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Gestão DE Processos ou Gestão POR Processos – qual devemos fazer?

Gestão DE Processos ou Gestão POR Processos – qual devemos fazer?
Qualidade

Gestão DE Processos ou Gestão POR Processos – qual devemos fazer?

Mesmo que a Gestão DE Processos e a Gestão POR Processos pareçam ser o mesmo, há diferenças fundamentais. Ambas são abordagens muito distintas e podem nos ajudar de diferentes maneiras. Bem como, não entender bem a diferença entre elas pode nos levar a uma visão sistêmica muito baixa, o que pode trazer diversos prejuízos a empresa.

O primeiro deles é o excesso de departamentalização, criando departamentos (ou setores) isolados e desengajados do restante da empresa. Além disso, é provável que muitas oportunidades de melhoria se percam e até mesmo que as necessidades e expectativas do cliente acabem ficando de lado.

Outro grande problema é que a falta dessa visão mais ampla proporcionada por esses dois tipos de abordagens acaba criando diversas redundâncias nos sistemas, o que gera ineficiência e até mesmo burocracia desnecessária. 

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar as diferenças entre Gestão DE Processos e Gestão POR Processos. Até o final do artigo você entenderá ambas as visões e conseguirá aplicar uma gestão mais assertiva na sua empresa. Além disso, saberemos qual desses tipos de gestão devemos fazer, será que existe uma correta? Qual é a melhor para sua empresa alcançar mais resultados? Fique comigo até o final e descubra! 😊

O que é Gestão DE Processos – visão interna e mais produtividade

A Gestão DE Processos é muito famosa e poucos profissionais nunca ouviram falar dela. Além disso, é a mais praticada, mesmo que de forma inconsciente. Muitas empresas e pessoas não estudaram formalmente esta abordagem, mas ainda assim a utilizam em seu dia a dia, gerenciando suas atividades com foco em ser mais eficientes e lucrativas.

De forma resumida, podemos dizer que a Gestão DE Processos é um conjunto de práticas, técnicas e métodos utilizados para gerenciar e otimizar os processos internos de nossas organizações.

Nela, o foco está na identificação, documentação, análise, melhoria e controle dos processos que compõem as atividades da empresa. Muitas vezes, ela acaba focando nos processos de forma mais isolada, procurando formas de torná-los mais rápidos, baratos e otimizados. Aqui, a palavra de lei é o aumento da produtividade e a redução de custos e gastos.

Gestão POR Processos – visão sistêmica e satisfação das partes interessadas

Por outro lado, a Gestão POR Processos é menos conhecida, e muitos profissionais sequer sabem de sua existência. Para eles, “É tudo a mesma coisa”. Ela pressupõe maior nível de planejamento e nem sempre será feita de forma mais natural, tal qual é possível fazer a Gestão DE Processos. Da mesma forma, será preciso maior nível de treinamento e competências para executá-la corretamente.

Isso tudo porque a Gestão POR Processos corresponde a uma abordagem mais ampla, e muito mais estratégica. Ela procura enxergar a organização como um conjunto de processos integrados e completamente interdependentes. Nesta abordagem, os processos são gerenciados de forma transversal, literalmente atravessando diferentes departamentos (ou setores) e funções.

Enquanto a Gestão DE Processos foca em 1 processo, individualmente, a Gestão POR Processos procura compreender o todo e como os processos interagem e impactam uns aos outros. Nessa abordagem, tantos, as melhorias quanto otimizações são avaliadas no todo e só fazem sentido se toda a cadeia for positivamente afetada.

Neste tipo de visão mais sistêmica, as necessidades e expectativas dos clientes do processo, sobretudo as do cliente final, estão sempre a frente e devem ser sempre os norteadores dos processos, sejam eles de produção, medição, monitoramento ou melhoria!

DE ou POR: é possível focar em apenas uma abordagem?

Enquanto a Gestão DE Processos, essencialmente, tem foco na eficiência e otimização de processos internos, muitas vezes em alguns em específico, a Gestão POR Processos visa a integração e gestão transversal dos processos, focando em atuar para alcançar objetivos estratégicos. 

Dessa forma, não podemos cair na armadilha de pensar de uma OU de outra forma. Para realmente alcançar os objetivos e resultados superiores, ambas as abordagens são essenciais e vitais para as empresas. Assim, o correto é conseguir trabalhar tanto com o foco “DE” quanto com o foco “POR” processos.

De maneira mais gerencial e estratégica, a Gestão POR Processos atua de forma ampla, direcionando os rumos da empresa e trazendo para o jogo, as necessidades e expectativas das partes interessadas. Ela cuida para que TODOS os processos estejam direcionados e focados em entregas melhores e que façam mais sentido diante da VISÃO, MISSÃO e VALORES da empresa.

Enquanto isso, no operacional, a Gestão DE Processos procura as melhores e mais eficientes formas de executar o trabalho e atender as partes interessadas. Assim, uma melhoria ou mudança só fará sentido se o todo se beneficiar. Ela atua nas atividades do dia a dia e na gestão do que é preciso fazer, criando mais eficiência e otimização sem perder os objetivos estratégicos da organização.

Portanto, respondendo de forma definitiva à pergunta do título: a única forma de conquistar resultados realmente superiores é com uma gestão completa, que consiga unir ambas as abordagens e fazer com que elas contribuam entre si! Precisamos tanto de uma visão estratégica, que perpasse todos os processos, quanto de uma visão focada que busque melhorias no âmbito operacional!

A importância de um software para a integração DE e POR processos

Contar com um bom Software de Gestão da Qualidade (SGQ) vai facilitar muito tanto a Gestão DE Processos quanto a Gestão POR Processos. Ele pode centralizar as informações do SGQ, facilitando acesso aos dados e permitindo uma visão integrada dos processos e das melhorias identificadas. Isso significa que ele facilita tanto a visão sistêmica quanto o trabalho direcionado às otimizações de processos em específicos (“DE” e “POR”).

Além disso, com o 8Quali, a automatização existente reduz muito os erros e tarefas manuais, o que também libera tempo para atividades mais estratégicas. Da mesma forma, nós oferecemos ferramentas para monitoramento e análise de desempenho, promovendo não só a colaboração entre os setores e departamentos, como também integrando os feedbacks dos clientes e outras partes interessadas.

Por fim, seja na Gestão DE ou na Gestão POR Processos, o 8Quali facilita a conformidade, a implementação de ciclos de melhoria contínua e a integração entre processos com diversas outras ferramentas empresariais. Ele ajuda a potencializar as práticas de gestão, proporcionando uma abordagem mais eficiente para alcançar resultados infinitamente superiores🚀

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