Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

5S´s: História e aplicação em sua empresa

Programa-5S
Artigos, Auditoria, Ferramentas da Qualidade, Gestão de Riscos, Não Conformidade, Sem categoria

5S´s: História e aplicação em sua empresa

Uma das melhores e mais simples metodologias para assegurar qualidade e eficiência na produção e nos processos é conhecida popularmente como Metodologia 5S.

Mas afinal, você sabe o que significa cada um deles?

Além de explicar melhor a composição dos 5S’s, irei lhe mostrar também um pouco das origens desta metodologia, para que você adquira ainda mais embasamento ao aplicar este método em suas Auditorias.

As origens dos 5S’s

Por volta do século XVI, nas “linhas de montagem” da Construção Naval Veneziana, a equipe de construtores já exercia de maneira primitiva alguns dos sensos do 5S para entregar navios em cada vez menos tempo e mantendo e/ou aumentando a qualidade.

Mas a metodologia e a organização dos sensos como conhecemos hoje surgiu no Japão pós Segunda Guerra. O país encontrava-se em meio a destroços e falta de organização, inclusive nas Indústrias.

Foi aí que Sakichi Toyoda (fundador da Toyota), Kiichiro Toyoda (filho de Sakichi) e Taiichi Ohno (Engenheiro Mecânico da Toyota) foram ao ocidente analisar as linhas de produção e os processos de grandes empresas como a Ford, além de grandes supermercados, no intuito de aplicar as melhorias observadas na Toyota.

Ao identificar problemas como falta de organização e planejamento dos suprimentos em algumas destas empresas, além de melhorias de eficiência, os três (utilizando também dos conhecimentos de Estudiosos como Deming, Juran, Ishikawa, entre outros) desenvolveram os 5 Sensos, que tanto contribuíram para a evolução da qualidade não só no Japão, mas em todo o mundo… 😀

No Brasil, a sua execução iniciou-se em meados dos anos 90. Atualmente, o 5S é considerado a base para a implantação da Qualidade Total (estratégia administrativa cujo o objetivo é gerar a prática e consciência da qualidade em todos os processos das empresas).

Composição dos 5S’s

A metodologia chama-se 5S porque é inspirada nos cinco sensos japoneses, Confira abaixo o significado de cada um dos sensos:

  1. Seiri: Senso de Utilização;
  2. Seiton: Senso de Organização;
  3. Seisou: Senso de Limpeza;
  4. Seiketsu: Senso de Padronização;
  5. Shitsuke: Senso de Disciplina;

 

Seiri

O primeiro S  significa senso de utilização. Sua intenção é manter no ambiente com apenas o que é realmente necessário para a realização do trabalho .O benefício é manter o local apenas com o que é realmente importante.

Seiton

O segundo S é o senso de organização. Você já vai ter definido o que tem utilidade para o seu trabalho e após isso, é a hora de manter o espaço organizado. Todos da equipe necessitam saber onde localizar os documentos e materiais. O segundo senso tem como finalidade de economizar o tempo do colaborador, assim ele pode utilizar o seu tempo na conclusão das demandas do seu cargo.

Seiso

O terceiro S significa limpeza. A metodologia instrui que a limpeza é responsabilidade de todos da equipe e não apenas dos funcionários da limpeza. O Seio também está relacionado é a aparência pessoal, onde cada colaborador deve apresentar-se com vestimenta de acordo com a sua função na empresa.

Seiketsu

O quarto S significa senso de normalização ou padronização. Com dos sensos anteriores fazer parte da rotina de todos na empresa, tornando assim um hábito por todos. Com a padronização fica mais nítida a função de cada um dentro com a finalidade de melhorar a produtividade e organização.

Shitsuke

O quinto e último S é o de disciplina. Para prosperar um novo hábito e mantê-lo a longo prazo, a disciplina é fundamental.

 

Cada um deles tem relevância na sua  utilização do método de gestão e cada S dos 5s tem um significado fundamental para o sucesso da ferramenta. Resumindo, a metodologia 5S´s é uma melhoria contínua, que pode ser aplicada independentemente do tamanho ou segmento da empresa, ela pode ser aplicada para tudo, inclusive na nossa vida pessoal… 😀

Quais os benefícios em utilizar o 5S na sua empresa?

A metodologia 5S proporciona benefícios em todos os setores da empresa. Os principais benefícios são:

  • Otimização do tempo;
  • Melhora do aspecto visual da empresa;
  • Mais agilidade em encontrar as coisas;
  • Simplicidade ao identificar os problemas e/ou seus riscos;
  • Padronização dos processos e sua produção;
  • Melhora na qualidade;
  • Redução de desperdícios.

Quando utilizar o 5S?

O principal propósito do 5S é melhorar a vida no trabalho, assim deixando o desperdício, esforços excessivos, problemas com higiene, limpeza e produtividade baixa; assim, o local de trabalho se torna um ambiente favorável para a produtividade.

Ademais, em situações onde envolve criatividade, discussão e geração de conhecimento é primordial, a implantação do 5S, pois o 5S beneficia a construção de  pensamentos assim  ajudando a equipe a se concentrarem no que é importante ao invés de se preocuparem com buscar ferramentas e/ou instrumentos de trabalho.

 

Você ainda realiza auditorias em formulários de papel?

O que acha de realizar suas auditorias por app (inclusive off-line), eliminando aqueles retrabalhos com digitação de resultados e com exportação automática das imagens das evidências?

Então clique abaixo e conheça um pouco mais sobre o 8Quali:

DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

Espero ter realmente te ajudado!

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami