Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (47) 3209-0581

Blog

Gestão à vista: O que é e quais os seus benefícios?

A Gestão à Vista é uma metodologia que propõe o acesso e a visualização de todos os indicadores em um painel interativo, possibilitando o acompanhamento dos resultados em tempo real. Saiba mais sobre o tema a seguir.
blog, Gestão Empresarial

Gestão à vista: O que é e quais os seus benefícios?

Sabemos que com o passar dos anos, os modelos de gestão se aprimoraram, trazendo novas práticas para as organizações, e uma delas é a Gestão à Vista.

De modo geral, a Gestão à Vista é o método que tem como premissa básica a visualização de todos os resultados da empresa, em tempo real.

A seguir, vamos falar sobre tudo o que você precisa saber para implementar esse método em sua empresa e ter resultados excelentes. Acompanhe o artigo até o final.

O que é a Gestão à vista?

Antes de tudo, é importante compreender que o conceito de Gestão à Vista está diretamente ligado com a visualização dos resultados.

Esse modelo de gestão tem o foco na apresentação e acompanhamento dos indicadores de desempenho, e claro, dos seus resultados, em tempo real.

Sendo assim, esse método visa apresentar os pontos estratégicos e indicadores de desempenho em um quadro interativo e visível para todos os colaboradores, dando acesso à informação e a gestão.

Contudo, é fundamental que a sua empresa saiba muito bem aonde quer chegar, e que já tenha um planejamento estratégico e diretrizes bem fundamentadas, para assim trabalhar os indicadores.

Dessa forma, se o planejamento estratégico estiver bem fundamentado e a metodologia for aplicada da forma correta, a sua empresa terá diversos benefícios.

Benefícios da Gestão à vista

Possivelmente, você já deve ter ouvido a seguinte frase: o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado, e a gestão à vista se baseia nessa premissa, de partir dos indicadores e acompanhá-los de perto.

Sendo assim, podemos citar como os principais benefícios da Gestão à Vista:

  • Democratização da informação, já que o painel de informações e indicadores fica visível a todos os colaboradores;
  • Melhoria do engajamento e da participação de todos os colaboradores devido à comunicação clara e direta, fazendo com que as pessoas compreendam o que deve ser feito;
  • Assertividade na tomada de decisão devido à visualização dos indicadores e da situação atual da organização, facilitando todo o processo;
  • Maior controle das metas e do desempenho organizacional;
  • Melhoria na qualidade em todos os sentidos;
  • Desenvolvimento da cultura organizacional, já que trabalha a comunicação direta e assertiva;
  • Melhoria na visão e na gestão de todos os processos internos;
  • Facilidade em encontrar os pontos de risco, facilitando a melhoria dos processos;
  • Minimização das falhas por meio da identificação de riscos e de oportunidades de melhoria contínua;
  • Aumento gradativo da efetividade dentro da organização.

Com tantas vantagens e benefícios, vamos falar sobre como implementar a Gestão à Vista em sua empresa.

Mas afinal, como implementar?

Para implantação da Gestão à Vista, você pode seguir os passos a seguir:

  • Utilize a tecnologia a seu favor;
  • Faça com que os colaboradores tenham acesso às informações;
  • Trabalhe os indicadores por área.

Quando falamos de utilizar a tecnologia a seu favor, estamos nos referindo a implementação de ferramentas que facilitem todo o processo de gestão.

Aqui, são válidas as ferramentas como sistemas de gestão com dashboards descomplicados, que ofereçam gráficos e relatórios em tempo real.

Além disso, não podemos esquecer de que a comunicação é primordial para que todos os processos aconteçam de forma efetiva.

Dito isso, é importante fazer com que todos tenham acesso à informação de forma simples e descomplicada, para que assim os colaboradores saiba o que fazer.

Por fim, trabalhar os indicadores de acordo com a área de atuação faz com que os processos de gestão sejam muito mais ágeis e assertivos.

Sendo assim, é fundamental que os indicadores estejam muito bem claros para poder subsidiar a tomada de decisão.

E claro, não podemos esquecer que estes indicadores devem ser muito bem pensados e estar diretamente alinhados com o seu planejamento estratégico.

Dessa forma, trouxemos alguns exemplos de ferramentas de gestão para trazer a Gestão à Vista para a sua empresa.

Exemplos de Gestão

Existem diversos meios e formas para aplicar a Gestão à Vista em sua empresa, e trouxemos aqui as mais populares.

A primeira delas é o Kanban, que é uma ferramenta de origem japonesa, que propõe um fluxo de trabalho visível, organizado em 03 (três) categorias, sendo elas: fazer, fazendo e feito.

Para tornar esse método mais visível, o gestor pode utilizar post-its para organizar as atividades e tarefas que devem ser realizadas, definindo prioridades e acompanhando o andamento do processo em si.

A segunda opção são os painéis de Gestão (ou dashboards), que podem ser considerados a evolução do Kanban, apresentando soluções, relatórios, controle de metas e outras funcionalidades.

Por último, mas não menos importante, você pode utilizar o Balanced Scorecard para implementar a Gestão à Vista em sua empresa.

De modo geral, o Balanced Scorecard trabalha os indicadores de desempenho, apresentando-os de forma clara, dentro de quatro perspectivas, que são:

  • Clientes;
  • Finanças;
  • Processos Internos;
  • Aprendizagem e Crescimento.

Considerando estas perspectivas, a empresa define metas, objetivos, planos de ação e os indicadores, a fim de mensurar a execução de toda a estratégia definida.

De modo geral, as 03 (três) ferramentas citadas acima podem ser automatizadas através de um bom sistema de Gestão, que possibilite a coleta e o tratamento de todas as informações, gerando relatórios precisos e facilitando a tomada de decisão.

Com o 8Quali você automatiza o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Solicite uma demonstração gratuita em nosso site.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Close Bitnami banner
Bitnami