O que é balanced scorecard?

O que é balanced scorecard?
Em 1997 Robert Kaplan e David Norton, criaram uma metodologia de gestão de desempenho chamada balanced scorecard também conhecido pela sigla (BSC). Esta metodologia traduz a missão, visão e estratégia da empresa em objetivos e ações conectando todos os setores. Pois todos os setores precisam de indicadores de desempenho conectado com a estratégia da empresa.
A principal diferencial do BSC é considerar várias perspectivas sobre a empresa, buscando equilíbrio entre os indicadores de uma mesma perspectiva. Antes do BSC as empresas somente mediam indicadores contábeis e financeiro, não analisando indicadores relacionado ao cliente ou processos internos.
A metodologia do BSC informar que temos criar 4 perspectivas, que são as seguintes perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Seu objetivo é de criar ações que gere equilíbrio em curto, médio e longo prazo na empresa de forma interna e externa. Outro objetivo de usar o BSC é de promover a sinergia entre os funcionários na organização.
Quatro perspectivas:
- Financeira: indicadores com os resultados financeiros de médio, curto e longo prazo
- Clientes: utilizado indicadores como satisfação do cliente, índice de reclamações, percentual de participação no mercado, imagem e reputação da organização para medir a participação de mercado;
- Processos internos: indicadores para verificar a qualidade de serviços, medidas de garantia e índices de produtividade, entre outros que possuí o objetivo de inovar, aperfeiçoar os processos de sua operação;
- Aprendizado e crescimento: indicador que possui a responsabilidade de medir o capital intelectual da organização e sua satisfação. Geralmente é utilizando técnicas para medir o clima organizacional, competência dos funcionários.
Exemplo de indicadores BSC
Perspectiva | Indicadores |
Financeira | Fazer a gestão de risco do negócio Aumentar o faturamento |
Clientes | Oferecer produtos competitivos Reduzir números de chamados Melhorar a satisfação do cliente Clientes que cancelaram Total de clientes |
Processos internos | Redução de custo Aumentar a capacidade de produção Índice de produtividade Melhorar a devolução do produto |
Aprendizado e crescimento | Manter os funcionários motivados Retenção de funcionários Funcionários com ensino superior |
Algumas vantagens em implementar O Balanced Scorecard
A uma grande vantagem de implementar a metodologia é que irá fornecer uma imagem do planejamento estratégico da empresa de forma simples e transparentes para todos os colaboradores, dessa forma gerando mais sinergia entre os setores.
Ele também ajuda a estruturar melhor os indicadores com os objetivos da empresa e dessa forma é mais fácil para o gestor tomar uma decisão.
Uma dica para fazer gestão do seu BSC, gerenciar plano de ações, engajar o seus funcionários é usando software para você visualizar os resultados dos seus indicadores, resultados da suas perspectivas e criar plano de ações.
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