Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

Você sabe o que é Histograma?

06.06-750x400
Artigos, Ferramentas da Qualidade

Você sabe o que é Histograma?

Considerado uma das 7 Ferramentas da Qualidade, o Histograma, também conhecido como Gráfico de Distribuição de Frequências, é uma representação gráfica para a distribuição de dados quantitativos de acordo com a frequência em que ocorrem.

O Histograma foi utilizado pela primeira vez em 1883 pelo advogado e estudioso em estatística francês André-Michel Guerry, onde ele descreveu sua análise estatística sobre o histórico de crimes ocorridos em Paris. A palavra histograma teria surgido do termo inglês “historical diagram”.

Já em 1895, o matemático britânico Karl Pearson introduziu a palavra em suas palestras sobre estatística como um termo para uma forma comum de representação gráfica. Isto é, colunas que marcam como áreas a frequência correspondente à extensão da sua base.

Coleta e tratamento dos dados

Esses dados numéricos são coletados no decorrer do tempo, um turno de trabalho por exemplo, e podem ser variáveis qualitativas, como: gramatura, largura, comprimento, temperatura, entre outras grandezas.

O gráfico do Histograma pode apresentar diferentes formatos, conforme a frequência em que esses dados aparecem em cada classe:

 1a Histograma simétrico, normal ou em forma de sino: o valor médio do Histograma apresenta-se centralizado enquanto as variações vão diminuindo de maneira simétrica em direção às extremidades. Isso significa que o processo está padronizado, os resultados são estáveis. Este é o formado encontrado com maior frequência.
  Histograma assimétrico: pode ser positivo (à esquerda) ou negativo (à direita). Geralmente ocorre quando os dados são tolerados até o limite inferior (positivo) ou inferior (negativo), não podendo ultrapassá-lo. O pico fica concentrado em um dos lados enquanto os dados fora do padrão decrescem para o lado oposto.
  Histograma com dois picos: a frequência é baixa próxima ao centro dos dados, com um pico de cada lado. Acontece quando são apresentadas duas coletas de diferentes dados para comparação. A análise deve ser feita individualmente, observando o desenho dos dois gráficos.
   

Histograma “platô”: geralmente significa anormalidade nos dados, decorrentes de falhas. As barras apresentam praticamente o mesmo tamanho, o que significa que as classes possuem mais ou menos a mesma frequência.

   

Histograma aleatório: significa que os dados apresentados não apresentam padrão. As barras sobem e descem sem nenhum critério.

 

Nos casos em que há especificação, traçar as linhas referentes ao limite inferior e limite superior, no Histograma, por exemplo:

  O gráfico atende às especificações.

Dica: Mantenha a situação atual.

  O gráfico atende às especificações.

Dica: A especificação é satisfeita, porém há valores que coincidem com os limites, não há margem extra. Seria ideal reduzir um pouco a variação.

  O gráfico possui valores que não atendem às especificações.

Dica: São necessárias medidas para colocar a média mais próxima do meio da especificação, ou seja, dos limites inferior e superior.

  O gráfico possui valores que não atendem às especificações.

Dica: São necessárias ações para reduzir as variações, afim de que todos os valores atendam as especificações.

  O gráfico possui valores que não atendem às especificações.

Dica: São necessárias medidas para colocar a média mais próxima do meio da especificação e ações para reduzir as variações, afim de que todos os valores atendam as especificações.

 

Entre as vantagens do Histograma estão:

  • Rapidez e simplicidade de elaboração;
  • Visualização da quantidade de itens não conforme;
  • Entender a distribuição dos dados
  • Permite distinguir a forma, o ponto central e a variação da distribuição, além de outros dados como amplitude e simetria na distribuição dos dados.

Essa ferramenta nos permite conhecer as características de um processo ou de um lote/produto, possibilitando a visualização imediata dos resultados obtidos estratificados pela frequência em que ocorrem.

Para não restar dúvidas na aplicação e você sempre ter a mão, separamos um guia passo a passo para montar o Histograma especialmente para você! Faça o download aqui:

 

Gostou desse post? Então curta nossa página e compartilhe com seus colegas da qualidade!!

Deixe também seu comentário sobre o que achou do texto, dúvida e/ou sugestões para outros post´s, pois assim você estará nos ajudando a te ajudar  😀

Com o 8Quali você automatiza seu sistema de gestão da qualidade iso 9001. Solicite uma demonstração gratuita em nosso site.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

josi carvalho

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami