Soft skills na Qualidade: desenvolvendo habilidades interpessoais
Soft skills na Qualidade: desenvolvendo habilidades interpessoais
Falar sobre as soft skills na Qualidade é importante, pois, como sabemos, trabalhamos em uma área muito técnica e, muitas vezes, regida por normas. Isso, se não trabalhado da forma correta, pode acabar deixando de lado o fator humano e interpessoal. Quando isso acontece, podemos enfrentar vários problemas, que vão desde as dificuldades de relacionamento entre as pessoas até mesmo a um excesso de documentação e, por consequência, mais burocracia.
Dessa forma, principalmente para gestores e profissionais da liderança, as soft skills são fundamentais, pois o sucesso nessa área vai além das competências técnicas. É preciso engajar as equipes e ajudá-las a se comprometer com o trabalho e praticar a qualidade diariamente. Além disso, ter boas habilidades comportamentais ajuda a manter um ambiente mais tranquilo e agradável, bem como a superar conflitos e amenizar dificuldades.
As soft skills permitem que os gestores de qualidade (e colaboradores) não apenas apliquem metodologias, ferramentas e diretrizes, mas também promovam uma cultura de melhoria contínua, liderem mudanças e influenciem positivamente as equipes. Ou seja: tudo de bom! Por isso, no texto de hoje, vamos falar sobre esse aspecto fundamental da gestão! 😉
O que são Soft skills?
O termo soft skills vem do inglês e pode ser traduzido em algo como “habilidades suaves” ou “não técnicas“. Ele tenta demonstrar que existem competências que não estão diretamente ligadas aos aprendizados técnicos necessários em determinado cargo ou profissão. Geralmente, esses tipos de habilidades estão relacionados a interação entre as pessoas e a características interpessoais.
Nesta linha, elas seriam a oposição direta às “hard skills” ( algo como “habilidades duras“), que representariam então as competências técnicas específicas de uma área ou setor. Dessa forma, as soft skills envolvem diversos fatores de difícil análise, tais quais os traços de personalidade de um profissional, seu comportamento e também suas capacidades emocionais.
Geralmente, como dito, as soft skills são subjetivas e, por isso, difíceis de medir ou monitorar diretamente. Porém, elas são extremamente importantes para o sucesso no ambiente de trabalho, bem como para a manutenção de bons processos.
As principais Soft skills na Qualidade e Gestão
A lista de possíveis habilidades comportamentais é extremamente extensa, contando com itens como criatividade, empatia, inteligência emocional e até mesmo persuasão. Todas elas são importantes na qualidade, porém neste texto focamos nas que consideramos a 3 principais e que mais estão presentes no dia a dia de um profissional da qualidade. Vamos lá?
1 – Comunicação na Gestão da Qualidade
A comunicação é, talvez, o fator mais importante nesta lista, pois ela perpassa e define todas as interações humanas. Um bom profissional técnico precisa saber transmitir seus conhecimentos e explicar claramente o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e as diretrizes da empresa. Além disso, os valores, visão e missão da empresa, assim como a política e os objetivos da qualidade, precisam ser transmitidos para as pessoas. Dessa forma, possuir boa comunicação é fundamental.
Vale lembrar, também, que a comunicação envolve diversos fatores e abrange tanto a comunicação oral quanto escrita. Na comunicação oral, são reuniões, conversas diárias e instruções que precisam diretamente de uma boa fala e até mesmo oratória. Já na área escrita são e-mails, procedimentos escritos, instruções e diversos outros momentos que vão fazer diferença na hora de se comunicar com as pessoas.
Diálogo e resolução de conflitos
Ainda dentro da importância da comunicação como uma das soft skills na Qualidade, podemos falar também da famosa resolução de conflitos. Ela, por si só, é uma habilidade comportamental rara, porém extremamente necessária na nossa área.
Afinal, por exemplo, quando surgem não conformidades ou falhas, pode haver tensões e “brigas” internas e até mesmo externas. Na hora das auditorias, então, quem nunca ficou sabendo de uma discussão acalorada entre auditor e auditado, ou então uma divergência na hora dos apontamentos.
Assim, possuir boas habilidades interpessoais e saber mediar e acalmar conflitos (e negociar soluções, é claro!) pode ser a diferença entre um SGQ de sucesso e uma empresa estagnada e burocrática, que culpa as pessoas ao invés de melhorar os processos!
2 – Gestão de mudanças e resiliência!
A resistência a mudanças é um dos problemas mais citados por profissionais da qualidade, seja em qual setor for! Tanto que aposto que você já ouviu a frase “Mas nós sempre fizemos assim…”. Por isso, não dá para falar de soft skills na Qualidade sem falar sobre a adaptabilidade ou flexibilidade a mudanças.
A gestão da qualidade envolve lidar com imprevistos e mudanças, alterações de processos e redefinições constantes. Dessa forma, possuir habilidades interpessoais como flexibilidade e capacidade de adaptação permitem que o profissional recorra a diferentes estratégias conforme necessário.
Além disso, é claro, é impossível que você cobre mudanças e uma postura mais proativa e voltada a melhoria contínua se você não for assim. O exemplo é um dos fatores mais importantes de uma boa liderança e por meio dele motivamos e incentivamos outras pessoas! E isso nos leva à próxima dos nossas importantes soft skills na Qualidade:
3 – Liderança e capacidade de incentivar e motivar pessoas
Tudo que envolve gestão da qualidade envolve equipes e pessoas, desde a atualização de um procedimento até a tratativa de uma não conformidade. Dessa forma, liderar mudanças e influenciar o comportamento das equipes são tarefas comuns e extremamente necessárias para o sucesso do SGQ.
Um profissional da qualidade com soft skills voltadas à liderança e relacionamento pessoal tem maiores chances de inspirar e engajar a equipe, tornando mais fácil a adoção de novas práticas e a conquista de importantes melhorias. Se ele for gestor, então, eu diria que essa habilidade é quase que obrigatória!
Soft skills na qualidade: cultivando boas práticas através das relações humanas
Precisamos compreender que o mercado está, dia a dia, mais dinâmico e interconectado, práticas que antigamente funcionavam e se consolidaram com o tempo, hoje, não necessariamente irão funcionar. Assim, restringir a gestão da qualidade apenas as normas e processos técnicos é um grande erro.
As soft skills, por outro lado, surgem com componentes, ferramentas e habilidades cruciais para a eficácia de qualquer sistema de gestão (seja da qualidade, meio ambiente, segurança ocupacional ou qualquer outro), bem como para os processos ou ambientes empresariais. Elas não apenas facilitam a comunicação e a resolução de conflitos, mas também promovem uma cultura de mudança e inovação, essencial para a melhoria contínua e para alcançar resultados incríveis! 🚀
Portanto, investir no desenvolvimento dessas habilidades é investir no futuro da qualidade e de nossas empresas como um todo. Profissionais que dominam soft skills estarão, portanto, melhor preparados para liderar suas equipes em direção ao sucesso, transformando desafios em oportunidades. Ao cultivarmos ambientes de colaboração e engajamento, melhoramos o desempenho das pessoas e contribuímos para uma organização mais resiliente e adaptável.
Lembre-se: a qualidade começa com as pessoas! Ao aprimorar nossas soft skills, nos tornamos agentes de mudança, capazes de guiar nossas equipes rumo a um padrão de excelência elevada. A hora de agir é agora, vamos juntos transformar a gestão da qualidade!
Simplifique sua gestão da qualidade com o 8Quali! Descubra como nosso software pode transformar processos complexos em resultados ágeis e eficientes. Clique no botão abaixo e fale conosco: