da qualidade.

Por isso, a calibração é essencial para que os processos funcionem de forma correta, sendo esta a melhor maneira para realizar o controle de processos e garantir a qualidade.

Contudo, é importante lembrar que os processos de calibração devem ser realizados periodicamente, atendendo aos parâmetros da Gestão da Qualidade e da Metrologia.

Fatores importantes para a calibração dos seus equipamentos

Existem alguns pontos essenciais para a calibração de equipamentos, e podemos elencar como os principais:

  • Periodicidade da calibração, tal como a data da última realização;
  • Área da atuação, pois as empresas que atuam na área da saúde e ambiental devem estar com os equipamentos calibrados para não haver riscos à vida ou ao meio ambiente;
  • Condições apropriadas para manter os equipamentos sempre em boas condições, evitando assim a perda de calibração;
  • Temperatura do ambiente, pois em alguns casos pode afetar o desempenho e o funcionamento do equipamento, e claro, dos resultados da calibração;
  • Prazos de cada calibração;
  • Análise do resultado da calibração, emissão da certificação de calibração e documentos fornecidos pelos fabricantes.

A priori, todos esses detalhes podem ser informações demais para lidar de forma manual, e por isso, o software de gestão pode ser um grande aliado desse processo de calibração.

Como um software pode te ajudar nesse processo

Um dos pontos mais importantes para a calibração é a gestão dos prazos e dos cerificados de calibração, garantindo que todos os processos ocorram dentro dos prazos.

Pensando nisso, o 8Quali criou um módulo dentro do software voltado especificamente para a gestão de calibração, onde você pode cadastrar os seus equipamentos e realizar o controle dos status, se ele foi aprovado ou reprovado na calibração.

Além disso, você pode gerenciar os resultados dentro do software, monitorando os equipamentos e recebendo notificações de prazo por e-mail.

Com o 8Quali você consegue garantir que todos os seus equipamentos estão no prazo correto de calibração e mantém seus históricos de calibração com os seus certificados.

Com o 8Quali você automatiza o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Solicite uma demonstração gratuita em nosso site.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine Nossa Newsletter

Close Bitnami banner
Bitnami