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O que é o Planejamento Estratégico e como fazer?

Tabuleiro Xadrez

Não é segredo que as organizações têm buscado cada vez mais a competitividade e que
o planejamento estratégico se tornou um tema muito comum nas empresas. Mas afinal, o que é
o planejamento estratégico? Como surgiu? Como aplicá-lo nas empresas?

Vamos começar com o conceito e com a origem de estratégia. O conceito de estratégia
tem origem militar e está relacionado em sua maior parte à guerra. Para uns, a estratégia é a
arte de planejar e colocar o plano em ação, com o objetivo de alcançar uma posição potencial
e favorável em relação ao oponente. Para outros, a estratégia é o meio pelo qual se conquista
o poder, e com esse poder, seria possível conseguir tudo.

Sendo assim, a estratégia pode ser entendida como a análise da situação presente e a sua
mudança quando necessário, voltando-se para a vantagem competitiva.

Agora que já entendemos o que é a estratégia, podemos dizer que o planejamento
estratégico é a operacionalização da estratégia, através de um conjunto de atividades
sistematizadas que buscam melhorar as estruturas, o processo e a cultura organizacional.

Agora que sabemos todos os conceitos, como podemos aplicar estes conceitos na prática
e tornar o planejamento estratégico real na organização?
Podemos operacionalizar o planejamento estratégico em 04 (quatro) fases.
Vamos conhecê-las e ver como elas podem ser aplicadas?

1. Construir uma identidade organizacional

A definição da identidade organizacional está voltada para três aspectos muitos
importantes, que são a missão, a visão e os valores organizacionais.

Primordialmente, é necessário que a organização saiba muito bem que ela é e onde ela
quer chegar, sendo estas as diretrizes organizacionais, formadas pela missão, visão e valores da
empresa.

A missão da empresa consiste na razão de ser da empresa, o porquê ela existe e como
isso influencia nos clientes e no mercado, e pode ser compreendida como a personalidade da
empresa e sua razão de ser.

A visão da empresa pode ser compreendida como onde a empresa quer chegar. Este
ponto é importante porque irá direcionar a definição dos objetivos organizacionais.

Os valores podem ser entendidos como as diretrizes básicas da empresa, ou seja, o que
norteia e motiva as ações organizacionais.

É importante destacar que a missão, visão e valores de uma empresa precisam ser
definidas de forma clara, para que possa ser entendida por todos, tanto colaboradores, quanto
parceiros, fornecedores, investidores e consumidores.

2. Realizar um diagnóstico estratégico

O diagnóstico estratégico é a primeira fase do planejamento estratégico, a qual verifica
a real situação da organização quanto aos seus aspectos internos e externos. É no diagnóstico
estratégico que temos uma visão completa do ambiente, tal como as forças, fraquezas,
oportunidades e ameaças presentes.

O diagnóstico estratégico também identifica qual o impacto de questões políticas,
demográficas, sociais e econômicas no negócio, além do perfil da clientela, dos concorrentes e dos fornecedores.

No ambiente externo, é possível identificar quais as oportunidades e as ameaças que
atingem a organização, e como as oportunidades podem ser aproveitadas a favor da empresa e
como é possível minimizar ou diminuir os impactos das ameaças no negócio.

No ambiente externo também existem variáveis que impactam o desempenho da
empresa e devem ser considerados, como os fatores demográficos, econômicos, socioculturais,
políticos, tecnológicos e ecológicos.
Uma das ferramentas muito comuns para a realização do diagnóstico estratégico é a
Matriz SWOT ou FOFA.

3. Formular objetivos e estratégias

Após identificar as variáveis que influenciam o ambiente, é importante definir os
objetivos organizacionais. Os objetivos são o alvo ou o ponto específico onde se deve chegar,
além disso, definem o prazo e os responsáveis por cada ação idealizada.

É importante destacar que os objetivos devem expressar de forma clara o que se pretende
alcançar, quais as transformações se pretendem alcançar e acima de tudo, qual o prazo para a
realização deste objetivo.

Entretanto, os objetivos por si só não significam mudanças. É imprescindível que haja
ações específicas e muito bem definidas para o alcance destes objetivos, formando um plano de ação bem formulado e conciso, com metas claras e possíveis de alcançar.

4. Escolher a Ferramenta de Análise e Estratégia

Após os três passos anteriores, a organização irá escolher qual a ferramenta que melhor
se adapta a sua necessidade.

Como ferramentas estratégicas, podemos citar o Modelo das
Cinco Forças de Porter, Matriz de Ansoff, Matriz BCG e a Matriz SWOT.

A Matriz das Cinco Forças de Porter analisa as cinco principais forças competitivas, que
envolvem a rivalidade entre os concorrentes, o poder de negociação dos fornecedores, o poder
de negociação dos clientes, a ameaça da entrada de novos concorrentes no mercado e o
aparecimento de produtos ou serviços substitutos.

Essa ferramenta considera que a organização está sujeita à diversos tipos de pressões, e
estas pressões representam constantes ameaças para a empresa, sendo necessária a criação de
estratégias que tornem a organização mais competitiva.

A Matriz Ansoff tem o foco na compreensão e no desenvolvimento dos objetivos de
marketing, atuando na determinação de oportunidades de crescimento das unidades de negócio,
considerando os mercados e quais os produtos que a organização oferece, criando estratégias
de penetração de mercado, desenvolvimento de mercados, desenvolvimento de produtos e
diversificação.

Outra ferramenta que pode ser utilizada é a Matriz BCG, que é utilizada para administrar
o portfólio de produtos da organização, além de estar relacionada com os investimentos em
novos negócios e produtos.

Além disso, a Matriz SWOT possibilita o cruzamento das informações, utilizando as forças para minimizar as estratégias e as oportunidades para minimizar as ameaças.

Após a análise, é importante que a empresa realize um planejamento para melhorar as
fraquezas e minimizar as ameaças, tal como utilizar as forças a seu favor e aproveitar as
oportunidades.

Neste planejamento também é possível identificar quais os produtos e processos são
mais importantes na empresa, e quais geram maiores problemas, como por exemplo, altos
custos de produção e entrega, maior demanda, dentre outros aspectos.

O objetivo deste planejamento é construir um mapa completo da empresa e conhecê-la como um todo, para assim
poder tomar decisões com maior assertividade.


É possível perceber que o planejamento estratégico não é algo complexo de ser
executado, mas exige da organização total comprometimento de todos, assim como uma
comunicação muito clara dos objetivos e do processo como um todo, e atenção aos ambiente,
para que cada ponto seja executado de maneira satisfatória.

Além disso, a Matriz SWOT possibilita o cruzamento das informações, utilizando as
forças para minimizar as estratégias e as oportunidades para minimizar as ameaças.


Após a análise, é importante que a empresa realize um planejamento para melhorar as
fraquezas e minimizar as ameaças, tal como utilizar as forças a seu favor e aproveitar as
oportunidades.


Neste planejamento também é possível identificar quais os produtos e processos são
mais importantes na empresa, e quais geram maiores problemas, como por exemplo, altos
custos de produção e entrega, maior demanda, dentre outros aspectos. O objetivo deste
planejamento é construir um mapa completo da empresa e conhecê-la como um todo, para assim
poder tomar decisões com maior assertividade.


É possível perceber que o planejamento estratégico não é algo complexo de ser
executado, mas exige da organização total comprometimento de todos, assim como uma
comunicação muito clara dos objetivos e do processo como um todo, e atenção aos ambiente,
para que cada ponto seja executado de maneira satisfatória.

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