Blog da Qualidade Eficaz

O que é Melhoria Contínua?

melhoria continua

Melhoria contínua é uma atividade planejada, com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos e a satisfação dos clientes.

A norma ISO 9001:2015 traz na seção 10.3 (Melhoria Contínua) a necessidade da organização em melhorar continuamente os seus processos e que esta sistemática se torne um processo permanente, devendo a empresa integrar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nos seus processos de negócios.

 

Integrando a melhoria contínua nos negócios da empresa

Para promover a melhoria contínua dentro da empresa são utilizados programas que englobam questões relacionadas à qualidade e produtividade, também chamados de Kaizen, onde a premissa é: “hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”.

Os dois programas mais conhecidos e utilizados nas empresas são:

 

Melhoria contínua

  • CCQ: os círculos de controle da qualidade (ccq´s) promovem a melhoria contínua através de projetos elaborados por grupos de colaboradores (circulistas), onde os problemas do dia a dia são tratados e corrigidos, agregando para a empresa melhorias nas áreas de: saúde e segurança, redução de desperdícios/retrabalho, aumento de lucratividade, entre outros.

 

 

  • Programa 5S: a sistemática é baseada nos 5 sensos de: utilização, organização, limpeza, saúde/segurança e disciplina, onde todos os colaboradores da empresa são treinados e conscientizados sobre cada senso e são realizadas auditorias para verificar se os sensos estão sendo cumpridos, promovendo assim melhorias no ambiente de trabalho e comportamentais, auxiliando inclusive na adesão de todos os colaboradores para a cultura da qualidade.

 

 

Em todos esses programas indica-se o uso de ferramentas da qualidade, tanto para determinação das causas (diagrama de Ishikawa, 5 Porquês) quanto para elaboração do plano de ação (PDCA, 5W2H).

 

O que avaliar antes de implementar um programa de melhoria contínua

  • Analise e avalie a situação atual;
  • Estabeleça os objetivos para a melhoria;
  • Pesquise sobre as ações envolvidas na implantação de cada programa (atividades, responsáveis, recursos necessários);
  • Implemente a metodologia escolhida;
  • Analise a implementação e verifique se os objetivos estão sendo alcançados.

 

Independentemente do programa escolhido, todos demandam persistência até que se torne um hábito dentro da empresa, pois são ações que promovem uma mudança cultural tanto na organização quanto nos colaboradores.

Sendo assim, o processo pode ser lento para alguns e rápido para outros, mas na medida em que as pessoas percebem as melhorias a empresa o processo torna-se cada vez mais natural e sustentável.

 

Clique no botão abaixo e solicite um teste por 20 dias:

Teste Grátis!

 

Melhoria contínua

Gostou desse post? Então curta nossa página e compartilhe com seus colegas da qualidade!!

Deixe também seu comentário sobre o que achou do texto, dúvida e/ou sugestões para outros posts. Assim você estará nos ajudando a te ajudar  😀

15 Comments

  1. […] dos líderes, sentindo que eles também apoiam e praticam a Qualidade na empresa e buscam pela melhoria contínua dos […]

  2. […] Por isso, quanto mais cedo forem detectadas possíveis Não Conformidades no Sistema de Gestão da Qualidade na empresa, melhores serão seus resultados. Além de ajudá-la a atingir os objetivos definidos na estratégia, esse sistema permite a otimização dos processos, garantindo produtos e serviços com mais qualidade através da melhoria contínua. […]

  3. […] A acreditação final é concedida pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, com base nas recomendações da equipe que fez a visita ao laboratório. Caso seja aprovado, o laboratório recebe um Certificado Oficial e deve realizar avaliações periódicas. […]

  4. […] É importante que neste momento a Alta Direção esteja envolvida, de acordo com a criticidade da não conformidade, visto que eles são os gestores do Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização e devem estar a par das situações críticas e melhoria dos processos. […]

  5. […] seu comprometimento com a qualidade e o atendimento às necessidades dos clientes. Visando à melhoria continua nos processos e produtos, refletindo as intenções e diretrizes da organização, relativas à […]

  6. […] Melhoria contínua dos processos: padronização na execução das tarefas e uso dos equipamentos, eliminação de retrabalhos e minimização de desvios e/ou esquecimentos em uma mesma atividade) […]

  7. […]         Neste nível já começam a serem inseridas as avaliações referentes à documentação, auditorias internas, registros de analises críticas e grupos de melhoria contínua. […]

  8. […] TQM é uma metodologia baseado na melhoria contínua de produtos, serviços e processos desenvolvidos pela organização, sempre buscando uma maior […]

  9. […] bem como o controle e direcionamento, dos assuntos que dizem respeito a qualidade, todos visando a melhoria contínua dos processos e a satisfação do […]

  10. […] na melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade da […]

  11. Como elaborar um plano de ação 5w2h? - 8IDEA

    […] conjunto de tarefas que visam atingir um objetivo, seja este corrigir um problema ou realizar uma melhoria no processo. É uma ferramenta de planejamento fundamental para dar andamento às iniciativas e dar […]

  12. […] liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem de sistemas para gestão, melhorias contínuas, abordagem factual para tomada de decisões e relacionamento com fornecedores visando benefícios […]

  13. O que é ISO 9000? - 8IDEA

    […] da família ISO 9000 é a 9001 que possuem características como foco no cliente, motivação e melhoria contínua. A implantação da norma ajuda a garantir que os clientes utilizem produtos e serviços de boa […]

  14. O que é PDCA e como utilizar? - 8IDEA

    […] O método PDCA é utilizado para gerenciar e/ou otimizar os processos da organização, com o objetivo de garantir a eficiência das ações/projetos planejados e, consequentemente, promover a melhoria contínua. […]

  15. […] a importância de a mesma estar presente em todos os setores da Empresa. Tratava a Qualidade e Melhoria Contínua como uma filosofia de análise e planejamento […]

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *