Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

Entendendo o item 7.1.1 Generalidades de Recursos da ISO 9001:2015

Entendendo o item 7.1.1 Generalidades de Recursos da ISO 90012015
ISO 9001:2015

Entendendo o item 7.1.1 Generalidades de Recursos da ISO 9001:2015

Continuando nossa série de itens normativos sobre a ISO 9001:2015, hoje vamos falar sobre o item 7.1.1 generalidades, do requisito 7 Apoio! Esse item é fundamental para começarmos a pensar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e todas as suas necessidades.

A função da ISO 9001 é apresentar as melhores boas práticas existentes quando o assunto é gestão da qualidade. Dessa forma, ter em vista os recursos necessários para estabelecer (1), implementar (2), manter (3) e melhorar (4) o SGQ é fundamental. 

Vale ressaltar que a norma traz esses 4 aspectos em seu texto, como veremos a frente. E isso é importante porque a norma pensa o sistema de forma geral, sistemática e organizada. Se falharmos no fornecimento de recursos em algum desses pontos, provavelmente não teremos o sucesso esperado, assim como o SGQ pode, inclusive, tender à burocracia.

Antes de continuarmos, vejamos o item da norma na integra:

7.1.1 Generalidades

 

A organização deve determinar e prover os recursos necessários para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria continua do sistema de gestão da qualidade.

 

A organização deve considerar:

a) as capacidades e restrições de recursos internos existentes;

b) o que precisa ser obtido de provedores externos.”

Para a ISO 9001, o que são recursos?

Neste momento da norma, não há, por si só, uma definição taxativa do que são recursos. Isso porque, por se tratar das “generalidades”, o item apenas define o que levar em consideração e como compreender a provisão desses recursos.

Assim, esse item trata de tudo aquilo que a qualidade precisa para existir. Como ele é o “abre alas” do requisito 7 Apoio, ele vale para tudo que vem posterior a ele, ou seja, de certa forma podemos compreender como recurso, de maneira ampla e simples, os itens seguintes:

  • 7.1.2 Pessoas;
  • 7.1.3 Infraestrutura;
  • 7.1.4 Ambiente para a operação dos processos;
  • 7.1.5 Recursos de monitoramento e medição;
  • 7.1.6 Conhecimento organizacional;

Portanto, recurso será tudo aquilo que for necessário para a existência e melhoria do sistema e, assim, da qualidade como um todo!

a) as capacidades e restrições de recursos internos existentes

Assim que compreendemos a abrangência deste item, após mapeamento, compreendemos também que há duas situações possíveis: a) a empresa já possui os recursos necessários para operar o sistema e; b) a empresa não possui os recursos necessários para operar o sistema.

Neste caso, a norma aponta que é preciso avaliar “as capacidades e restrições de recursos internos existentes”. Isso significa mapear tudo que é necessário e entender se isso pode ser provido internamente pela própria empresa ou não.

Essa normativa ajuda a planejar melhor os processos e encontrar caminhos viáveis para os processos. Mesmo que a empresa não tenha os recursos necessários internamente, levando sua necessidade em consideração, ela pode optar por buscar outras alternativas ou adquiri-los externamente, nosso próximo item:

b) o que precisa ser obtido de provedores externos

Quando a empresa entender não possuir os recursos necessários internamente, ela precisará recorrer a fornecedores externos. Isso visa garantir o funcionamento dos processos e manter os produtos ou serviços conformes.

Essa questão pode envolver uma quantidade de provedores externos maior ou menor, a depender da complexidade dos processos da empresa e de suas necessidades específicas. Aqui, podemos citar tanto itens de consumo, insumos e etc; e até mesmo serviços. Esses serviços, ainda, podem estar relacionados ao acabamento dos produtos ou a itens fora do core da empresa, como manutenção ou limpeza.

Do ponto de vista normativo, esse item é relativamente simples, cabe apenas ressaltar que a decisão de adquirir recursos externamente ou desenvolvê-los dentro da empresa (em alguns casos) é uma decisão puramente estratégica. Para isso, vide requisito 4 Contexto da organização. E lembrando sempre que, aqui, estamos falando de um contexto geral dos recursos necessários.

7.1.1 Generalidades: possibilitando um trabalho com mais qualidade!

Como dito, o item 7.1.1 Generalidades é a porta de entrada (“abre alas”) de todo o requisito 7 Apoio. Assim, se considerarmos que o requisito 7, como um todo, sustenta as 4 etapas maiores do SGQ (estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria continua), estamos dizendo que o 7.1.1 é a base de todo o funcionamento correto da qualidade e dos processos.

Os recursos podem ser entendidos como o combustível da empresa, sem eles não conseguimos dar partida e nem mesmo nos mantermos em movimento. Eles servirão como matérias primas ou ferramentas, como conhecimento ou execução, a depender de seu contexto e utilidade.

Além disso, a qualidade dos recursos está diretamente ligada à qualidade das entregas e a produtividades das pessoas. Quando o colaborador tem os recursos certos e na qualidade esperada, consegue desempenhar melhor sua função e fazer entregas de melhor qualidade.

Imagine: como o colaborador vai garantir os parâmetros do processo se seus equipamentos de medição são de qualidade inferior? Como ele vai produzir mais rápido se precisa trocar ferramentas que quebram frequentemente ou que não são adequadas para sua tarefa? Viu como é fundamental garantir os recursos certos para o SGQ e processos?

Assim, finalizando, o item 7.1.1 generalidades da ISO 9001:2015 destaca a responsabilidade da organização em determinar e prover os recursos necessários para apoiar eficazmente seu sistema de gestão da qualidade. Isso envolve considerar tanto os recursos internos existentes quanto o que pode ser necessário adquirir de fornecedores externos. E quando o papo é a equipe da qualidade, ter um software de qualidade para apoiar seus processos é fundamental!

Sem uma ferramenta (recurso) adequada para o SGQ, vai ser mais difícil executar as tarefas com agilidade, bem como manter tudo atualizado e funcionando. Assim, quem perde são seus processos e, é claro, seu cliente! Entre em contato conosco e adquira agora o melhor recurso para o seu SGQ: o Software 8Quali para gestão da Qualidade! 👊🏼😁

 

Com o 8Quali você automatiza o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Converse com um especialista da 8Quali, clicando no botão abaixo.

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Deixe o seu comentário