Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

Revisão da ISO 9001:2015 em andamento – entenda o que esperar!

Revisão da ISO 90012015 em andamento entenda o que esperar
ISO 9001:2015

Revisão da ISO 9001:2015 em andamento – entenda o que esperar!

A revisão da ISO 9001:2015 é um tema acompanhado de perto pelo mercado nacional e internacional. Afinal, no Brasil cerca de 18.700 empresas são certificadas, um número pequeno se comparado com as mais de 1 milhão de empresas certificadas ao redor do mundo.

Assim, depois de uma revisão, diversas mudanças são necessárias, desde treinamentos e reciclagens até mesmo adequação aos sistemas de gestão da qualidade (SGQs) implementados nas empresas.

Sem contar, é claro, com a infinidade de profissionais que ofertam produtos e serviços voltados a essa área, como consultores, auditores e até mesmo empresas certificadoras. Ou seja, a revisão impacta diretamente na vida de milhões de profissionais, tal qual nos processos, procedimentos e rotinas de empresas de todo o globo.

Agora, quase 8 anos após a publicação da última versão (2015), o maior padrão para SGQs do mundo está novamente em revisão! Mas calma, até o final deste artigo você vai descobrir que não há necessidade para pânico ou ansiedade. O processo ainda está no começo e temos muita água para rolar!

Quem revisa as normas ISO?

Antes de mais nada vale relembrar que as normas ISO, de forma geral, são revisadas por comitês técnicos multidisciplinares. Existem dezenas de Technical Committees (em inglês, ou TCs) diferentes responsáveis por normas ou famílias de normas.

No caso da ISO 9001, a responsabilidade fica a cargo do ISO/TC 176, comitê responsável pelas normas relacionadas à Gestão da Qualidade e garantia de qualidade. Uma vez a cada 5 anos, esse comitê tem o dever de avaliar a aplicação da norma e decidir se ela precisa ou não ser revisada. Isso aconteceu em 2020, porém à época o TC 176 optou por apenas manter o padrão como estava.

Porém, em agosto de 2023 uma nova votação foi feita pelo comitê e optou-se por iniciar o projeto de revisão da norma. Apesar de esse assunto ter sido muito especulado este ano, o projeto mal se iniciou, pois após a votação é que definitivamente começou-se a criar um grupo de trabalho responsável por executar a revisão.

Próximos passos do projeto de revisão

Neste momento, estamos na fase final de definição do grupo de trabalho (que será o Grupo de Trabalho 29 ou WG29) e da nomeação do coordenador/líder do projeto de revisão. Além disso, segundo o próprio TC 176, o cronograma para a revisão é de 24 meses, com publicação prevista para o final de 2025.

A primeira reunião do WG29 sobre o projeto de revisão acontecerá entre os dias 4 e 8 de dezembro de 2024, em Londres. Vale ressaltar que segundo o TC 176 as especificações do projeto foram aprovadas e confirmam que o escopo da norma permanecerá inalterado.

Vale lembrar também que você pode acompanhar notícias do processo de revisão da norma no próprio site do ISO/TC 176/SC 2. Além disso, é possível também acompanhar e participar do processo de revisão via ABNT.

O que a Revisão da ISO 9001:2015 vai trazer de novo?

Antes de mais nada é preciso entender que o processo de revisão de qualquer norma é algo orgânico e que envolve profissionais de todo o mundo. Assim, não há como cravar exatamente o que irá ou não mudar.

Entretanto, há alguns apontamentos que parecem mais claros. O tão famoso anexo SL foi revisado recentemente, incluindo ao escopo da norma as famosas alterações climáticas. Uma vez que o anexo SL é a estrutura base para todas as normas de sistema de gestão, é possível afirmar com 99% (talvez 100%) que esse aspecto irá aparecer na nova versão da norma.

No site do TC 176 já encontramos um “spoiler” do que esperar, veja:

“A redação adicional destina-se a destacar as alterações climáticas e será incorporada em todos os MSS ISO com urgência através da Emenda.

 

Adicionado à Cláusula 4.1: A organização deve determinar se as alterações climáticas são uma questão relevante.

Adicionado à Cláusula 4.2: NOTA: Partes interessadas relevantes podem ter exigências relacionadas às mudanças climáticas.”

Além disso, o mercado também especula sobre a possível inclusão de alguma diretriz relacionada à diversidade, mas ainda não constam mais informações sobre esse tema no site do TC 176.

Quando o mercado será impactado pela a Revisão da ISO 9001?

Agora vamos ao que realmente interessa: quando teremos que começar a trabalhar em alterações da norma nas nossas empresas e no nosso dia a dia?

Vamos lá! Como já dito, o cronograma oficial tem a duração de 24 meses. Mesmo que esse cronograma seja geralmente muito bem executado, podem acontecer imprevistos e até mesmo prorrogações causadas pela intensidade das discussões. Assim, não temos nenhuma ação direta antes do final de 2025.

Somente após a publicação da nova versão oficial da norma começamos efetivamente os trabalhos. Com a publicação, começarão a surgir cursos de reciclagem e atualização em todo o mundo e caberá a você se organizar para estudar e se manter bem informado. 😉

Além disso, mesmo depois de publicada a nova versão da ISO 9001, haverá um prazo para as empresas se adequem antes de serem cobradas em auditoria (na versão 2015, esse prazo foi de 3 anos).

Então, não precisa arrancar os cabelos e nem se desesperar, o projeto vai correr no tempo que precisa para ser bem executado. Da mesma forma, você terá tempo para planejar todas as mudanças necessárias e garantir a melhor adequação possível para sua empresa e sua carreira como um todo! 😁🙌

Não se desespere: melhores boas práticas estão por vir!

Mais detalhes estão por vir, mas vale ressaltar que toda e qualquer mudança na ISO 9001 é sempre fruto de muita análise e estudo. Assim, sejam quais forem as mudanças, elas vêm para somar às empresas e garantir melhores resultados.

Vale lembrar o quanto a qualidade avançou com a revisão 2015 e o quanto as empresas melhoraram sua gestão, suas rotinas, produtos e serviços. Assim, seja como for a revisão da ISO 9001, aguardemos ansiosamente pela nova versão e, quando for publicada, que consigamos tirar proveito das novas diretrizes quanto antes! 😉

Com o 8Quali você automatiza o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Converse com um especialista da 8Quali, clicando no botão abaixo.

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Deixe o seu comentário