Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

Por que Gestão da Qualidade é investimento e não um custo?

SGQ-1-750x400
Alta Direção, Artigos

Por que Gestão da Qualidade é investimento e não um custo?

Você já deve ter escutado que a Gestão da Qualidade é um custo para a empresa, certo?

Frases do tipo “lá vem a qualidade achar defeito”, “só cuidam de papel, produzir que é bom… nada” ou após finalizar uma reunião da qualidade ouvir um “agora vamos trabalhar” são consideradas quase rotinas em algumas empresas… infelizmente!!

Em muitos desses casos é necessário uma mudança cultural dentro da empresa, de forma a repassar a todos os colaboradores os reais benefícios da Gestão da Qualidade e transformar o tipo de visão quantitativa (focada em quantidade de produção/serviço) para qualitativa (focada em qualidade de produção/serviço), agregando valor a esses processos.

Mas afinal… como podemos enxergar a área da qualidade como um investimento?

Dentre as várias formas de geração de valor e retorno financeiro que a Gestão da Qualidade pode trazer para a organização, confira abaixo as que destacamos como as principais:

Sustentabilidade da empresa

Vários são os fatores responsáveis pela sustentabilidade da organização e entre eles está o atingimento dos objetivos das estratégicas dos negócios. Para monitorar esses objetivos é fundamental que existam indicadores de desempenho de todos os processos envolvidos pertinentes, bem como a realização de tratativas eficazes em caso de não atingimento das metas.

A gestão da qualidade atua diretamente no mapeamento desses processos, identificando além dos fluxos de trabalho as métricas a serem utilizadas para o monitoramento eficaz, bem como na contribuição para a definição de responsabilidades e autoridades para esses processos.

Padronização e controle dos processos

Além de documentar as informações de cada rotina de trabalho a padronização e controle dos processos garante que as rotinas ocorram de maneira uniforme e eficaz, evitando o desperdício de recursos (tempo, mão de obra, matéria prima, entre outros).

Com isso, a organização pode assegurar que não ocorram:

  • Gastos que excedem o custo planejado para os produtos e serviços (reprocessos, retrabalhos, indenizações de produtos com 2ª qualidade, entre outros);
  •      Ociosidades de mão de obra ou horas extras desnecessárias;
  •       Atrasos nas entregas de produtos ou na prestação de serviços;
  •       Execução das melhorias de forma unificada.

Certificação da qualidade como diferencial competitivo

A obtenção da certificação ISO 9001 é mais uma evidência de que a Gestão da Qualidade é um investimento. Com ela, a organização demonstra que está apta para fornecer produtos e serviços com qualidade, promovendo a satisfação do cliente.

Em alguns segmentos, como o automotivo, essa norma é praticamente obrigatória, influenciando diretamente na contratação ou não para o fornecimento de produtos e serviços.

Melhoria Contínua

A Gestão da Qualidade promove uma cultura de melhoria contínua dentro da empresa. Isso significa que a organização está sempre buscando maneiras de melhorar seus processos, produtos e serviços. Através de ferramentas como o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), a empresa pode identificar áreas de melhoria e implementar mudanças eficazes, resultando em produtos e serviços de maior qualidade e satisfação do cliente.

Redução de Custos

Embora possa parecer paradoxal, investir na qualidade pode levar à redução de custos a longo prazo. A implementação de processos de qualidade rigorosos pode ajudar a identificar ineficiências, reduzir o desperdício e minimizar a necessidade de retrabalho. Isso não só economiza dinheiro, mas também melhora a eficiência operacional.

Aumento da Satisfação do Cliente

A satisfação do cliente é crucial para o sucesso de qualquer empresa. A Gestão da Qualidade garante que os produtos e serviços atendam ou superem as expectativas dos clientes, aumentando a lealdade e retenção de clientes. Clientes satisfeitos são mais propensos a fazer compras repetidas e recomendar a empresa a outros, gerando mais negócios.

Compliance e Redução de Riscos

A aderência a normas de qualidade como a ISO 9001 ajuda a garantir que a empresa cumpra todas as regulamentações aplicáveis, reduzindo o risco de penalidades e litígios. Além disso, um sistema de qualidade bem implementado pode ajudar a identificar e mitigar riscos antes que eles se tornem problemas significativos.

Conclusão

Todos esses motivos geram desenvolvimento e lucro para a empresa, pois trazem fortalecimento para a organização. Entretanto, é essencial que a Gestão da Qualidade tenha continuidade dentro da empresa e que se integre com a gestão de todos os processos de forma unificada.

A Gestão da Qualidade não é apenas um custo, mas um investimento estratégico que pode levar a uma maior eficiência operacional, satisfação do cliente e, em última análise, ao sucesso sustentável da organização. Por isso, mudar a visão sobre a qualidade e entendê-la como uma peça chave para o crescimento e competitividade da empresa é fundamental.

Gostou desse post? Curta nossa página e compartilhe com seus colegas da qualidade! Deixe também seu comentário sobre o que achou do texto, dúvidas e/ou sugestões para outros posts, pois assim você estará nos ajudando a te ajudar!

 

Confira o guia para Cálculos dos Custos da Não Qualidade que separamos para você :

Clique aqui e baixe o Guia!

Automatize seu Sistema de Gestão da Qualidade com o 8Quali! Fale com um especialista agora mesmo clicando no botão abaixo e descubra como revolucionar sua gestão.

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Comentários (10)

  1. Joelbert Junqueira
    26 de abril de 2017 at 09:30

    No momento atual se deparamos com constantes inversões de valores com respeito a sistema da qualidade e sem duvidas o que causa maior constrangimento ao profissional que dedica anos de sua vida em aprendizado e desenvolvimento profissional e pessoal e sem duvidas o fato das organizações acharem que a qualidade e custo e não desenvolverem os conceitos e metodologias que esses profissionais podem agregar aos processos e produtos, os tornando competitivos e otimizados, pois qualidade, produtividade e lucros só se conquista com trabalho e dedicação a curto, médio e longo prazo é ai está a diferença das organizações diferenciadas, que aposta em planejamento, em objetivos, metas e desdobramento dessas diretrizes estabelecidas…

    Joelbert Junqueira
    Especialista em qualidade e produtividade

    1. Gabriela Maria
      4 de maio de 2017 at 18:16

      Olá Joelbert, tudo bem?

      Realmente essa dificuldade é uma tarefa extra enfrentada pelos profissionais da Qualidade.
      Espero que esse texto possa contribuir de alguma forma para a mudança dessa percepção… 😀

      Muito obrigada pelo seu comentário!!

      Abraços,

  2. […] já viu aqui no blog  Porque Gestão da Qualidade é investimento e não custo e também Como demonstrar o retorno da Gestão da Qualidade para alta direção (caso não tenha […]

  3. […] implantação dessa gestão também pode refletir na redução de custos, otimizando o funcionamento da empresa e evitando gastos com falhas no […]

  4. […] isso, trocar os papéis por um software é um investimento indispensável para quem se preocupa com os resultados e evolução contínua da empresa. Uma […]

  5. […] um maior controle dos recursos, acompanhando suas métricas em tempo real, aumentando também a lucratividade da […]

  6. A importância da ISO 9001 - 8IDEA
    7 de janeiro de 2019 at 14:33

    […] colhidos após sua aplicação mostram que essas práticas podem ser consideradas muito mais investimento do que um custo adicional, diminuindo significativamente os erros de produção e prestação de […]

  7. […] adequação das atividades gerenciais e técnicas em laboratórios pelas normas ISO 17025 é um investimento na qualidade dos serviços e não deve ser encarada como um custo. A  ISO  17025  é  uma  oportunidade  de melhoria […]

  8. […] ficar preso a controles rotineiros. A pergunta que o empresário deve fazer a si mesmo é – Quanto custa o seu tempo? É mais adequado delegar as tarefas operacionais para profissionais competentes e com o valor hora […]

  9. […] por que gastar tanto? Como você pode resolver […]

Deixe o seu comentário