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O que é Diagrama de Tartaruga?

tartaruga

A Gestão da Qualidade está diretamente relacionada à Gestão por Processos nas organizações, pois para que haja a qualidade, é necessário que os processos fluam de forma efetiva como um todo, para o bom funcionamento da empresa.

Uma Gestão por Processos eficaz impacta diretamente na qualidade dos produtos ou serviços ofertados pela empresa, garantindo assim a estabilidade do processo total.

Além disso, uma estruturação por processos eficaz é importante porque proporciona para a empresa diversos benefícios, como por exemplo, uma visão mais clara da empresa como um todo, contemplando os seus fornecedores, clientes, recursos e o custo de toda esta estrutura.

Outra vantagem da Gestão por Processos é a possibilidade de estabelecer processos e atividades bem claras, o que tem impacto direto na comunicação interna da empresa, pois define de forma muito específica as responsabilidades de cada integrante da empresa e qual o fluxo
das ações que formam este processo.

Uma empresa que adota a Gestão por Processos consegue enxergar suas atividades de maneira clara e concisa, através de fluxogramas, que consistem na representação gráfica de todas as atividades que compõem o processo produtivo, seja do produto ou serviço oferecido.

Agora que já conhecemos a importância da Gestão por Processos e sua correlação com a Gestão da Qualidade, vamos abordar uma ferramenta conhecida como Diagrama de Tartaruga.

Esta ferramenta é utilizada na análise do processo, identificando suas fases e seus elementos.

O Diagrama de Tartaruga descreve o processo e suas atividades principais,
possibilitando a construção de um fluxograma do processo. Este fluxograma apresenta os caminhos do processo, como ele pode ser realizado, quais os métodos, técnicas, materiais, equipamentos, ferramentas e competências necessárias para a realização do processo, além dos indicadores de desempenho, entradas e saídas.

O Diagrama de Tartaruga deve ser aplicado em todos os macroprocessos que influenciam na gestão da qualidade, como demonstra a figura a seguir.

diagrama tartaruga
Este diagrama é iniciado pela identificação do processo, suas entradas e suas saídas. Em seguida, são detalhadas as informações sobre os requisitos de saída, visando identificar as necessidades e desejos do cliente, que são as chaves para o entendimento da importância e do impacto do processo para a entrega do produto ou serviço oferecido.

O segundo ponto a ser listado são as entradas do processo, ou seja, os insumos necessários para a produção do produto ou entrega do serviço oferecido pela empresa. Neste  ponto, é importante responder às seguintes perguntas: O que o cliente quer? Quais as solicitações do cliente? Quais as especificações regulamentares? O terceiro ponto a ser listado são as saídas do processo, ou seja, o produto ou serviço que será entregue ao cliente.

Neste ponto é importante responder às seguintes perguntas: O que
o cliente quer receber? Quais as especificações do produto?

O quarto ponto a ser listado são os recursos, ou seja, o que é necessário para o processo de transformação que gera o produto ou serviço entregue ao cliente. Neste ponto, é importante responder às seguintes perguntas: Quais as instalações, equipamentos e os materiais necessários para o processo produtivo?

O quinto ponto a ser listado é como o processo será organizado, ou seja, qual o método utilizado e quais os documentos norteadores do processo produtivo. Neste ponto, é importante responder às seguintes perguntas: Como os produtos são realizados? Quais os subprocessos, sequências e procedimentos adotados?

O sexto ponto a ser listado é quem, ou quais os recursos humanos necessários ao processo produtivo, e quais as competências, habilidades e treinamentos que serão oferecidos aos profissionais. Neste ponto, é importante responder às seguintes perguntas: Quem aplica os recursos? Quem é o dono ou responsável pelo processo e qual será o pessoal envolvido?

O sétimo ponto a ser listado são os resultados e indicadores de performance, ou seja, as metas de desempenho e performance do processo produtivo. Neste ponto, é importante responder às seguintes perguntas: Como é realizada a análise da eficiência do processo? Quais
as metas de desempenho?

Agora que conhecemos um pouco da teoria, vamos ver como esta ferramenta pode ser aplicada na prática?

Exemplo diagrama tartaruga

Sendo assim, esta ferramenta favorece a visão do cliente e fornecedor, das respectivas entradas e saídas para cada macroprocesso. Além disso, esta ferramenta informa a sequência das atividades, recursos e competências envolvidos, tal como os responsáveis pela execução, critérios de medição e processos de apoio.

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REFERÊNCIAS
ALBERTIN, Marcos. Planejamento avançado de qualidade: sistemas de gestão, técnicas e
ferramentas. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2018.

1 Comment

  1. Guido Paula

    Olá Gabriela. Somente como contribuição, esta abordagem do “diagrama da tartaruga” foi desenvolvida para o segmento automotivo pelo IATF (International Automotive Task Force) quando da edição da ISO/TS 16949:2002, utilizada nas auditorias de certificação desta especificação técnica automotiva.
    Por ser uma ferramenta de abordagem prática e completa, outros segmentos também a adotaram.
    Não posso afirmar se foi a Interaction Plexus, Omex ou AIAG, ou todos eles juntos, a entidade que desenvolveu esta metodologia.
    Muito bom artigo. Parabéns e sucesso!!!

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