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8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços na ISO 9001

8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços na ISO 9001
ISO 9001:2015

8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços na ISO 9001

Continuando nossa série de artigos sobre a ISO 9001, versão 2015, hoje vamos falar sobre o item 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços! Este item é fundamental para assegurar maior sustentabilidade e inovação às empresas e vale a pena focar em sua implementação.

O item 8.3 detalha a necessidade de um processo rigoroso de planejamento, execução, controle e documentação ao desenvolver novos produtos e serviços. Em síntese, esse processo visa assegurar que tudo esteja de acordo com os requisitos estabelecidos e atenda às expectativas dos clientes e, é claro, demais partes interessadas.

Frente ao mercado competitivo que possuímos hoje, esse item torna-se essencial, uma vez que ser capaz de desenvolver e fornecer novos produtos, de forma consistente e conforme, pode suprir novas demandas, fortalecer a relação com o cliente e até mesmo criar novos nichos de mercado. Por isso, no artigo de hoje, vamos nos aprofundar um pouco neste item, vamos lá? 🚀

Item 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços na ISO 9001

No requisito 8.3, a ISO 9001 fornece uma bibliografia completa para a criação e manutenção do processo de projeto e desenvolvimento de um produto ou serviço. Nas palavras da norma:

“A organização deve estabelecer, implementar e manter um processo de projeto e desenvolvimento que seja apropriado para assegurar a subsequente provisão de produtos e serviços” (ISO 9001:2015)

Este item é bastante extenso, uma vez que o processo possui muitas peculiaridades. Desta forma, ele perpassa por todas as etapas importantes para que a empresa possa não só criar os produtos e serviços, como também possa manter seu fornecimento pós-projeto de criação. Assim, a norma fala em:

  • 8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento
  • 8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento
  • 8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento
  • 8.3.5 Saídas de projeto e desenvolvimento
  • 8.3.6 Mudanças de projeto e desenvolvimento

Vejamos agora o que é essencial em cada um dos subitens e como eles nos ajudam a manter o desenvolvimento de produtos e serviços saudável e benéfico para todas as partes interessadas.

Planejamento de projeto e desenvolvimento

Em 8.3.2 Planejamento de Projeto e Desenvolvimento, a ISO 9001:2015 destaca a importância de planejar adequadamente o processo de desenvolvimento de produtos e serviços. Dessa forma, devemos considerar fatores como a complexidade do projeto, a necessidade de revisões críticas, verificações e validações. Isso tudo além de definir responsabilidades, recursos e o envolvimento de atores pertinentes ao processo (clientes ou colaboradores em específico, por exemplo).

Além disso, o planejamento deve assegurar que todas as etapas do desenvolvimento sejam corretamente gerenciadas (controladas) e que os requisitos (falaremos deles adiante) sejam atendidos e estejam conforme o planejado e às necessidades das partes interessadas.

A 9001 ainda determina que nossas empresas mantenham a devida documentação para garantir a rastreabilidade e a conformidade do processo. Bem como para que ela sirva de insumos para as próximas etapas da produção ou fornecimento. 

Entradas de projeto e desenvolvimento

Se em 8.3.2 falamos sobre o controle do projeto, agora nos voltamos aos requisitos que o produto ou serviço deve atender. Em 8.3.3 Entradas de Projeto e Desenvolvimento, a ISO 9001:2015 estabelece que devemos identificar os requisitos essenciais para o desenvolvimento de produtos e serviços.

Esses requisitos estão diretamente ligados às necessidades e expectativas das partes interessadas, voltando-se a uma grande gama de possibilidades. Assim, eles podem incluir desde aspectos funcionais ou de desempenho, até mesmo questões regulamentares ou normativas. Bem como, é preciso utilizar o conhecimento da empresa, levando em consideração, por exemplo, informações de projetos anteriores e potenciais riscos e oportunidades.

A norma ainda ressalta que as entradas devem ”ser adequadas aos propósitos de projeto e desenvolvimento, completas e sem ambiguidades”, assim, elas devem ser claras e qualquer conflito deve ser resolvido. Tudo isso, é claro, assegurando a informação documentada necessária para alcançar conformidade!

8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento

Neste item, a ISO 9001:2015 ressalta a importância de controlar o desenvolvimento de produtos e serviços, demonstrando o que precisa ser assegurado para garantir conformidade com os requisitos levantados em 8.3.3.

Esses controles vão variar de acordo com o contexto de cada empresa, cabe a você avaliar seu processo e determinar o que é preciso controlar. Porém, comum que eles incluam, por exemplo:

  • a definição dos resultados esperados do projeto e suas saídas;
  • a realização de análises críticas planejadas;
  • verificações e validações para confirmar que os produtos ou serviços atendem às especificações;
  • a resolução de problemas identificados durante as atividades.
  • Entre outros aspectos.

Além disso, é preciso garantir a informação documentada suficiente para assegurar conformidade, bem como para garantir rastreabilidade e fornecer evidências (para as auditorias) de que todos os passos necessários foram seguidos de forma consistente e suficiente.

8.3.5 Saídas de projeto e desenvolvimento

Até aqui, nós determinamos o projeto (8.3.2), avaliamos os requisitos necessários (8.3.3 e estabelecemos controles (8.3.4). Agora, precisamos nos assegurar de que todas essas etapas gerem saídas adequadas e que respondam verdadeiramente ao que esperamos.

Assim, em 8.3.5, a ISO estabelece que as saídas do processo de desenvolvimento devem atender aos requisitos de entrada, algo um tanto óbvio. Além disso, elas devem ser adequadas para as etapas subsequentes de produção e incluir critérios de monitoramento, medição e aceitação. Em outras palavras, isso significa que o produto ou serviço criado precisa ser conforme, bem como deve ser possível executá-lo pós-projeto. Assim, as saídas devem ser adequadas aos recursos da empresa e serem possíveis no pós-desenvolvimento. 

Não adianta projetar o melhor produto do mundo se não pudermos realmente produzi-lo, não é mesmo? 

Além disso, as saídas do processo de desenvolvimento de produtos e serviços na ISO 9001 devem especificar as características essenciais dos produtos e serviços e formas de medir e monitorar sua produção e uso. Tudo isso, é claro, precisa ser documentado na extensão necessária para garantir conformidade! 😉

8.3.6 Mudanças de projeto e desenvolvimento

Por fim, o desenvolvimento de produtos e serviços na ISO 9001 leva em consideração a necessidade de alterações, algo comum e que pode ocorrer por mudanças no contexto, por exemplo.

Assim, em 8.3.6 a ISO 9001:2015 requer que a organização identifique, analise e controle quaisquer mudanças (ou necessidade de) feitas, seja durante ou após o desenvolvimento dos produtos e serviços. O objetivo, aqui, é garantirmos que as mudanças não impactem negativamente a conformidade com os requisitos, afetando negativamente a satisfação das partes interessadas.

Além disso, o item determina, é claro, que a organização deve documentar as mudanças, as análises realizadas, bem como, quando pertinente, as autorizações ou concessões fornecidas e as ações tomadas para prevenir quaisquer impactos não planejados.

O desenvolvimento de produtos e serviços é uma arte

Algo interessante de notar é que todas as etapas do desenvolvimento de produtos e serviços na ISO 9001 requerem informação documentada. Isso mostra não só o quão rigoroso deve ser o processo, como também o quanto ele precisa ser aprofundado!

Esse rigor permite que tenhamos uma visão clara e precisa de todo o ciclo de vida do desenvolvimento, facilitando a identificação de melhorias, a resolução de problemas e a tomada de decisões. Isso, em bom e velho qualitês, é o que chamamos de visão sistêmica (ou holística).

Portanto, a ISO 9001:2015 não apenas estabelece um padrão de qualidade, mas também incentiva uma cultura organizacional voltada para a excelência e a melhoria contínua, inclusive quando projetamos novos produtos e serviços. Seguindo a norma, não apenas garantimos conformidade, nós sistematizamos a capacidade de inovar e de nos adaptar às mudanças, criando produtos e serviços que realmente agregam valor ao mercado como um todo!

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