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Item 10 Melhoria da ISO 9001:2015 – Interpretação

Item 10 Melhoria da ISO 90012015 - Interpretação
ISO 9001:2015

Item 10 Melhoria da ISO 9001:2015 – Interpretação

Item 10 Melhoria da ISO 9001:2015 é sem dúvidas um dos aspectos mais importantes e interessantes da norma. De forma geral, ele atua tanto de forma proativa, instigando a empresa a buscar e implementar melhorias. Quanto de forma reativa, instruindo a tratativa de não conformidades e reafirmando sua importância.

Além disso, o item 10 Melhoria também destaca a importância de uma abordagem sistemática para buscar a evolução contínua do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e não apenas de ações isoladas. Isso, consequentemente, promove melhoria na organização como um todo.

De forma geral, esse item é subdividido em 3 partes, sendo elas:

  • 10.1 Generalidades;
  • 10.2 Não conformidade e ação corretiva;
  • 10.3 Melhoria contínua.

No artigo de hoje, trataremos apenas do subitem 10.1 Generalidades, deixando 10.3 para futuros conteúdos e o item 10.2 você pode ler aqui. Assim, poderemos tratar melhor de cada aspecto da norma e criar um conteúdo mais rico para você. Então já se inscreva na nossa newsletter para não perder os próximos conteúdos 😉

    Agora, antes de falarmos da interpretação do item, vejamos sua redação na íntegra:

    10.1 Generalidades

    A organização deve determinar e selecionar oportunidades para melhoria e implementar quaisquer ações necessárias para atender a requisitos, do cliente e aumentar a satisfação do cliente.

    Essas devem incluir:

    a) melhorar produtos e serviços para atender a requisitos assim como para abordar futuras necessidades e expectativas;

    b) corrigir, prevenir ou reduzir efeitos indesejados;

    c) melhorar o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade.

    NOTA: Exemplos de melhoria podem incluir correção, ação corretiva, melhoria contínua, mudanças revolucionárias, inovação e reorganização.

    (ISO 9001:2015)

    Diretrizes do item 10 Melhoria da ISO 9001:2015

    De forma simplificada, em 10.1 Generalidades temos as “diretrizes maiores” do que será tratado quando o assunto é Melhoria. Assim, este trecho orienta as empresas a identificar oportunidades de melhoria, agir sobre elas e implementar soluções que aumentem a satisfação do cliente e a eficiência organizacional.

    Isso tudo envolve diversas atividades e dispositivos do SGQ, que vão desde monitorar e analisar o desempenho atual do sistema, até tentar antecipar as necessidades futuras dos clientes e as tendências do mercado. Aqui, vale dizer que as oportunidades podem ser detectadas por meio de ferramentas de gestão, assim, o uso do PDCA, da análise SWOT, do NPS e a coleta de feedbacks do cliente são vitais!

    Da mesma forma, não adianta apenas coletar insights, é preciso implementar ações que realmente alcancem as melhorias pretendidas! Elas devem ser planejadas e executadas para garantir que os requisitos sejam atendidos, assim como que haja um impacto positivo na satisfação do cliente, na eficiência da empresa e nos seus processos.

    Os 3 principais aspectos da melhoria empresarial

    Como foco dos esforços organizacionais, o item 10 Melhoria da ISO 9001:2015 apresenta 3 aspectos fundamentais. Atentando-se a eles, as empresas conseguirão ter um sistema que trata as melhorias e problemas de forma mais abrangente e completa, agindo de forma proativa e também reativa. Vejamos cada um destes aspectos:

    • Melhorando produtos e serviços (10.1, a): este requisito reforça a importância de nos adaptarmos às necessidades e expectativas (4.2) atuais e futuras de nossos clientes. Isso não só ajuda a garantir que nossos produtos e serviços estejam alinhados com as necessidades do mercado, mas também a antecipar e tratar problemas relacionados à demanda do que comercializamos, levando a inovação e até mesmo ao surgimento de novas soluções para nossos clientes e partes interessadas;
    • Corrigindo, prevenindo e reduzindo efeitos indesejados (10.1, b): aqui, a ISO 9001:2015 apresenta a necessidade de resolvermos problemas existentes, prevenirmos falhas potenciais ou mitigar possíveis efeitos indesejados, ou seja, qualquer resultado ou consequência negativa, não planejada ou não desejada pela empresa. Assim, podemos atuar de forma sistêmica tanto para resolver ocorrências como para antecipar impactos negativos para nossos clientes e empresas;
    • Aperfeiçoando o desempenho e a eficácia do SGQ (10.1, c): as melhorias nem sempre estarão relacionadas a um problema ou impacto negativo. Muitas vezes, um bom processo pode ser melhorado apenas para performar ainda melhor. Assim, precisamos nos atentar também a garantir que os processos internos sejam otimizados e que nosso SGQ alcance resultados de forma mais eficaz e eficiente.

    O item 10 Melhoria da ISO 9001:2015 ajuda sua empresa a crescer!

    Trabalhar melhoria é fundamental para o crescimento contínuo e sustentável de qualquer empresa. Por isso, a ISO 9001 propõe uma abordagem sistemática para identificar e explorar oportunidades de melhoria em todos os aspectos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

    Ao focar na melhoria de produtos e serviços para atender tanto aos requisitos do cliente quanto às suas expectativas futuras, sua empresa pode se antecipar às demandas do mercado, criando um diferencial competitivo. Além disso, a norma enfatiza também a importância de corrigir problemas existentes e prevenir ocorrências de falhas, o que contribui diretamente para a redução de desperdícios e o aumento da eficiência operacional. Isso, por sua vez, otimiza os processos internos, aumentando a eficácia do SGQ e, consequentemente, o desempenho geral da organização!

    Todos esses aspectos, juntos, atuam para adotar e promover uma verdadeira cultura de melhoria contínua. Isso faz com que sua empresa esteja mais preparada para se adaptar a mudanças, inovar e integrar novas tecnologias ou métodos de trabalho. Assim, conseguimos promover avanços incrementais e até mesmo transformações significativas em nossos processos, produtos e serviços. Não é só uma questão de resolver problemas, mas de adotar uma nova forma de evoluir! 

    Em resumo, isso significa que o item 10 Melhoria da ISO 9001:2015 ajuda a desenvolver a capacidade de identificar rapidamente áreas que necessitam de ajustes ou inovações e implementar as soluções apropriadas no momento certo! Isso permite que nossas empresas não só resolvam problemas, mas também se posicionem de maneira proativa diante das oportunidades de crescimento!

    Superando os desafios da melhoria contínua

    Sabemos que identificar e implementar melhorias é vital para o alcance de resultados e até mesmo para a sobrevivência de nossas empresas. Porém, fazer isso em meio às demandas do dia a dia não é nada fácil! Principalmente se você não contar com as ferramentas certas!

    Porém, clientes 8Quali estão um passo à frente nesta jornada. Nosso software facilita a implementação de melhorias contínuas ao centralizar e monitorar ações corretivas e preventivas. Ele permite identificar rapidamente não conformidades e problemas, além de fornecer relatórios e indicadores em tempo real para detectar oportunidades de melhoria. Assim, o 8Quali não só ajuda na antecipação de falhas e na otimização de processos, como acaba melhorando a qualidade de produtos e serviços.

    Isso sem contar que nosso software para gestão da qualidade também integra a comunicação entre equipes, promovendo uma abordagem colaborativa e baseada em fatos e dados, o que fortalece a cultura de melhoria contínua e incentiva o desempenho organizacional! Então, pare de perder tempo e comece a transformar seus processos da qualidade agora mesmo com o 8Quali. Clique no botão abaixo para entrar em contato com a gente:

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    Interpretação Completa da ISO 9001:2015 (todos os requisitos)

    Nós criamos um artigo completo de interpretação da norma. Este conteúdo reúne TODOS os artigos que já escrevemos e traz TODOS os itens comentados. Desde o 4 Contexto da Organização até o 10 Melhoria.

    Dessa forma, o artigo pode ser extremamente útil para você aprender mais ou trinar sua equipe. Então já salva o link para consultar sempre que preciso. 😉 Acesse:

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