Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

Como funciona o processo de certificação DICQ?

certificdicq-750x400
Artigos, certificação DICQ

Como funciona o processo de certificação DICQ?

Você já sabe o que é a norma DICQ-SBAC e porque é necessário que um laboratório de análises clínicas conquiste a certificação através desse Sistema Nacional de Acreditação. Agora, é importante saber como funciona o processo de certificação DICQ.

O primeiro passo é analisar se o laboratório está em conformidade com as normas nacionais e internacionais de qualidade do DICQ. O Sistema Nacional de Acreditação DICQ faz a análise do Manual de Qualidade e verifica se os laboratórios avaliados estão cumprindo todos os seus requisitos.

Depois disso, se o laboratório for aprovado, o DICQ entra em contato com o seu representante para informar a data DICQ da Auditoria Inicial, de acordo com a disponibilidade do laboratório. Só então o DICQ envia seus auditores da Comissão de Inspeção para elaborar um relatório dessa auditoria, que será avaliada pelo Sistema Nacional de Acreditação.

Após a avaliação deste relatório, o laboratório clínico analisado recebe o Certificado de Credenciamento ou Acreditação do Sistema de Qualidade, com validade de 3 anos, sendo reavaliado a cada ano.

 

Como deve ser o preparo do laboratório para essa certificação?

 

A Certificação do Sistema de Qualidade para Laboratórios Clínicos pode ser solicitada por qualquer laboratório, público ou particular, de forma voluntária.

Para iniciar o processo de Certificação, além do preenchimento do Formulário de Solicitação de Acreditação e da Ficha de Inscrição, é necessário que o laboratório possua os documentos que comprovem seus processos de gestão de qualidade, estrutura organizacional e identidade jurídica. São eles:

  • Manual de Qualidade;
  • Contrato com o patrocinador do Programa de Controle Externo da Qualidade;
  • Certificado Anual do Programa de Controle Externo da Qualidade;
  • Última avaliação mensal do Programa de Controle Externo da Qualidade;
  • Cópia do contrato social do Laboratório Clínico;
  • Curriculum Vitae do Responsável Técnico e do Diretor do Laboratório;
  • Relação dos Equipamentos do Laboratório;
  • Relação dos Exames próprios das diferentes especialidades/serviços;
  • Relação dos Exames terceirizados das diferentes especialidades/serviços;
  • Processos de Melhoria Contínua;
  • Listas, planos e tabelas de controle de documentos.

 

DICQApós organizar os documentos citados, é preciso anexá-los ao Formulário de Solicitação de Acreditação e à Ficha de Inscrição. Depois, todos os documentos devem ser encaminhados ao DICQ, juntamente aos comprovantes de pagamento das taxas referentes aos processos. Durante esse processo, o DICQ pode solicitar melhorias ou ajustes no Manual de Qualidade do laboratório.

 

Como é feito o processo de auditoria?

 

Depois de entregue os documentos de inscrição necessários para que o laboratório conquiste a certificação e as documentações comprobatórias em relação à organização, estrutura física, equipamentos, processos, segurança no trabalho, descartes de material biológico e melhorias do Sistema de Gestão da Qualidade, o DICQ fará a análise de todo o material.

O DICQ poderá aceitar a solicitação neste primeiro momento ou indicar melhorias no sistema para que o laboratório se prepare melhor até que seja marcada uma segunda avaliação da solicitação e, assim, poder assinar o contrato entre o laboratório e o DICQ.

Após a documentação ser analisada, são marcadas as auditorias para que o DICQ possa acompanhar os processos do laboratório, avaliar a infraestrutura e equipamentos, conferindo se está tudo em conformidade. Durante essas auditorias, será emitido um relatório que será anexado a solicitação de acreditação.

Ao final do processo, se o laboratório receber uma avaliação positiva, é encaminhado um ofício junto ao Certificado de Acreditação e o Escopo de Acreditação emitidos pelo DICQ, além do símbolo de Acreditação e sua autorização de uso.

DICQO selo de Acreditação tem validade de 3 anos, mas pode ser revogado caso as auditorias identifiquem não conformidades na gestão da qualidade. Por isso, é importante manter a melhora contínua dos processos do seu laboratório.

 

Um laboratório que tem o controle e mantém todas as suas atividades e processos em conformidade, apresenta um Sistema de Gestão de Qualidade muito mais eficaz e bem estruturado, mostrando à sociedade que os serviços prestados seguem normas reconhecidas nacional e internacionalmente, evidenciando sua preocupação com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

 

Converse com um especialista da 8Quali.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

 

angelica

 

Gostou desse post? Então curta nossa página e compartilhe com seus colegas da qualidade!!

Deixe também seu comentário sobre o que achou do texto, dúvida e/ou sugestões para outros post´s, pois assim você estará nos ajudando a te ajudar  😀

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami