Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

Alavancando resultados com a Gestão de Riscos ☢️

Como o Gerenciamento de Riscos pode alavancar os resultados da sua empresa - 8Quali Software para Qualidade
Gestão de Riscos

Alavancando resultados com a Gestão de Riscos ☢️

A Gestão de Riscos, hoje em dia, é uma ferramenta vital para qualquer empresa. Ele ajuda a promover mudanças significativas nos processos e na cultura na totalidade. Isso porque o contexto das organizações tem se tornado cada vez mais dinâmico, complexo e desafiador, oferecendo desafios que nunca vimos antes.

Assim, ao adotarmos uma abordagem mais proativa para identificar e mitigar os riscos, podemos não apenas garantir a segurança da execução diária, mas também impulsionar a eficiência operacional, que refletem nos resultados financeiros.

Isso tudo sem nos esquecermos que gerenciar os riscos vai muito além de apenas tratar ameaças, mas também foca nas oportunidades associadas aos riscos, sempre reconhecendo o potencial de fortalecimento e crescimento que uma gestão de riscos eficaz pode proporcionar.

Por todos esses motivos, precisamos compreender a necessidade de uma implementação estratégica e abrangente do Gerenciamento de Riscos. Uma implementação que vise não apenas a conformidade com as normas, mas também a construção de uma base sólida para o sucesso e a sustentabilidade das organizações.

E para que essa sustentabilidade seja alcançada, precisamos pensar no Gerenciamento de Riscos de forma estratégica e completa, correto? Por isso, no nosso texto de hoje, vamos explorar os benefícios e as práticas fundamentais do Gerenciamento de Riscos, destacando sua importância na busca pela excelência operacional e pela resiliência organizacional! Vamos lá? 😉

Alcançando processos mais fluidos e eficiência operacional

Precisamos entender que um bom Gerenciamento de Riscos promove mudanças profundas nos processos e na própria cultura organizacional. Dessa forma, os processos tendem a ser cada vez menos complexos, uma vez que para que os riscos (ameaças) não incidam precisamos de assertividade e fluidez.

Com isso, contar com uma abordagem assertiva para a Gestão de Riscos pode levar a uma considerável melhoria na eficiência operacional. Ao identificar e mitigar riscos operacionais, você pode otimizar processos, reduzir desperdícios e até aumentar a produtividade. Isso tudo ajuda a criar processos mais robustos, o que por conseguinte pode levar a uma melhoria nos resultados gerais da organização.

Evitando possíveis incidências e reduzindo perdas financeiras

Outro ponto interessante a considerar é que, ao identificar e avaliar os riscos potenciais que sua empresa enfrenta, você poderá implementar estratégias para mitigar ou eliminar essas ameaças. Isso, por sua vez, pode evitar que tenhamos produtos não conformes, devoluções, desperdício de materiais ou até mesmo tempo gasto em retrabalho e contenção de danos.

Tudo isso pode reduzir as perdas financeiras da organização, garantindo que mais recursos estejam disponíveis para investimentos nos processos e inovações, o que acaba por gerar um ciclo de melhorias, e que empresa não busca isso, não é mesmo? 🤩

Indo além das ameaças: o aproveitamento de oportunidades

Quando o assunto é Gestão de Riscos, é extremamente comum que foquemos apenas em mitigar e eliminar ameaças, o que por si só já traz grandes resultados. Porém, é preciso entender que os riscos correspondem tanto às ameaças quanto às oportunidades 💡

Assim, não se trata apenas de evitar perdas, mas também de identificar e aproveitar oportunidades que nos trarão mais resultados. Por exemplo, ao avaliar os riscos associados a novos mercados, produtos ou investimentos, as empresas podem tomar decisões assertivas que têm o potencial de aumentar os resultados, identificando novas abordagens e oportunidades antes desconhecidas.

Assim, podemos aumentar os lucros, conquistar mais faturamento, trazer novos clientes ou até mesmo encontrar formas de produzir mais e melhor. Isso tudo corresponde a uma oportunidade sem igual de aumentar resultados e lucrar mais!

Ganhando a confiança do cliente e demais partes interessadas

Precisamos compreender que um bom Gerenciamento de Riscos foca nas partes interessadas e garante bons resultados para elas. Vejamos alguns exemplos disso. O gerenciamento de riscos pode:

  • Evitar que ameaças impactem negativamente a experiência do cliente ou entregue a ele produtos e serviços não conformidades;
  • Encontrar fontes de melhoria para o trabalho dos colaboradores ou até mesmo evitar riscos de saúde e segurança ocupacional (SSO);
  • Reagir melhor a crises, garantindo um fluxo financeiro mais estável para sócios e investidores;
  • Identificar mudanças de legislação, garantindo conformidade legal;
  • Identificar tendencias de mercado, gerando novas soluções;
  • Entre muitos outros exemplos.

Ou seja, a boa Gestão de Riscos demonstra para as partes interessadas (stakeholders) que nossas empresas estão preparadas para enfrentar desafios e proteger seus interesses. Isso pode aumentar a confiança na empresa e fortalecer relacionamentos comerciais. O que, é claro, se traduz em maior rentabilidade a médio e longo prazos.

Gerenciamento de Riscos: a chave para o sucesso e sustentabilidade 

Todos sabemos que o Gerenciamento de Riscos ganhou muito mais relevância após a última revisão da ISO 9001, em 2015. De toda forma, ele sempre esteve na norma, mas com a versão 2015, ganhou um requisito formalizado, muito mais claro e focado. Desde então, diversas organizações ao redor do mundo têm intensificado seus esforços para identificar, avaliar, tratar e monitorar seus riscos operacionais e estratégicos.

E não é para menos, afinal, o Gerenciamento de riscos pode ser uma ferramenta poderosa para fortalecer processos e tratar questões sensíveis. Isso, por si só, tem um potencial quase ilimitado de melhoria, aumentando resultados, melhorando a reputação da organização e, é claro, trazendo mais lucros para as empresas!

Como se isso não bastasse, ao antecipar e planejar a mitigação dos riscos, nossas empresas se tornam mais resilientes e contam com ferramentas eficazes para enfrentar crises e momentos de dificuldade (o que, graças ao contexto externo, acontece com certa frequência). Dessa forma, elas podem não só minimizar impactos negativos, como se recuperar mais rapidamente e até mesmo encontrar oportunidades para prosperar em meio as dificuldades.

Depois de tudo que discutimos neste texto, portanto, não restam dúvidas quanto à eficácia e importância do Gerenciamento de Riscos. Ou seja, já sabemos porque” ele deve ser implementado na sua empresa! Agora, é sua vez de definir “como” implementá-lo e mãos à obra! 😉

Com o 8Quali você automatiza o seu Sistema de Gestão da Qualidade, inclusive temos um módulo específico para tornar a Gestão de Riscos um ponto forte na sua empresa. Converse com um especialista da 8Quali e saiba mais sobre o Software para Gestão de Riscos, clicando no botão abaixo.

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami