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O que é Diagrama de Tartaruga?

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O que é Diagrama de Tartaruga?

A Gestão da Qualidade está diretamente relacionada à Gestão por Processos nas organizações, pois para que haja a qualidade, é necessário que os processos fluam de forma efetiva como um todo, para o bom funcionamento da empresa.

Uma Gestão por Processos eficaz impacta diretamente na qualidade dos produtos ou serviços ofertados pela empresa, garantindo assim a estabilidade do processo total.

Além disso, uma estruturação por processos eficaz é importante porque proporciona para a empresa diversos benefícios, como por exemplo, uma visão mais clara da empresa como um todo, contemplando os seus fornecedores, clientes, recursos e o custo de toda esta estrutura.

Outra vantagem da Gestão por Processos é a possibilidade de estabelecer processos e atividades bem claras, o que tem impacto direto na comunicação interna da empresa, pois define de forma muito específica as responsabilidades de cada integrante da empresa e qual o fluxo
das ações que formam este processo.

Uma empresa que adota a Gestão por Processos consegue enxergar suas atividades de maneira clara e concisa, através de fluxogramas, que consistem na representação gráfica de todas as atividades que compõem o processo produtivo, seja do produto ou serviço oferecido.

Agora que já conhecemos a importância da Gestão por Processos e sua correlação com a Gestão da Qualidade, vamos abordar uma ferramenta conhecida como Diagrama de Tartaruga.

Esta ferramenta é utilizada na análise do processo, identificando suas fases e seus elementos.

O Diagrama de Tartaruga descreve o processo e suas atividades principais,
possibilitando a construção de um fluxograma do processo. Este fluxograma apresenta os caminhos do processo, como ele pode ser realizado, quais os métodos, técnicas, materiais, equipamentos, ferramentas e competências necessárias para a realização do processo, além dos indicadores de desempenho, entradas e saídas.

O Diagrama de Tartaruga deve ser aplicado em todos os macroprocessos que influenciam na gestão da qualidade, como demonstra a figura a seguir.


Este diagrama é iniciado pela identificação do processo, suas entradas e suas saídas. Em seguida, são detalhadas as informações sobre os requisitos de saída, visando identificar as necessidades e desejos do cliente, que são as chaves para o entendimento da importância e do impacto do processo para a entrega do produto ou serviço oferecido.

O segundo ponto a ser listado são as entradas do processo, ou seja, os insumos necessários para a produção do produto ou entrega do serviço oferecido pela empresa. Neste  ponto, é importante responder às seguintes perguntas: O que o cliente quer? Quais as solicitações do cliente? Quais as especificações regulamentares? O terceiro ponto a ser listado são as saídas do processo, ou seja, o produto ou serviço que será entregue ao cliente.

Neste ponto é importante responder às seguintes perguntas: O que
o cliente quer receber? Quais as especificações do produto?

O quarto ponto a ser listado são os recursos, ou seja, o que é necessário para o processo de transformação que gera o produto ou serviço entregue ao cliente. Neste ponto, é importante responder às seguintes perguntas: Quais as instalações, equipamentos e os materiais necessários para o processo produtivo?

O quinto ponto a ser listado é como o processo será organizado, ou seja, qual o método utilizado e quais os documentos norteadores do processo produtivo. Neste ponto, é importante responder às seguintes perguntas: Como os produtos são realizados? Quais os subprocessos, sequências e procedimentos adotados?

O sexto ponto a ser listado é quem, ou quais os recursos humanos necessários ao processo produtivo, e quais as competências, habilidades e treinamentos que serão oferecidos aos profissionais. Neste ponto, é importante responder às seguintes perguntas: Quem aplica os recursos? Quem é o dono ou responsável pelo processo e qual será o pessoal envolvido?

O sétimo ponto a ser listado são os resultados e indicadores de performance, ou seja, as metas de desempenho e performance do processo produtivo. Neste ponto, é importante responder às seguintes perguntas: Como é realizada a análise da eficiência do processo? Quais
as metas de desempenho?

Agora que conhecemos um pouco da teoria, vamos ver como esta ferramenta pode ser aplicada na prática?

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Sendo assim, esta ferramenta favorece a visão do cliente e fornecedor, das respectivas entradas e saídas para cada macroprocesso. Além disso, esta ferramenta informa a sequência das atividades, recursos e competências envolvidos, tal como os responsáveis pela execução, critérios de medição e processos de apoio.

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REFERÊNCIAS
ALBERTIN, Marcos. Planejamento avançado de qualidade: sistemas de gestão, técnicas e
ferramentas. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2018.

 

 

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