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Como desenvolver a política da qualidade? [ISO 9001:2015, item 5.2.1]

Como desenvolver a política da qualidade [ISO 90012015, item 5.2.1]
ISO 9001:2015

Como desenvolver a política da qualidade? [ISO 9001:2015, item 5.2.1]

No artigo de hoje, vamos abordar a construção de uma política da qualidade. Mas para isso, primeiramente, precisamos entender o que é a política da qualidade de uma empresa, não é mesmo?

A política da qualidade é uma declaração definida pela alta direção da empresa visando estabelecer as metas e o direcionamento em relação à qualidade. Ou seja, é o que a empresa busca em relação aos objetivos da qualidade, suas entregas e padrões de execução.

Agora, com o conceito alinhado, vamos ao objetivo deste artigo: sugerir formas da empresa estabelecer uma política da qualidade que transmita o propósito da organização e a ajude a alcançar resultados cada vez mais positivos. Vamos lá?

Construindo uma política de valor para sua empresa!

O primeiro passo para criar uma política da qualidade forte e representativa é estabelecer a metodologia de trabalho para sua elaboração.

Para fazer isso, alguns pontos são importantes. Vejamos:

  • Estabelecer um grupo de trabalho: é importante criar um grupo de trabalho com membros da alta direção e outros representantes de áreas relevantes da empresa. O grupo de trabalho será a referência quanto ao desenvolvimento da política da qualidade, bem como pela implementação dela no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ);
  • Identificar as necessidades e expectativas das partes interessadas: também é essencial realizar uma análise das necessidades e expectativas das partes interessadas, como clientes, fornecedores, colaboradores e órgãos reguladores. Isso ajudará a determinar os pontos a serem abordados na política da qualidade;
  • Definir o escopo: é preciso determinar o escopo da política da qualidade, levando em consideração os processos e atividades da empresa, produtos e serviços ofertados, além das necessidades e expectativas das partes interessadas;
  • Estabelecer os objetivos da qualidade: levar os objetivos em consideração no momento de criar a política da qualidade. É importante que esses objetivos estejam alinhados com as metas estratégicas da empresa e sejam revisados periodicamente garantindo assim a relevância das informações;
  • Desenvolver a política da qualidade: tudo pronto, é hora de desenvolver a política da qualidade com base nas informações levantadas a fim de que ela reflita o comprometimento da alta direção com a qualidade. Além da satisfação do cliente e do comprometimento com a melhoria contínua, é claro! E vale ressaltar: a política precisa ser clara, objetiva e concisa!

Política da Qualidade desenvolvida: o que fazer agora?

Política pronta, agora acabou o trabalho, né? Não, não e não! 🤣

Após o grupo de trabalho atender todos pontos que listamos acima, a política da qualidade precisará passar por mais algumas etapas. São elas:

  • Revisar e aprovar: a política da qualidade deve ser revisada e aprovada pela alta direção da empresa, garantindo assim que ela reflita as metas e direcionamentos da empresa em relação à qualidade;
  • Comunicar: é preciso comunicar a política da qualidade a todos os colaboradores da empresa, garantindo que cada um dos colaboradores tenha conhecimento do seu papel na empresa. Disseminar também para as demais partes interessadas;
  • Implementar: estabelecer os processos e procedimentos necessários para implementar a política da qualidade e fornecer treinamento adequado;
  • Avaliar e monitorar: é fundamental avaliar e monitorar a política da qualidade periodicamente, garantindo sua implementação e seu cumprimento de forma eficaz e eficiente. Bem como, se necessário, reformulando-a quando ela for assimilada por todos de maneira eficaz.

Basicamente, a política da qualidade é uma declaração formal da direção da empresa em relação à qualidade. Ela deve estar alinhada com os objetivos estratégicos da organização bem como sustentar os objetivos específicos do SGQ e metas dos indicadores de desempenho. 

É imprescindível que a implementação da política da qualidade seja feita de forma consistente em todos os processos da organização e seja monitorada e avaliada regularmente, garantindo sua eficácia e apoio aos processos.

Qual a relação da política da qualidade com o planejamento estratégico da empresa?

Trouxemos esse tópico pois muitas empresas definem a política da qualidade junto com o desenvolvimento do planejamento estratégico.

Não podemos deixar de dizer que a política da qualidade e o planejamento estratégico estão diretamente relacionados, pois ambos são elementos-chave que descrevem o papel da empresa e dão todo o direcionamento para o sucesso de uma organização.

O planejamento estratégico é o processo de definição da direção estratégica de uma organização e de estabelecer objetivos e metas a médio e longo prazo. A política da qualidade também é um processo em que a alta direção demonstra quais metas a empresa almeja em relação à qualidade.

Sendo assim, a política da qualidade fará muito mais sentido se estiver alinhada com os objetivos e metas estratégicos da empresa. Isso porque é importante que a política da qualidade reflita os valores e visão da empresa, bem como os objetivos estratégicos. 

Por exemplo, se a empresa tem como objetivo ser reconhecida como líder de mercado em qualidade, a política da qualidade precisa refletir esse compromisso e estabelecer comportamentos específicos e mensuráveis para alcançá-lo.

Além disso, a política da qualidade pode ser um guia para a tomada de decisões estratégicas da empresa. Isso porque a empresa que segue e prioriza uma política da qualidade forte, está definindo prioridades e expectativas em relação à qualidade. Isso pode ajudar a orientar a seleção de projetos e iniciativas estratégicas, por exemplo.

Política da Qualidade abrindo portas!

Implementar a norma ISO 9001:2015 não é obrigatório, porém, estabelecer e saber como desenvolver a política da qualidade vai muito além de seguir a norma. E esta simples ação pode gerar resultados surpreendentes para a empresa.

Assim como a identidade estratégica, a política da qualidade serve para deixar muito mais claras quais são as prioridades da empresa.

Pense comigo, todos nós buscamos por produtos e serviços de qualidade, não é mesmo? Quando percebemos o compromisso real da empresa em realizar entregas de valor, certamente temos muito mais certeza em adquirir algo. E ainda em estabelecer uma relação de confiança, longa e recorrente, com a empresa.

Por isso, se a sua empresa ainda não pensou sobre a política da qualidade, aproveite nossas dicas e mãos à obra. Temos certeza que isso colocará sua empresa em outro nível e te deixará um passinho mais perto da tão sonhada certificação ISO 9001.

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