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Genichi Taguchi: um Guru da Qualidade pouco lembrado

Genichi Taguchi: um Guru da Qualidade pouco lembrado
Qualidade

Genichi Taguchi: um Guru da Qualidade pouco lembrado

Apesar de nem sempre ser lembrado quando o assunto são os Gurus da Qualidade, Genichi Taguchi trabalhou intensamente na área da Qualidade e deixou grandes contribuições. Além disso, foi um profissional competente, escritor e defensor árduo da qualidade e precisão de dados.

Taguchi era um estatístico competente e, como tal, foi um dos principais difusores da “tomada de decisões baseada em fatos e dados”, um dos 7 princípios da qualidade. Taguchi teve, e ainda tem, um impacto muito significativo na indústria e na produção seriada, nicho que o tornou conhecido e importante em nosso meio. 

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre esse grande nome da gestão da qualidade, celebrando sua vida e discutindo um pouco de suas contribuições. Vamos lá?

A vida de Genichi Taguchi

Taguchi nasceu em 1º de janeiro de 1924, em Tokamachi, no Japão. Ele se formou em engenharia na Universidade de Kiryu, em 1948. Posteriormente, obteve seu mestrado em engenharia pela Universidade de Nagoya, em 1952, e seu doutorado na Universidade de Kyushu em 1962.

Entretanto, antes de tudo isso, Taguchi iniciou seus estudos na área têxtil, visando trabalhar na área de produção de quimonos. Ramo tradicional na região de Tokamachi e também na própria família de Taguchi.

Mesmo assim, Taguchi acabou começando sua carreira empresarial trabalhando na empresa de telecomunicações Nippon Telegraph and Telephone Public Corporation. Trabalho este que despertou no Guru o gosto pela estatística e pela qualidade.

Tacughi também mantinha contato com o grande W. Edwards Deming e com a tão importante JUSE (Union of Japanese Scientists and Engineers). Além disso, trabalhou para a Marinha Imperial Japonesa durante a segunda guerra, foi professor universitário em várias instituições e escreveu diversos livros.

Genichi Taguchi viveu uma vida memorável e honrosa, sendo muito importante para o desenvolvimento do Japão pós guerra (período em que mais contribuiu para a Qualidade) e para o próprio desenvolvimento da gestão da qualidade.

Os livros de Genichi Taguchi

Taguchi deixou uma extensa obra escrita, fomentando boas práticas e criando importantes metodologias para as áreas da qualidade e engenharia.

Abaixo, fizemos uma lista com suas principais obras, e traduzimos os títulos de forma livre. Vejamos:

  • Taguchi Methods: Benefits, Impacts, Mathematics, Statistics and Applications (Métodos Taguchi: Benefícios, Impactos, Matemática, Estatística e Aplicações) – 1986
  • Taguchi’s Quality Engineering Handbook (Manual de Engenharia da Qualidade de Taguchi) – 1986
  • Quality Control and Design of Experiments (Controle da Qualidade e Projeto de Experimentos) – 1987
  • System of Experimental Design: Engineering Methods to Optimize Quality and Minimize Costs (Sistema de Projeto Experimental: Métodos de Engenharia para Otimizar a Qualidade e Minimizar Custos) – 1987
  • Quality Engineering in Production Systems (Engenharia da Qualidade em Sistemas de Produção) – 1989
  • Taguchi Methods: On-Line Production Optimization and Robust Design (Métodos Taguchi: Otimização de Produção On-Line e Projeto Robusto) – 1989
  • Introduction to Quality Engineering: Designing Quality into Products and Processes (Introdução à Engenharia da Qualidade: Projetando Qualidade em Produtos e Processos) – 1990
  • Robust Engineering: Learn How to Boost Quality While Reducing Costs & Time to Market (Engenharia Robusta: Aprenda como Aumentar a Qualidade Reduzindo Custos e Tempo de Lançamento no Mercado) – 1990
  • Quality Engineering: Off-Line Methods and Applications (Engenharia da Qualidade: Métodos e Aplicações Off-Line) – 1992
  • The Mahalanobis-Taguchi Strategy: A Pattern Technology System (A Estratégia Mahalanobis-Taguchi: Um Sistema de Tecnologia de Padrões) – 2000

As principais contribuições de Genichi Taguchi

As principais contribuições de Taguchi estão associadas a aplicação de métodos estatísticos para o controle e garantia da qualidade.

Em vida, Taguchi desenvolveu diversas metodologias que visavam projetar produtos e processos que fossem resistentes a variações e capazes de funcionar de forma estável mesmo diante de pequenas alterações.

Ele também enfatizou a importância de reduzir a variação nos produtos e processos, a fim de melhorar a qualidade e reduzir os custos. Muitos atribuem a Taguchi o termo “Robustez” (processo robusto, por exemplo), que representa um processo bem estruturado e justamente capaz de apresentar resultados estáveis mesmo diante de possíveis variações operacionais.

Certamente, a principal contribuição de Genichi Taguchi são os denominados “Métodos Taguchi”. Esses métodos sistematizam toda experiência de Taguchi e correspondem a uma verdadeira revolução na qualidade.

Por meio deles, Taguchi trouxe um novo olhar para o design e desenvolvimento de produtos e processos, enfatizando a importância de uma abordagem sistemática e científica para melhorar a qualidade destes desde sua fase de concepção.

Um nome pouco lembrado para um legado tão importante

Genichi Taguchi foi muito prestigiado em vida, tendo recebido vários prêmios e reconhecimentos por suas contribuições para a gestão da qualidade. Incluindo o renomado Prêmio Deming e também o Prêmio Willard F. Rockwell Jr.

Porém, ao menos no Brasil, seu nome não costuma aparecer entre os grandes nomes da qualidade e é comum encontrar listas sem o nome do Guru. Um dos motivos para isso pode ser o fato de que seu legado estar mais voltado à produção seriada. Seus métodos estatísticos caem como uma luva para produções aos milhares, mas podem não ser tão aplicáveis na prestação de serviços ou em operações mais modestas.

Genichi Taguchi faleceu em 2 de junho de 2012, em Tóquio, Japão, e deixou um legado tão robusto quanto suas contribuições em vida!

Hoje, certamente figura entre os principais gurus da qualidade, influenciando significativamente a gestão da qualidade e empresas em todo o planeta. Sua obra merece ser lembrada e estudada, pois é, certamente, uma fonte de insights de melhoria e conhecimentos sobre a nossa querida gestão da qualidade!

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