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Desdobramento da Função Qualidade (QFD): a Casa da Qualidade! 🏠

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Desdobramento da Função Qualidade (QFD): a Casa da Qualidade! 🏠

O Desdobramento da Função Qualidade é a solução para diversos problemas que enfrentamos diariamente na Gestão da Qualidade. Mesmo que ele não seja, digamos, tão “popular” aqui em terras tupiniquins.

Sabe, por exemplo, quando criamos um produto tecnicamente excelente, algo realmente incrível, mas que não era exatamente o que o cliente queria. Então, os estoques da mega-super-ultra solução genial acabam encalhados.

Ou o contrário, compreendemos exatamente o que o cliente quer. Projetamos um produto que o atenda corretamente. Sabemos que ele seria um sucesso. Entretanto, os requisitos se perdem no meio da produção e não conseguimos processos que o executem corretamente. E esses são apenas alguns problemas, ainda poderíamos citar:

  • o retrabalho com não conformidade nas entregas;
  • dificuldades em inovar e agradar o cliente ao mesmo tempo;
  • perda de tempo ao desenvolver processos;
  • etc, etc, etc…

Essas são dificuldades comuns do nosso dia a dia, mas até o final deste texto vamos descobrir como eliminá-las. Afinal, o Desdobramento da Função Qualidade (QFD) nasceu exatamente para suprir essas deficiências. Então, bora lá? 🤘🏻😁

O que é Desdobramento da Função Qualidade?

O Desdobramento da Função Qualidade é uma metodologia que ajuda as empresas a traduzir as necessidades e expectativas do cliente em requisitos técnicos fabricáveis. Assim, em outras palavras, ela ajuda a coletar o que o cliente quer e deseja e, depois, organizar os processos em torno disso.

A metodologia surgiu na indústria automotiva japonesa, nos anos 80, e trouxe grandes evoluções para a engenharia de processos. Por meio dela, as empresas conseguem satisfazer melhor seus clientes, assim como reduzir retrabalho e erros diversos. Por isso, ela vem sendo amplamente utilizada e conquistando cada vez mais espaço.

Vale citar que “Desdobramento da Função Qualidade” é a tradução para o termo Quality Function Deployment. Por esse motivo, muitos profissionais conhecem o método apenas por QFD, ou seja, o acrônimo do termo original em inglês. (Inclusive, vou usar essa sigla no texto, tudo bem?)

Como funciona o Desdobramento da Função Qualidade (QFD)?

O QFD possibilita a criação de um processo estruturado de tradução do que o cliente quer em processos produtivos que atendam a essas demandas. Assim, a metodologia vai pegar as necessidades e expectativas do cliente e as transformar em requisitos técnicos e de processo.

O cerne dessa técnica está na construção da Casa da Qualidade, uma estrutura de desenho de processos que traduz as especificações técnicas em ações. Ela guia o desenvolvimento de processos, garantindo, assim, que tudo o que a empresa faz esteja conectado ao valor para o cliente.

A Casa da Qualidade é um tanto complexa, mas podemos simplificá-la em 6 quadrantes:

  • Necessidades e expectativas do cliente (requisitos);
  • Priorização dos requisitos de acordo com a importância para o cliente;
  • Relações entre requisitos e processos (Matriz de Relações);
  • Especificações do processo ou projeto;
  • Avaliação técnica de quanto esforço será necessário para cada requisito (estimativa);
  • Análise da concorrência (avaliação competitiva).

Estes aspectos recebem o nome de Casa da Qualidade por causa de sua organização visual lógica, que se assemelha à uma casa. A organização dos cruzamentos entre algumas informações é feita por meio de “triângulos”, o que remete ao aspecto dos telhados de uma residência. De forma simplificada, o diagrama seria mais ou menos assim:

Representação gráfica do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) na Casa da Qualidade - 8Quali
Representação gráfica do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) na Casa da Qualidade

As 4 matrizes da Casa da Qualidade e do QFD

Dentro do esquema geral do Desdobramento da Função Qualidade, utilizamos ainda 4 matrizes específicas. Elas ajudam a fazer relações entre os aspectos levantados e, assim, facilitam a criação de processos. Assim, o QFD ajuda a desdobrar os requisitos em ações, criando um encadeamento lógico.

Além disso, com a correta utilização das 4 matrizes, conseguimos criar um processo sistêmico e unificado. Ou seja, um esquema de produção que conecta a voz do cliente ao chão de fábrica e todas as suas etapas. Bora compreender melhor cada matriz:

  • Matriz QFD 1: apresenta as necessidades e expectativas do cliente, assim como sua priorização geral e como podemos atender aos seus desejos. Aqui, estabelecemos os Requisitos do Cliente;
  • Matriz QFD 2: traduz as necessidades e expectativas do cliente em especificações técnicas, transformando as informações em soluções possíveis. Nesta etapa, definimos as Especificações Técnicas do Produto;
  • Matriz QFD 3: transforma as especificações técnicas em componentes específicos que comporão o produto e irão assegurar a qualidade final, bem como o atendimento aos requisitos do cliente;
  • Matriz QFD 4: relaciona os processos produtivos a todos os aspectos anteriores. Aqui, definem-se métodos de produção, equipamentos, máquinas, procedimentos e dispositivos de controle da Qualidade.

De maneira geral, podemos dizer que na matriz 1 trabalhamos o porquê de um processo existir, apresentando as dificuldades que ele pode resolver. Já nas matrizes 2 e 3, definimos o quê faremos e quais recursos precisamos. Por fim, na 4ª matriz (e etapa) definimos como produziremos, desenhando processos.

Além disso, de certa forma, também podemos encarar cada matriz como uma etapa do Desdobramento da Função Qualidade. Entretanto, como todas elas estão interligadas, é impossível encará-las isoladamente.

Benefícios do QFD

O benefício mais evidente do Desdobramento da Função Qualidade é, certamente, o foco total no cliente! Ele garante que todos os processos produtivos sejam guiados nas necessidades e expectativas levantadas. Isso elimina achismos e palpites, aumentando a visão sistêmica e melhorando a qualidade final.

Outro benefício interessante é que as empresas que utilizam o QFD, geralmente, possuem uma ótima comunicação interdepartamental e também um excelente fluxo processual. Dessa forma, conseguimos eliminar diversos erros comuns e retrabalho, aumentando muito a produtividade. Isso tudo, somado à melhoria contínua, tem como resultado final um lead time cada vez menor.

Por fim, cada esforço de nossas organizações é melhor percebido pelo cliente. Ele sente que o produto realmente atende suas necessidades, uma vez que TODA a cadeia produtiva foi pensada e projetada para ele.

8Quali: transformando requisitos em resultados!

Por mais incrível que o QFD possa ser, ele só gera impacto quando é aplicado de forma prática e integrada ao dia a dia da gestão. Afinal, imagine gerenciar todas essas informações em diversos repositórios, planilhas esparsas e controles manuais… o risco de perda de dados, de desalinhamento entre áreas e de decisões baseadas em informações incompletas é enorme.

Mas calma, o 8Quali, ajuda você a desdobrar as necessidades do cliente em processos claros, indicadores bem definidos e controles automatizados. Assim, cada área da sua empresa fala a mesma língua: a qualidade que o cliente espera! Então, chega de perder tempo com planilhas complexas. Clique abaixo para centralizar sua Qualidade e leve sua gestão a outro nível, bora?

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A Qualidade sem Telefone Sem Fio 📞

Quando brincamos de Telefone Sem Fio, a informação inicial vai passando de pessoa em pessoa em uma fila. No final, a frase “O cliente pediu um carro azul metálico” se transforma em “O vidente sorriu no jarro sul eólico”. Então, a gente dá risada e surge um momento de descontração. E está tudo bem… quando é apenas uma brincadeira.

O problema é que é exatamente isso que acontece em nossos processos. A informação vai se perdendo ao longo da fila (linha de produção) e no final, então, o produto que era azul metálico vira amarelo apático. Ou seja: não conformidade, retrabalho e, o pior, insatisfação do cliente.

O Desdobramento da Função Qualidade (QFD) serve justamente para evitarmos isso. Ele cria uma linha direta entre o cliente e os processos, entre o planejamento e as necessidades. Assim, tudo que vamos encontrar no final do túnel é a frase que planejamos lá no começo, bem iluminada e clara. E isso, minha gente, é Qualidade no mais último grau! 🤘🏻😁

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