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Como promover Cultura da Qualidade em equipes home office

Como promover Cultura da Qualidade em equipes home office - 8Quali
Cultura e Engajamento

Como promover Cultura da Qualidade em equipes home office

Todos sabemos que promover Cultura da Qualidade é um grande desafio, afinal fomentar missão, visão e valores enquanto alinhamos metas e buscamos resultados requer muito foco, atenção e trabalho duro.

Por outro lado, sem uma cultura forte, toda a execução dos processos e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) se torna ainda mais complexa. Isso leva a mais dificuldades para “bater as metas” e manter produtos e serviços conformes. Resumindo, tudo se torna mais trabalhoso e difícil.

Além disso, no contexto pós-pandemia, temos um novo desafio presente nas empresas: promover Cultura da Qualidade em equipes home office. O trabalho remoto nunca foi tão popular e presente nas empresas, e os desafios de engajar as pessoas nessa modalidade são ainda maiores.

Falta de comunicação presencial, dificuldades para monitorar e apoiar o trabalho, mais distrações e problemas de gestão do tempo, além de uma infinidade de outros problemas fazem com que a cultura seja cada vez menos trabalhada e, assim, fraca!

Mas calma, existem alguns fatores que podem nos ajudar melhorar a cultura e buscar uma empresa mais unida e voltada para a excelência e conformidade! Vejamos os principais deles! 😉

1 – Para promover Cultura da Qualidade, é preciso comunicação frequente

Muitas vezes, devido à correria do dia a dia, as empresas acabam se esquecendo de se comunicar com as em equipes home office. São comunicados que deixam de ser enviados, feedbacks e alinhamentos que não acontecem e até mesmo padrões que não são divulgados.

O resultado disso são brechas na cultura e muita falta de engajamento. Cria-se uma sensação de isolamento em quem não está fisicamente presente na empresa e, assim, essas pessoas não entendem ou absorvem a Cultura da Qualidade. Isso é péssimo, pois cria nos colaboradores a ideia de que eles “só precisam fazer as entregas” e de que “a qualidade não é responsabilidade deles”.

Por isso, contar com um bom processo de comunicação é essencial! Mesmo no remoto, é preciso manter a comunicação ativa, fazendo reuniões de alinhamento e conseguindo um bom nível de feedbacks e interações.

Clientes do 8Quali tem uma vantagem neste aspecto, pois nosso software possui uma infinidade de ferramentas que ajudam a manter as pessoas bem informadas, como fluxos de aprovação ou avisos automáticos. Esses dispositivos ajudam a manter o fluxo de informações mais constante e assegurar uma comunicação mais ativa e assertiva.

2 – Sempre foque no aumento das competências das pessoas

Outro aspecto comumente negligenciado nas equipes remotas é a capacitação. Seja por falta de experiência com treinamentos online ou por tentar cortar custos, as empresas muitas vezes entendem que equipes em home não precisam de tanto treinamento quanto equipes presenciais, o que é um tremendo erro…

Geralmente, somado a esse fator, temos um baixo empoderamento do colaborador e muito pouca autonomia, afinal pessoas com pouco treinamento não conseguem contribuir efetivamente nos processos. Isso tudo gera meros reprodutores de atividades, pessoas que veem pouca ou nenhuma importância no que fazem e, assim, se desconectam da empresa e da Política da Qualidade.

Na contramão disso, para promover Cultura da Qualidade, é preciso incentivar as pessoas a ter ideias, implementar mudanças e se envolver no SGQ. Porém, sem entender e ser capacitado nas rotinas e conceitos da qualidade, o colaborador se vê incapaz de opinar ou apontar melhorias, o que acaba jogando a cultura, e a Qualidade, para escanteio.

3 – Quanto mais clara a Política, maior o engajamento!

A Política da Qualidade é o bastião da cultura na empresa, ela deve ser a representação máxima dos valores e ser divulgada e entendida por todos. Porém, sabemos que às vezes isso acaba não acontecendo.

Quando o colaborador está fisicamente presente, ele pergunta para o amigo do lado ou vai atrás do supervisor. Porém, no home, se a comunicação não funcionar direito, ele pode simplesmente aplicar o que “entendeu” e como entendeu. O resultado é uma interpretação diferente da qualidade em cada posto de trabalho.

Assim, é vital que nós consigamos definir padrões e processos claros, e isso envolve a política, uso de normas, procedimentos e diversos outros fatores. Desta forma, conseguimos garantir que todos saibam o que é esperado deles, independentemente do cargo, função ou, é claro, do local de trabalho.

4 – Mantendo a cultura de reconhecimento e celebração

Mesmo que não formalmente, no trabalho presencial temos o costume de reconhecer as pessoas e celebrar conquistas. São aquelas “boas vibrações” ao bater a meta ou entregar um pedido, aquele “parabéns” para o colega de turno e pequenos rituais do tipo. Isso tudo, é claro, é essencial para promover Cultura da Qualidade.

Porém, às vezes nos esquecemos completamente das equipes remotas. Deixamos de parabenizar as boas atitudes e não incluímos as pessoas nas comemorações que fazemos presencialmente. A título de engajamento, isso é um completo desastre…

Para quebrar esse paradigma, é preciso reconhecer e recompensar as contribuições dos colaboradores igualmente (tanto em home office quanto presencialmente). Isso ajuda não só na manutenção da qualidade, como reforça a importância do tema e incentiva o engajamento contínuo de toda a empresa.

Da mesma forma, sempre celebre as conquistas relacionadas a melhorias de qualidade, sejam auditorias bem-sucedidas ou não conformidades tratadas, etc. Isso não só ajuda a solidificar a cultura, como também a motivar as equipes!

Proatividade é a chave para promover Cultura da Qualidade

Quando falamos de trabalho presencial, a cultura pode até ser trabalhada de forma mais “involuntária”, pois as pessoas estão inseridas no ambiente de operação dos processos. Porém, caro leitor, para equipes remotas, manter a cultura de qualidade exige uma abordagem extremamente proativa e adaptada aos desafios e à distância do trabalho remoto.

Assim, seu maior foco deve ser criar um ambiente inclusivo e acolhedor, um espaço híbrido entre presença física e digital cuja missão seja transmitir os valores e padrões de qualidade. Algo que torne esses aspectos visíveis e aplicáveis a todas as interações e tarefas diárias, mesmo que realizadas à distância.

Trabalhando de forma proativa, você poderá implementar uma série de boas práticas e dispositivos que te ajudem a garantir que a cultura permaneça viva, forte e relevante, independentemente do formato de trabalho. E o mais importante é que isso vai se refletir em diversos benefícios para sua empresa, benefícios esses que vão desde o melhor convívio entre as pessoas, passando por excelência nos processos e, é claro, fulminando em resultados incríveis para todas as partes interessadas!

Por fim, lembre-se: o 8Quali é a solução ideal para promover a Cultura da Qualidade em equipes remotas. Ele facilita a comunicação, o monitoramento dos indicadores e a organização da capacitação dos colaboradores, garantindo alinhamento e engajamento, independentemente da localização. Com suas ferramentas intuitivas, o software fortalece a cultura organizacional e impulsiona resultados excepcionais no físico ou no home office. Então não perca tempo, entre em contato conosco e vamos juntos engajar sua equipe!

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