O que são requisitos de clientes, da ISO 9001:2015 e da qualidade?
A palavra requisitos está sempre na cabeça de quem trabalha com qualidade. Requisitos para produtos e serviços, requisitos do cliente, requisitos estatutários e regulamentares, requisitos da norma, da própria organização etc. Na ISO 9001:2015 (que, veja só, é um conjunto de requisitos!) essa palavra aparece …
Qual a relação entre as não conformidades e a evolução da empresa?
Você recebe uma reclamação, o cliente afirma que seu produto não foi entregue conforme foi pedido, e agora? Isso indica que algum requisito deste cliente para este produto não foi atendido, o que significa então que você está diante de uma das temidas não conformidades …
A importância do Foco no Cliente para as organizações e a ISO 9001:2015
Grande parte das organizações sempre está preocupada em oferecer o melhor serviço e satisfazer seus clientes. Afinal, eles são uma parte importantíssima para qualquer sistema de gestão (seja da qualidade ou de qualquer outro). Porém, nem sempre isso é uma tarefa fácil, além de exigir …
SGQ: Tudo que você precisa saber sobre o sistema de gestão da qualidade!
Ter um bom SGQ é sinônimo de melhoria contínua e qualidade nos processos. Mas afinal, como ele pode impactar na gestão das organizações e estratégias de negócio? Pensando nisso, listamos aqui os pontos principais sobre o tema, tal como o que é o SGQ, seu …
A importância da calibração em dia para a segurança nos resultados
Um equipamento de medição tem um tempo de vida útil e, por isso, é necessário que o usuário ou gestor avalie seu desempenho regularmente. Uma das formas mais comuns de caracterizar e avaliar esse desempenho é deixar sempre a calibração em dia. A calibração é …
Planejamento Estratégico, operacional e tático: Quais são as suas diferenças?
Você e sua empresa sabem qual a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional e como cada um deles pode ser aplicado em sua organização? Não é segredo algum que para que uma organização alcance os seus objetivos, é necessário ter clareza e direcionamento para …
Descubra como evitar custos desnecessários em sua empresa com indicadores de não conformidades
Você sabia que é possível evitar custos desnecessários em sua empresa por meio da definição dos indicadores de não conformidades? Uma boa gestão organizacional é aquela que se preocupa efetivamente com a compreensão e melhoria dos processos internos, o que resulta em uma tomada de …
ESG: Você sabe o que é?
Você sabia que o ESG é sinônimo de sustentabilidade, responsabilidade social, governança e melhores práticas organizacionais? Dentro de um mercado altamente competitivo, é essencial que as organizações se destaquem não somente na parte na financeira e estratégica, mas em suas ações como um todo. Para …
Checklist: O que é, quais seus benefícios e dicas de como fazer o seu checklist de sucesso
O checklist, também conhecido como folha de verificação, é uma das ferramentas mais utilizadas na Gestão da Qualidade e nos processos de auditoria, tanto para verificar quanto para controlar os processos. Nesse sentido, vamos falar a seguir sobre o que é um checklist, benefícios de …
O que é SAC e porque ele é tão importante para sua empresa?
Não é segredo nenhum que a internet revolucionou as comunicações, tanto dentro quanto fora das empresas, e uma das comunicações que passaram por essas transformações foi o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Apesar de o seu conceito ter sido difundido muito recentemente, o SAC …