Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (47) 3209-0581

Blog

Diferenças entre Eficiência e Eficácia no SGQ

No artigo de hoje vamos falar sobre a eficiência e eficácia e como eles são importantes para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). 
blog

Diferenças entre Eficiência e Eficácia no SGQ

Você realmente sabe a diferença entre os conceitos de eficiência e eficácia? No artigo de hoje vamos falar sobre estes conceitos e como eles são importantes para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Antes de tudo, é importante dizer que muitas pessoas confundem os conceitos de eficiência e eficácia, embora possuam significados distintos.

Ademais, é importante compreender que ser eficiente é diferente de ser eficaz, e que ambos os conceitos são válidos e dependem dos objetivos da sua organização.

Portanto, vamos falar sobre cada um deles e como funcionam na prática, principalmente dentro do SGQ.

O que é a eficiência?

De acordo como significado que existe no dicionário, a eficiência pode ter os seguintes conceitos:

  1. Poder ou capacidade de ser efetivo, efetividade, eficácia.
  2. Virtude ou característica de (alguém ou algo) ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios.

Sendo assim, a eficiência está ligada com a maximização dos recursos disponíveis, ou seja, fazer muito mais com menos de forma excelente.

Também podemos dizer que a eficiência está diretamente ligada ao conceito de produtividade e de cumprir exatamente o que foi planejado.

Outro detalhe é que a eficiência também está relacionada a produzir ou executar as ações de maneira correta e sem erros, utilizando os recursos disponíveis sem desperdícios e sem elevar os custos do projeto.

Ou seja, se você tem um projeto ou uma demanda para entregar, ela será considerada eficiente se você conseguir executá-la com qualidade, economizando os recursos disponíveis e fazendo menos investimentos.

O que é a eficácia?

Também falando do significado da palavra, a eficácia possui os seguintes significados:

  1. Virtude ou poder de produzir determinado efeito.
  2. Qualidade ou caráter do que é eficaz.
  3. Segurança de um bom resultado, validez, serventia, eficiência.

Perceba que o conceito de eficácia está voltado diretamente para o resultado, e não para a economia dos recursos em si, desde que o objetivo de determinada ação seja alcançado.

Assim, podemos dizer que a eficácia está voltada para a realização de determinada ação, sem considerar os meios utilizados para alcançá-lo.

Nesse sentido, a eficácia está relacionada com o resultado, ou seja, com o objetivo final. Sendo assim, quando se atinge o objetivo e o cumprimento das metas e do que foi planejado, podemos dizer que a empresa está sendo eficaz.

Entretanto, é importante dizer que para ser eficaz, é necessário traçar os objetivos, prazos e resultados esperados para o seu projeto, delineando a base para que você possa realizar as ações necessárias.

Diferenças entre a eficiência e eficácia

Nesse sentido, é possível perceber que a eficiência e a eficácia são diferentes uma da outra, e que ser eficiente não significa ser eficaz.

Sendo assim, a diferença entre os conceitos é muito sutil, sendo elas:

  • Eficiência: relacionada à economicidade do processo, que é fazer menos com mais;
  • Efetividade: relacionada diretamente com os resultados, independente dos seus meios.

Outro detalhe que é muito importante compreender é que ambos os conceitos são essenciais para a organização, inclusive para o SGQ.

Impacto da eficiência e eficácia no SGQ

Agora que você já sabe a diferença entre os conceitos, vamos falar sobre o impacto deles na SGQ.

Primeiramente, é importante dizer que a norma ISO 9001:2015 prevê, nos aspectos da abordagem do processo, a importância da implementação do SGQ para contribuir com a eficiência e eficácia na organização.

Sendo assim, é essencial que a organização veja como prioridade a implementação dos dois conceitos, aliados com o SGQ, de modo a elevar o desempenho de todo o processo.

Outro detalhe muito importante relacionado ao SGQ é a questão do funcionamento do processo, já que os objetivos da qualidade devem considerar os seguintes aspectos:

  • O que será feito ao longo do processo;
  • Quais os recursos serão necessários, e aqui podemos considerar a aplicação do conceito de eficiência;
  • Quem serão os responsáveis pelo processo e por cada etapa dele;
  • Prazos de conclusão de cada atividade;
  • Como os resultados serão avaliados, e aqui podemos aplicar o conceito de eficácia.

Por isso, ambos os conceitos estão relacionados diretamente com a Gestão da Qualidade e com a melhoria contínua dos processos.

Assim, se você está em busca de implantar o SGQ em sua empresa, é fundamental saber a diferença entre os conceitos de eficiência e eficácia.

Com o 8Quali você automatiza seu sistema de gestão da qualidade. Solicite uma demonstração gratuita em nosso site.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Close Bitnami banner
Bitnami